Image
Amarração de cargas: dicas para viajar com segurança

Amarração de cargas: dicas para viajar com segurança

A segurança não se relaciona apenas com a estrada ou com seguir as normas de velocidade e ultrapassagem… Existem várias medidas que a empresa e o motorista podem colocar em prática para que tudo dê certo. É fundamental, por exemplo, amarrar a carga com cuidado, usando o material correto, além de seguir todas as orientações técnicas do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran.

Vale destacar que a amarração de cargas no Brasil recebeu novas orientações recentemente. A Resolução 552/2015, criada pelo Contran, entrou em vigor para todos os veículos fabricados a partir do dia 1º de janeiro de 2017. Em contrapartida, os carros que já estão em circulação terão um prazo diferente: eles deverão ser adaptados às novas mudanças até o dia 1º de janeiro de 2018.

Use o material adequado para amarração de cargas

É fundamental que a carga seja amarrada com o material adequado para que seja feito o transporte. A nova Resolução afirma que o produto que será transportado não deverá ser amarrado com cordas e sim com cintas, correntes ou cabos de aço.

Nos três casos, é essencial que os materiais estejam em bom estado de conservação para serem usados. Fique atento, se apresentarem perfurações, desfiamentos, deformações, amassados ou corrosão, não faça uso deles.

Na hora de comprar os equipamentos para amarrar carga, não se esqueça de verificar se eles têm uma identificação permanente e visível com as seguintes informações:

  • Nome do fabricante;
  • Carga máxima de trabalho em tração direta;
  • Comprimento;
  • Data de fabricação;
  • Número da norma brasileira (NBR);
  • Código de rastreabilidade.

É fundamental que o material ofereça esses dados com clareza. Além disso, não deixe de exigir do fornecedor o certificado de garantia da qualidade e o de teste do lote.

Lembre-se de que a segurança é o primeiro fator para uma viagem bem sucedida. Acompanhe as dicas.

Dicas para amarração de cargas e distribuição

Faça uma amarração firme

Os equipamentos usados devem ser resistentes, e a amarração da carga precisa ser firme durante o transporte de carga. As duas questões parecem simples, mas são bastante importantes para evitar acidentes. Com elas, os produtos transportados não vão sacudir durante a viagem no veículo.

Durante as paradas, é interessante que o condutor verifique como a carga está e aperte novamente as cintas ou o material que está amarrando a carga ao veículo. Caso perceba alguma irregularidade, ele deve entrar em contato com a transportadora ou embarcador para buscar a melhor orientação.

Conheça o trajeto

Outra dica importante é que o motorista conheça bem o trajeto e seus perigos. Se for um novo caminho, vale a pena pesquisar os possíveis obstáculos do itinerário. As cargas devem ser armazenadas e amarradas com objetivo de prevenir os movimentos que ocorrem durante a viagem, como manobras evasivas, curvas e frenagens.

Distribua a mercadoria e verifique o peso da amarração de cargas

A carga deve estar bem distribuída no caminhão para não sobrecarregar nenhum lado do veículo. A distribuição correta dos produtos é bastante útil para a conservação do veículo, além de garantir mais segurança a viagem. Veja dicas para distribuir a carga da melhor maneira possível.

Comece pela traseira

A carga deve ser colocada primeiro pelo eixo traseiro para que a distribuição sobre os dois eixos seja equilibrada. Caso a carga seja indivisível, ou seja, não esteja de acordo com as dimensões do Conselho Nacional de Transporte (Contran), recomenda-se que seja transportada deitada.

Distribua o peso

É importante verificar se o peso do produto está de acordo com a capacidade do veículo. Outro ponto importante refere-se ao centro de gravidade, que deve ser o mais baixo possível. Com isso, a carga transportada terá mais estabilidade quando o veículo travar, acelerar ou mudar de direção.

Agora, as mercadorias especialmente pesadas devem ser fixadas o mais baixo e o mais perto possível do centro da plataforma do veículo. Assim, o centro de gravidade ficará mais estável, garantindo mais segurança à carga e descarga durante à viagem.

Use material de enchimento

É comum que ao colocar cargas no caminhão sobrem espaços vazios, principalmente se as mercadorias apresentarem tamanhos e formas diferentes. Essas áreas devem ser preenchidas a fim de garantir a sustentação e dar mais estabilidade à carga.

Verifique a resistência da embalagem

Geralmente a carga com embalagem pouco resistente é leve. Por isso, as mercadorias com embalagens mais frágeis podem ser fixadas nas camadas superiores, sem criar problemas de distribuição de carga. Se isso não for possível, a carga deve ser organizada em diferentes seções de carga.

Para isso, você pode usar alguns pallets (do francês, palette), que corresponde a um estrato de madeira, metal ou plástico. O material é bastante útil na organização das cargas, além de facilitar a movimentação dela.

Busque o travamento adequado na amarração de cargas

Ao usar uma combinação de vários tamanhos de embalagens retangulares, é possível obter um sistema de travamento satisfatório de forma automática. O procedimento é útil contra o painel de proteção da cabine, painel traseiro e os laterais.

Dicas para transportar cargas especiais

Carga viva

Para transportar animais vivos, como aves, vacas e bois, não é necessário fazer nenhum tipo de amarração, pelo contrário, é importante preservar o bem-estar do animal. Existem, porém, algumas medidas que podem ser adotadas para garantir mais estabilidade ao veículo e que não prejudique a segurança.

Colocar no caminhão um piso antiderrapante é um exemplo disso. Outra dica importante é acondicionar o animal em um local com dimensões próximas às suas para ajudar o escoramento dele durante a locomoção.

Carga líquida

Vale destacar que, se a carga for líquida, o tanque do caminhão deve estar completamente preenchido para evitar que o material se mova e, dessa forma, gerar instabilidade ao veículo.

Remédios

Medicamentos são consideradas cargas muito frágeis. Devem ser transportados em embalagens com maior resistência, como sacos de ar, papéis, isopor, entre outros. Além disso, é importante que a amarração dessas embalagens tenha maior resistência e sejam bastante firmes.

Peças de vidro

Para transportar peças de vidro com segurança, recomenda-se que dispositivos metálicos sejam chumbados à carroceria dos caminhões. Outra dica é revestir a parte interna do caminhão com feltro ou mantas de borracha para evitar o contato das peças e reduzir o atrito entre elas. A locomoção desse material deve ser feita na vertical com uma inclinação muito pequena.

Os motoristas autônomos do TruckPad são capacitados para fazer a amarração segura da sua carga. Cadastre-se hoje.