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7 startups de logística para conhecer melhor

7 startups de logística para conhecer melhor

Quando se fala em startups de logística geralmente as pessoas imaginam empresas com puffs coloridos, funcionários jovens com pouca ou sem experiência. É comum imaginarem também startups com um ambiente descontraído e sem pressão. Mas o cenário vai muito além desse imaginário comum.

Startup é um modelo de negócio relativamente novo no Brasil, começou a se popularizar em torno de 2008, enquanto já existia nos Estados Unidos durante a década de 90. Segundo a StarSe, empresa especializada no ecossistema de startups, as startups são novos negócios com um modelo de gestão repetível e escalável que trabalham inicialmente sob condições de incerteza. Basicamente encontram meios de facilitarem qualquer situação com menor gasto de tempo e dinheiro. Essas empresas são capazes de entregar resultados de  impacto relevante e, por isso, quando se fala em startups de logística as pessoas deveriam pensar em inovação!

Entenda como uma startup funciona

Eric Ries criou uma metodologia de Lean Startup, termo traduzido do inglês que significa startup enxuta. Resumidamente, o objetivo do autor em seu livro The Lean Startup é ensinar como dirigir um negócio e desenvolver com aceleração máxima o produto, sem desperdício de tempo, custo ou recursos. Essa metodologia tem guiado diversas startups pelo mundo inteiro.

Assim, quando uma empresa se associa a uma startup, basicamente, é com esta ferramenta de Lean Startup que ela atua. A startup de logística irá priorizar os problemas que pode resolver para a empresa, com soluções mais baratas e simples. O intuito é chegar em um resultado em curto prazo para ser aprimorado e, por fim, acelerado.

O que é Lean Startup

Qualquer empreendimento – startup ou não – pode aplicar o metodologia de Lean Startup porque trata-se de uma metodologia universal e, portanto, viável para qualquer porte de empresa. Mas antes da adoção, o empreendedor deve estruturar a ideia de negócio e, nos casos de empresas já formadas, pensar o que deseja melhorar na estrutura atual com Lean Startup. Depois disso, é essencial validar hipóteses e frear processos improdutivos.

Uma das premissas de Lean Startup é o Minimum Viable Product ou MVP, que consiste em uma espécie de protótipo do produto. O desenvolvimento do MVP deve ser rápido, funcional e com o menor gasto possível. Após a construção do MVP, é importante conseguir validação e entender reações do mercado.

A metodologia Lean Startup é apoiada em três pilares que são: construir, medir e aprender. A junção destes resultam em menor tempo de produção do produto, mas mantendo ou superando a qualidade.

Veja como aplicar o Produto Mínimo Viável:

  1. Construir: encontre informações relevantes sobre o público-alvo do produto da empresa. Considere premissas claras como: faixa etária média, formação acadêmica etc. Já com estas respostas em mãos, conclua os indicadores do perfil ideal para o produto. É importante também ter noção da concorrência do mercado e qual o diferencial que a empresa pode propor para conseguir destaque.
  2. Medir: Crie indicadores que possam ser relevantes com as informações que você apurou. Se, por exemplo, a idade ou a localização do cliente for irrelevante, tire-a da lista das métricas para não comprometer o resultado.
  3. Aprender: Faça testes e não desista de encontrar a melhor versão do produto. Não será uma tarefa simples porque os resultados podem ter variações, assim como erros serão normais. O importante é persistir até encontrar um resultado relevante e estável.

Inovação: uma questão de sobrevivência

Depois de pesquisar com 13 milhões de funcionários em nove setores da indústria, o Word Economic Forum chegou a conclusão de que, dentro de 5 ou 10 anos, algumas empresas podem se tornar obsoletas porque não terão funções associadas à inovação. É justamente por essa aceleração de mercado que as startups podem ser uma grande aliada para empresas que buscam permanência e aperfeiçoamento no mercado.

Associar-se a startups é a chance de ter acesso a uma ferramenta disruptiva preparada para identificar novos processos capazes de conectar empresas, estancar recursos mal administrados, orçamentos inflados e cronogramas perdidos. Além do que, por serem adeptas a metodologia de Lean Startup, os funcionários de uma startup são profissionais acostumados com constantes mudanças, o que os tornam multifuncionais e ciente do processo e das necessidades reais dos clientes.

Geralmente empresas consolidadas no mercado têm mais dificuldades em enxergar as startups como parceiras. Mas a verdade é que tê-las por perto pode ser a oportunidade para encontrar novas soluções para velhos problemas de eficiência, por exemplo. As startups possuem agilidade e alto conhecimento, por isso podem ser uma importante ferramenta para negócios que desejam inovar rapidamente e sem toda a burocracia de uma empresa consolidada.

Separamos aqui startups de logística que se tornaram referência no setor para você conhecer melhor e, quem sabe, começar se aproximar.

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Conheça 7 startups de logística

TruckPad

É uma startup de logística de gestão de transporte e contratação de motoristas autônomos de caminhão. Pioneira em seu segmento, o TruckPad tem 350 mil caminhoneiros cadastrados e 11 mil empresas contratantes de frete. A contratação é totalmente online e bastante simples: basta a empresa anunciar as cargas no site com especificações de valor de frete, distância, peso da carga, origem e destino. Logo, os caminhoneiros cadastrados têm acesso a todas as ofertas pelo aplicativo do TruckPad, conseguem entrar em contato direto com a empresa e fechar a carga com poucos passos. As empresas podem contar com uma busca ativa e precisa, porque as especificações do frete anunciado são cruzadas com o perfil dos motoristas, localização e tipo de veículo e oferecida para os autônomos que corresponderem aos requisitos.

