Image
Logística sustentável é o foco de grandes empresas no Brasil

Logística sustentável é o foco de grandes empresas no Brasil

Ainda é novidade para muitos, mas a logística sustentável já está dominando a logística mundial. Empresas como Coca-Cola, Dow, Heineken, HP, Natura e Unilever, com o apoio da COPPE/UFRJ, estão apostando em uma série de práticas sustentáveis no transporte de suas cargas.

Inclusive, a iniciativa deu origem ao Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), que lançou um “Guia de Boas Práticas para o Transporte de Carga”.

A TruckPad esteve presente nesse evento de lançamento e vamos contar tudo para você! Acompanhe o artigo e entenda mais sobre o tema.

Por que empresas estão adotando a logística sustentável?

Diversas empresas com atuação mundial já têm dado a devida importância ao conceito de logística sustentável. Isso inclui metas e boas práticas de adoção.

No Brasil, por exemplo, existem algumas iniciativas que envolvem sindicatos, órgãos do setor e companhias interessadas no assunto.

No caso do PLVB especificamente, a iniciativa veio das indústrias que, após realizarem uma oficina em 2015 com o Smart Freight Center, decidiram se movimentar e dar a devida atenção ao tema.

Entenda o cenário atual da logística

De acordo com o panorama Ilos 2016, a logística representa em média 8% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e cerca de 12% do PIB brasileiro.

Contudo, entre 9% e 12% da energia no mundo e 19% da energia no Brasil é consumida pelo setor! Isso significa toneladas de emissão de CO₂, principal gás de efeito estufa (GEE), e grandes oportunidades de melhorias na eficiência do processo.

Sabemos que a logística tem como papel principal:

  • Estoque;
  • Transporte;
  • Armazenagem de mercadorias.

Contudo, a ampliação desse horizonte trouxe outras formas de enxergar uma evolução logística, que é representada no quadro abaixo:

#ParaTodosVerem: Guia de Referências em Sustentabilidade – PLVB

Seguindo esses passos, os envolvidos no PLVB fizeram revisões bibliográficas, pesquisas documentais, levantamentos de instituições públicas e privadas do setor para identificar quais práticas eram recomendadas e, por último, avaliaram entre as empresas membro do programa quais ações elas mesmas tomavam.

Toda essa identificação e comparação das boas práticas de mercado deu origem ao Guia de Referências em Sustentabilidade.

Conheça as 22 boas práticas para uma logística sustentável eficiente

Ao todo, 22 boas práticas são envolvidas no escopo do guia de logística sustentável. Algumas delas são de responsabilidade maior do embarcador, outras do transportador.

Veja a lista completa abaixo:

  1. Implantação de centros de consolidação de carga em área urbana
  2. Implantação de centros de distribuição de carga próximos à fábrica
  3. Implantação de equipamento auxiliar de geração de energia para redução de consumo combustível fóssil
  4. Implantação de equipamento de controle das emissões nos veículos
  5. Manutenção preventiva dos veículos
  6. Otimização da ocupação do veículo
  7. Otimização da operação de descarga com utilização de equipamentos motorizados
  8. Otimização das rotas
  9. Promoção de melhoria da aerodinâmica dos veículos
  10. Realização de coleta e distribuição noturna
  11. Realização de transferência do transporte de carga para modos mais limpos (transferência modal)
  12. Redução da velocidade de deslocamento
  13. Redução do peso dos veículos
  14. Renovação e modernização da frota
  15. Treinamento dos motoristas (eco-driving)
  16. Utilização de aditivos para melhorar a eficiência energética dos combustíveis
  17. Utilização de diferentes tipos de veículos para realização de entregas e coletas
  18. Utilização de fontes de energia mais limpas
  19. Utilização de pneus de baixa resistência ao rolamento
  20. Utilização de sistemas de informação para rastreamento e acompanhamento da frota
  21. Utilização de sistemas de propulsão alternativos
  22. Utilização de veículos com maior eficiência energética

Como aplicar a logística sustentável na sua transportadora?

Se você chegou até aqui é por que está interessado em aplicar esses conceitos na sua frota, certo?

Vamos te ajudar a ter uma operação mais sustentável, com ações práticas e possíveis de serem iniciadas agora mesmo!

Praticar a logística reversa

Provavelmente você já ouviu falar em logística reversa, mas você sabia que essa é uma pratica aliada da sustentabilidade?

Sim! Com a logística reversa, a empresa adota ações, procedimentos e meios para viabilizar a coleta dos resíduos sólidos.

