Image

Custo direto e indireto: entenda de uma vez por todas as diferença

Você sabe tudo sobre as despesas da sua empresa? Sabe o que é custo direto e indireto ou o que é pago por cada setor? Se ainda não sabe, deveria! Conhecer bem os custos da sua empresa é uma das atitudes-chave para garantir que os seus negócios não passem por apuros.

Mapear para onde está indo cada montante de dinheiro que sai do seu caixa é fundamental para entender:

  • Quais são os erros com despesas indevidas;
  • Direcionar melhor os pagamentos feitos;
  • Saber precificar os seus serviços com mais precisão;
  • Atingir um balanço de contas mais saudável;
  • Conseguir planejar o futuro financeiro da transportadora.

Afinal, não adianta estar com uma operação funcionando muito bem e contratos de altos valores se a sua operação está tão custosa que acaba levando a empresa para o vermelho, certo? Portanto, vamos entender um pouco melhor como funciona o custo direto e indireto? Continue a leitura!

Qual a diferença entre custos diretos e indiretos?

Os custos são gastos que a sua empresa tem e que devem ser atribuídos a um serviço ou setor, de forma que o orçamento daquela área ou atividade pague por ele.

Eles podem se dividir em custos diretos e indiretos, que dizem respeito se o gasto será responsabilidade de uma área ou setor específico. Ou ainda se será dividido entre vários centros de custo. Ficou confuso? Vamos entender melhor cada explicação e seus exemplos logo abaixo.

Custo direto

Os custos diretos são aqueles que podem ser identificados e medidos facilmente, além de atribuídos a uma atividade específica. Eles vão entrar diretamente no cálculo do orçamento do produto ou serviço com o qual se relacionam e somar no valor final a ser cobrado do cliente.

Exemplo

Pense, por exemplo, na atividade da sua transportadora. O custo da mão-de-obra do motorista seria considerado um custo direto, já que o trabalho dele é empregado na mesma proporção que os serviços são fechados e apenas na atividade de transporte. Não tem como errar: as horas de trabalho do motorista vão direto para o cálculo de quanto vai custar a entrega.

A gasolina do caminhão também é um bom exemplo de custo direto. É fácil de ver que existe um gasto com o abastecimento de gasolina que está diretamente relacionado ao tamanho da entrega feita. Logo, o custo vai ser embutido no valor final cobrado do cliente.

Custo indireto

Os custos indiretos são aqueles que não se relacionam diretamente com um produto ou serviço comercializado. Por isso, o seu gasto será rateado por todas unidades produzidas ou serviços oferecidos.

Exemplo

Vamos ver alguns exemplos de custos indiretos? Pense nos materiais usados para fazer a manutenção dos seus caminhões de entrega ou até mesmo o custo de manter o próprio funcionário que faz essa manutenção nos veículos. Lembrando que ela não é feita apenas para uma entrega e nem os produtos de manutenção do veículo são comprados apenas para um caminhão e repassado no custo para um cliente final.

Como são dois fatores que precisam estar presentes para uma rotina de manutenção, de forma que as unidades estejam prontas para realizar o serviço, tanto o gasto com o funcionário de manutenção quanto os produtos que ele usar serão divididos entre todos os serviços oferecidos.

Custos fixos e variáveis

Além da classificação em custos diretos e indiretos, outra maneira de olhar para as despesas da sua empresa é analisando a recorrência ou o quanto ele se faz necessário em relação à sua produção. E mais simples do que parece. Veja só!

Custos fixos

Os custos fixos são aqueles que permanecem os mesmos, independentemente do número de serviços fechados no período. Por isso, eles também podem ser chamados de custos de estrutura, já que acabam abrangendo gastos como:

  • Luz;
  • Água;
  • Aluguel do espaço da empresa;
  • Entre outros.

O seguro do caminhão, por exemplo, é algo que precisa ser pago, fazendo 10 ou nenhuma entrega naquele mês.