O TruckPad ainda oferece para as empresas acompanhamento em tempo em real da rota e chat integrado direto no aplicativo, além de mostrar  avaliação de performance e reputação de cada autônomo. Para os motoristas, é um lugar seguro sem agenciadores de carga que os permite selecionar qual é o próximo destino que desejam ir. O TruckPad não interfere na negociação de valor de frete, nem se envolve na parte de emissão de documentos, como faz uma transportadora. Para melhorar ainda mais a performance dos usuários, o TruckPad tem integração com ERPs, TMS, Gerenciadoras de Risco, entre outros, e com isso consegue entregar relatórios mais completos e exatos.

A empresa foi citada com uma das 100 startups brasileiras para ficar de olho, o 100 Startups to Watch, e foi listada no ranking da 100 Open Startups, além de ter sido premiada pela Plug and Play como a startup mais inovadora na Winter Expo 2014 no Vale do Silício.

Melhor Envio

É uma plataforma gratuita que desburocratiza o acesso a fretes mais baratos no last mile. Com sede em Pelotas, Rio Grande do Sul, o Melhor Envio possibilita aos e-commerces acesso aos preços dos fretes dos Correios e de diversas transportadoras do Brasil. Na plataforma é possível acompanhar o processo de entrega e, de forma totalmente automatizada, abrir um pedido de indenização em caso de extravio. A startup tem contratos com transportadoras, e por isso consegue garantir descontos que chegam até 75%. A startup de logística tem mais de 17 mil lojas virtuais cadastradas, que juntas somam mais de 200 mil fretes entregues.

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JettaCargo

A JettaCargo oferece um software atua na otimização do uso de espaços de carga no caminhão. O produto consegue gerar economia e produtividade, já que torna-se possível transportar mais mercadorias sem necessariamente aumentar a frota. Funciona a partir de algoritmos que indicam com exatidão a melhor forma de dispor a carga no caminhão, considerando todas as variáveis, como: produto frágil, limite de empilhamento, controle de peso por eixos, entre outras. Além de planejar de forma inteligente as cargas, o sistema permite também visualizar em 3D a organização do espaço disponível para as cargas. A JettaCargo está no ranking 100 Open Startups como uma das top 10 em Transporte e Logística.

Cobli

Fundada em 2015, a Cobli oferece inteligência de gestão para qualquer tamanho de frota. É um sistema capaz de fornecer informações precisas de todos os carros conectados, seja veículos de pequeno porte como motos, veículos de passeio e até caminhões. Com ela é possível saber: limite de velocidade, modo de condução dos motoristas, uso do ar condicionado com o veículo parado, entre outros. É possível também planejar, otimizar e enviar a melhor rota para o motorista. O sistema funciona através de um dispositivo fixo no carro conectado na internet via satélite que envia todos os dados. Todas as informações da logística da frota são entregues no computador do gestor, que consegue rastrear os veículos, acompanhar o desempenho, reduzir gastos com combustível, multas e manutenção. A Cobli conquistou o 1º lugar da Tele.Síntese na categoria Desenvolvedores de Apps e Conteúdo em 2016, mesmo ano da conquista de primeira empresa da América Latina a levar o prêmio Harvard New Venture, da Universidade de Harvard.

Send4

A Send4 é uma startup curitibana fundada em 2016 que ameniza o valor do frete para compradores online que se disporem a buscar o produto. É simples: depois de realizar uma compra na internet, em vez de pagar o valor cheio do frete, a Send4 oferece a opção do comprador ir retirar o produto pessoalmente em um dos locais parceiros do negócio. Ou seja, em vez de entregar do ponto A até o ponto C, a startup entrega no ponto B e o usuário da plataforma paga menos para retirar em um dos pontos mais próximos a ele. A Send4 é uma facilitadora para os clientes que mesmo sem portaria ou residente em CEP restrito conseguirem comprar online com mais agilidade. Para os e-commerces a startup diminui custos logísticos porque minimiza ocorrências sem sucesso na entrega, além da facilidade de gerenciar o atendimento de trocas e devolução. A Send4 foi a vencedora do prêmio Start Me Up, em 2017, o maior evento de varejo da América Latina.

Mandaê

Essa startup de logística é uma plataforma digital que organiza cadeias de encomendas para lojistas virtuais (os chamados e-commerces). Ela permite ao usuário ter acesso a uma base de transportadoras do país e, no momento do envio, seleciona a melhor opção de transportadora com base em preço, prazo e região. A startup gerencia as divergências e devoluções, sem preocupar o cliente com qualquer demanda que a transportadora necessitar, como documentos e notas fiscais. As empresas contratantes dos serviços da Mandaê têm acesso ao status das encomendas via rastreamento e também podem contar com o serviço de coleta.

Shippify

A Shippify atende empresas e corporações por meio de uma comunidade colaborativa de motociclistas, ciclistas e motoristas. Contam com milhares de entregadores nas ruas que fazem a coleta do produtos e conseguem otimizar uma cadeia de suprimentos até que o produto chegue ao cliente final. A startup funciona através de um aplicativo e o usuário pode controlar os detalhes da logística e personalizar a entrega para cada cliente. Assim como também é possível utilizar a estratégia inteligente do roteirizador e planejar rotas com antecedência e diminuir custos.