Tudo isso para reaproveitá-los ou descartá-los de forma adequada, com mínimo impacto na natureza. 

Para fomentar essa cultura na sua transportadora é importante que lance mão de ações de conscientização, como:

  • Informativos aos clientes: avisos nas caixas ou embalagens que ensinam o descarte correto do produto;
  • Rotas: inclusão do serviço de recolhimento de produtos descartáveis nas rotas de entrega;
  • Parcerias: convênios com ONGs ou cooperativas que retiram e reaproveitam produtos descartados pelos consumidores.

Otimizar sua operação

Quando falamos em otimização da sua transportadora, estamos pensando em todos aqueles processos que podem ser melhorados e garantir um ganho operacional.

Esse ganho pode tanto ser financeiro, afinal você reduz custos e economiza. Mas também pode ser sustentável.

Para começar, você precisa rever seus processos atuais e identificar pontos de melhorias:

  • Rotas inteligentes;
  • Manutenção regular dos veículos;
  • Baixa emissão de poluentes;
  • Redução no consumo de combustíveis.

Perguntas como: Essa atividade poderia ser feita de forma automática? É um excelente começo, você vai começar a enxergar várias gaps que podem ser simplesmente resolvidos com automação de processos.

Trabalhar com carga lotação

Adotar a carga de lotação significa que a empresa usará um único veículo para alocar todos os produtos destinados a uma determinada região.

Dessa forma, todo o espaço do transporte é aproveitado, evitando assim várias viagens desnecessárias.

Reduzir embalagens 

A empresa pode reduzir o uso de embalagens por meio de um sistema de reaproveitamento ou coleta. Isso pode ser feito com a ajuda dos próprios consumidores.

Para isso, a organização oferece a opção de recolhimento da embalagem no momento da entrega.

Dessa forma, a empresa consegue utilizar uma mesma embalagem para proteger vários produtos. Outra alternativa é gerar descontos nas próximas compras para os clientes que comprovarem a entrega das embalagens em ONGs ou cooperativas.

Mas por que se importar com sustentabilidade?

Na 21ª Conferência das Partes (COP21), que aconteceu em 2015 em Paris, foi adotado um novo acordo com o objetivo de fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e de reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças.

O ponto central do chamado Acordo de Paris é a obrigação de participação de todas as nações – e não apenas países ricos – no combate às mudanças climáticas.

O Brasil, mais especificamente, se comprometeu em sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês) a reduzir as emissões de gases de efeito estufa abaixo dos níveis de 2005 em 37% até 2025, e em 43% em 2030.

Para isso, o país irá realizar mudanças em diversas esferas, incluindo o aumento da utilização de bioenergia sustentável, a busca por uma participação maior de energias renováveis na composição da matriz energética, a melhoraria da infraestrutura das rodovias e dos modais urbanos de transporte público.

Entenda melhor a NDC brasileira no vídeo abaixo:

A aderência do Brasil ao Acordo de Paris trará muitas iniciativas privadas e governamentais que terão impacto direto nas indústrias, fornecedores e transportadores, como já acontece nas empresas que adotaram o PLVB.

Portanto, se sua empresa quer estar preparada para lidar com as novas exigências que já estão surgindo, é bom começar não só a se preocupar como a implementar mudanças e tornar a sua logística sustentável.

Além do tema óbvio da preservação ambiental, a sustentabilidade acaba tocando em um outro ponto que muitas instituições acabam se esquecendo: a eficiência.

Programas como o PLVB buscam trazer melhorias em todo o ciclo logístico, o que acaba gerando mais inteligência nas operações e consequente redução de custos.

O TruckPad como ferramenta para frotas e fretes verdes

Nós estamos fazendo a nossa parte! O TruckPad nasceu com um objetivo muito forte e claro: evitar que caminhões rodem vazios pelas estradas. E fazemos isso de duas formas:

1) oferecendo aos caminhoneiros autônomos as cargas mais próximas de acordo com a localização;

2) possibilitando às empresas a contratação de autônomos sob necessidade, sem ter que manter uma frota que em baixa demanda fica ociosa e acaba gerando custos desnecessários.

Inclusive, em novembro de 2016, ganhamos o Prêmio Frotas e Fretes Verdes que tem como objetivo reconhecer iniciativas sustentáveis no setor de transportes. Estamos sempre buscando formas de melhorar processos logísticos.

Se você quer entender mais a fundo como tornar sua transportadora mais sustentável, entre em contato conosco e nós ajudamos!