Isso não quer dizer que o valor a ser pago seja sempre o mesmo, ok? Significa apenas que são valores que estão recorrentemente presentes na folha de gastos da empresa. Os custos fixos podem ser:

A) Custo fixo direto

São aqueles gastos que estão diretamente relacionados à sua atividade, mas que acontecem e que existem de maneira independente da quantidade de contratos fechados.

O salário dos motoristas, por exemplo, é algo que é pago mensalmente para atender à necessidade do transporte, mas é um pagamento que não varia com a quantidade de serviços contratados.

B) Custo fixo indireto

São os gastos recorrentes e que não estão relacionados à atividade produtiva. Isso acontece com o aluguel do espaço da sua transportadora, por exemplo. Ele é, ao mesmo tempo, pátio para estacionamento dos caminhões (o que está conectado à atividade de transporte), mas também abriga os escritórios da equipe de Recursos Humanos, Marketing, entre outras áreas da empresa. Por isso, é um custo dividido por todos os setores, inclusive o produtivo.

Custos variáveis

Como diz o nome, são os custos que variam conforme o montante de produtos produzidos ou serviços prestados. Um bom exemplo de custo variável seria a gasolina do caminhão. Ela precisa ser comprada com frequência, caso o veículo faça mais viagens ou para destinos mais distantes.

Os custos variáveis também existem de duas maneiras:

A) Custos variáveis diretos

Esses gastos vão variar conforme a quantidade de serviços contratados e estão diretamente relacionados à atividade produtiva da empresa.

Voltando ao exemplo da gasolina, ela pode ser considerada um custo variável direto porque ela está intimamente atrelada à atividade do transporte de carga. E, ao mesmo tempo, quanto mais entregas forem feitas, mais gasolina será necessária para abastecer os caminhões.

B) Custos variáveis indiretos

Essas despesas não se relacionam com a produção, mas variam conforme a demanda.

Um exemplo seria o papel usado para imprimir as Ordens de Serviço. Ele não é empregado para o transporte, mas o setor comercial ou de logística possivelmente irá usar mais dele, conforme mais contratos sejam fechados.

3 Dicas para gerir os custos da sua empresa

Quanto maior a sua empresa fica, pode ficar ainda mais difícil ter noção de tudo que entra e sai no seu fluxo de caixa. Por isso, é ainda mais importante ficar atento ao que é custo direto e indireto, além de profissionalizar as suas operações financeiras.

Aqui vão três dicas para fazer a sua empresa rodar mais estável financeiramente.

1) Organize a casa

Uma boa gestão contábil começa com organização. Por isso, determine:

  • Como devem ser as condições de pagamento para compras de novos materiais;
  • Quantos fornecedores devem ser consultados antes de comprar uma matéria-prima;
  • Processos que facilitem a organização dos custos na transportadora.

2) Acompanhe os seus gastos de perto

Uma maneira de tornar os gastos mais visíveis e organizados é trazendo alguma tecnologia para lidar com eles. Invista em softwares que façam a divisão do que foi gasto por setor e automaticamente já repassem isso para o cálculo de quanto deve ser cobrado do cliente final. Além disso, é importante também ter acesso a previsões de gastos para o futuro e visão das entradas no caixa da empresa.

3) Invista em bons profissionais

A verdade é que nenhuma tecnologia funciona sem ter quem faça a gestão disso tudo e, quando se trata da vida financeira da sua transportadora, é melhor não arriscar. Contrate profissionais que entendem bem de planejamento financeiro e que saberão repensar as maneiras de cobrar pela sua atividade.

Agora que você sabe tudo sobre custo direto e indireto, continue aprendendo sobre otimizar a contabilidade do seu negócio! Preparamos uma série completa, que explica como reduzir os custos da transportadora focando apenas em mais eficiência. Ficou curioso? É só baixar no link, o conteúdo é gratuito!