Image
O que faz com que a sua carga seja considerada boa por um motorista?

O que faz com que a sua carga seja considerada boa por um motorista?

Quantas vezes você já se perguntou “o que fazer para minha carga ser mais atrativa para motoristas autônomos próximos da minha empresa?” Será que só os valores influenciam na tomada de decisão ou existem outros fatores? Me acompanhe neste artigo que falarei mais sobre este assunto.

Algumas pessoas pensam que fornecer uma carga boa para os motoristas parece uma tarefa simples. Como muitas vezes já consideram o seu preço o melhor. Mas entender o lado do motorista não é fácil e saber quais expectativas suprir é sem dúvida a mais difícil. Veja alguns pontos para se atentar e entender o quanto seu frete está atrativo para os motoristas.

Rota

Caminhoneiros autônomos procuram o destino que mais os agradam. Não aceitam qualquer rota de imediato e procuram as que possam levar a um destino conhecido. Consideram também rotas que encontrariam uma carga de retorno mais fácil. Por isso, é importante fazer uma pesquisa na região em que sua empresa vai atuar. Assim você saberá quais rotas interessam mais esses autônomos. Essa pesquisa pode ser feita até mesmo por conversas com autônomos que sua empresa tenha contato.

A quantidade de entregas de uma carga também é um dos fatores que pode desmotivar muitos autônomos. Caso as rotas não batam com as expectativas de destino e o custo fique mais alto, sem que haja uma compensação de preço do frete, os motoristas acabam considerando a oferta ruim.

Caso suas ofertas de carga não estejam nas rotas preferidas, não se preocupe. Existem outros fatores que podem influenciar no interesse por elas.

Produto transportado

Sim, esse é um fator que varia muito para cada caminhoneiro. O produto transportado afeta diretamente na preferência dos motoristas: enquanto uns vão preferir carregar grãos, outros podem optar por carvão. Além disso, alguns tipos de carga são específicos e exigem determinado curso, seguro, tipo de veículo e acessórios. O que pode afastar alguns motoristas menos qualificados.  

Quanto maior as exigências para o transporte, certamente menor a demanda de profissionais para contratar. Por isso, mais uma vez, procure pesquisar quantos autônomos existem na região que deseja atuar. E se essa realidade se aplica a sua empresa, é importante verificar o perfil desses motoristas antes de contratar. Dessa forma, saberá se estão realmente aptos a carregar seu produto.

Peso da Carga

O peso da carga influencia na tomada de decisão dos motoristas, já que levar uma carga mais leve pode reduzir o custo do diesel e aumentar o lucro do autônomo, dependendo do valor ofertado.

Forma de Pagamento

Diversas empresas que começam a contratar autônomos encontram certa dificuldade em saber qual a forma legal de pagar os fretes para estes motoristas. Fique ligado! Carta Frete é ilegal e afasta muitos motoristas da sua carga. Utilize os Meios de Pagamentos Homologados ou faça os pagamentos dos seus fretes em Depósito Bancário na conta do motorista que vai transportar.

Outro ponto que pode ajudar bastante é oferecer um bom adiantamento. Os autônomos se sentem mais confortáveis sabendo que o valor a ser recebido vai suprir as necessidades durante a viagem. Baseado nas cargas que temos lançadas no TruckPad e nas conversas que já tivemos com motoristas, uma média considerada boa para ofertar como adiantamento está entre 70% e 80% do valor do frete.

Valor do frete

Por último, mas com certeza o mais importante, é o valor do frete. Sabemos que as empresas querem fazer um plano de frete vantajoso e lucrativo, mas se a sua oferta de frete não for justa você vai acabar perdendo motoristas interessados. Como saber se o frete é justo? Um bom começo é considerar todas as exigências que sua carga pede para ser transportada, avaliar os pontos que apresentamos acima e se perguntar: eu estou pagando um valor que vale a pena para o caminhoneiro?

Também é importante ter uma negociação franca com os autônomos, na qual sejam expostas todas as exigências de ambas as partes. Este tipo de postura faz com que até mesmo os motoristas que ainda não estão aptos para levar suas cargas se interessem em regularizar as exigências para transportar para sua empresa.

Você transportador sempre tem todo cuidado em calcular suas rotas e ofertar o frete que te traga um retorno financeiro agradável, certo? Então leve sempre em consideração que o autônomo pensa da mesma forma.

Por isso, o maior cuidado de todos é sempre manter a integridade e uma boa relação com os motoristas que te ajudam a transportar. Acima, eu dei algumas dicas do que faz uma carga ser considerada boa para ofertar, mas nem sempre vamos ter todos esses requisitos à oferecer, então faça do motorista um idealizador dos seus projetos e seja sempre honesto com os problemas ou taxas que sua carga exigir.

Agora que você entendeu a relação do motorista com a carga, cadastre-se no TruckPad, a maior plataforma de gestão de contratação do Brasil.