Image
Como fazer a distribuição de carga no caminhão?

Como fazer a distribuição de carga no caminhão?

A distribuição de carga no caminhão é mais do que um cuidado: é segurança e também é lei. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 100, determina que nenhum veículo pode transitar com Peso Bruto Total (PBT) superior ao fixado pelo fabricante, nem ultrapassar a capacidade máxima de tração da unidade tratora.

Entretanto, por padrões preestabelecidos nas rodovias, fazer a correta distribuição de carga evita multas e sobretaxas por condições fora dos limites de pesos.

É difícil listar por prioridades os cuidados que se deve tomar em uma viagem quando todos os fatores são notoriamente essenciais. Sabemos que a carga e descarga é a parte preciosa de qualquer percurso. Mas, lembre-se:

Tão importante quanto o comprometimento com a data de entrega, é entregar a carga em segurança e bom estado.

Dessa forma, fazer a distribuição de carga no caminhão é indispensável tanto para a segurança do motorista e de outros na via como para a conservação do valor transportado.

Pensando nisso, listamos aqui neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o tema. Aqui você vai ler sobre os principais pontos na distribuição de carga:

  • Peso;
  • Tipo de materiais;
  • Carga indivisível;
  • Distribuição de acordo com o trajeto.

Pontos fundamentais na distribuição de carga no caminhão

Distribuição por peso

Cada modelo de caminhão apresenta uma quantidade de eixos e, por esse motivo, diferentes pontos de amarração. Verifique o valor adequado para o material que for carregar em termos de:

  • Número;
  • Posição;
  • Resistência.

Assim, como cada modelo de caminhão apresenta uma quantidade diferente de eixos, para cada carga existe um veículo indicado. Além disso, certifique-se de assumir operações das quais o caminhão, o motorista e a carga não sejam colocados em risco.

Quanto a carroceria, imagine que é uma balança e você terá, literalmente, que equilibrar os pesos sem que nenhum lado se sobressaia. Em primeiro lugar, alinhe a parte mais pesada da carga sempre no meio do veículo. Assim cria-se um ponto de gravidade e estabilidade para o trajeto. Veja o exemplo:

distribuição de carga no caminhão
Aerial view of trucks loading in the distribution hub

Tenha em mente uma dica valiosa: a carga não pode sobrecarregar nenhum eixo. Para isso, comece pelo eixo traseiro. Afinal, isso trará mais visibilidade para equilibrar sobre os dois eixos e não aconteça como o exemplo errado da ilustração acima.

Quando a parte mais pesada está fora do ponto central de gravidade, o caminhão fica com a traseira muito leve e sem estabilidade. Essa organização permite que a distribuição seja dividida por igual sobre os eixos laterais, ou seja, o peso será equivalente para os dois lados.

Mas aqui fica um lembrete importante: essa dica não é aplicada para um único tipo de carga: a indivisível – como veremos adiante.

Distribuição por tipos de materiais

No geral, existem 4 tipos de materiais que devemos nos atentar. Veja abaixo:

1) Produtos frágeis

Caso o transporte seja de produtos frágeis, evite o contato com outras peças na hora de distribuir a carga por meio de paletização. Recomenda-se utilizar mantas de borrachas e feltros para a preservação durante a viagem. Dessa forma, a mercadoria não sofre atrito ou desgaste.

2) Produtos de tamanhos diferentes

Use a mesma técnica de preenchimento para materiais de tamanhos diferentes, para que não sobre espaços entre eles e a mercadoria não mexa durante o trajeto. Para dar mais equilíbrio, todo espaço vazio deve ser preenchido da mesma forma como os de cargas frágeis. Materiais como sacos de ar, papéis, isopor, entre outros, podem auxiliar nessa tarefa.

3) Produtos de pesos diferentes

Além disso, o mesmo cuidado vale para mercadorias com pesos diferentes, lembrando das peculiaridades que devem ser levadas em consideração. Esse é o caso de embalagens, pacotes, fardos e embrulhos cheios e vazios, observe:

Rows of shelves with goods boxes in huge distribution warehouse at industrial storage factory.

4) Produtos líquidos

As cargas líquidas, em geral, são transportadas em tanques. Nesse caso, é preciso atenção no volume ocupado. Afinal, espaços vazios dentro do tanque podem fazer com que o líquido se mova e traga instabilidade ao veículo.

Distribuição de carga indivisível

Como o nome já adianta, este tipo de carga não pode ser dividida. Veja alguns exemplos:

  • Máquinas e equipamentos;
  • Transformadores;
  • Reatores;
  • Guindastes e outros.

Do mesmo modo, é importante sempre fazer a distribuição de carga no caminhão por igual no espaço entre eixos do veículo. Mesmo sendo considerada uma carga indivisível, em alguns casos é possível a divisão em duas ou mais partes para fins de transporte. É o caso de materiais compactos, como partes estruturais (madeiras, plásticos etc.). Aqui, a melhor opção é realizar o transporte da carga deitada.

Distribuição de acordo com o trajeto

Independente da duração do trajeto, que pode ser de curta, média ou longa distância, é necessário se adiantar. O segredo é: preparar-se!

Além disso, é importante conhecer o percurso do transporte e saber os seguintes pontos:

  • Curvas em excesso;
  • Estradas em más condições
  • Trajeto longo sem pausas.

Tudo isso irá influenciar negativamente se a sua carga não estiver bem distribuída e presa adequadamente. Muitas curvas colocariam a carga em movimento e, logo, as condições do material seriam afetadas.

Além de que, uma distribuição errada de carga pode causar:

  • Excesso de peso por eixo;
  • Problemas na suspensão;
  • Desgaste e calibragem de pneus;
  • Diminuição na capacidade de frenagem;
  • Redução da estabilidade do veículo;
  • Danos aos pavimentos e pontes.

Para caminhões que farão mais de uma entrega também vale ressaltar: distribua a carga também pela ordem de entrega. Afinal, o material que for o primeiro, deverá estar na posição mais fácil para descarregamento.

Atenção redobrada, segurança garantida

É importante ressaltar: tanto a amarração e quanto a distribuição da carga no caminhão vai depender muito do tipo de carga. Por isso, é fundamental que você conheça as características da mercadoria a ser transportada.

Outra dica simples é, no caso de transporte de produtos embalados em caixas, observe se constam informações predefinidas, como capacidade máxima para empilhamento, necessidade de refrigeração, grau de inclinação suportado, entre outros.

Entendeu agora porque é importante fazer uma boa distribuição de carga no caminhão? Além de garantir mais segurança, a carga chega intacta ao seu destino final. Aproveite e veja algumas dicas que separamos para você fazer o seu transporte de carga com eficiência!