Image
Vai comprar caminhão? Veja os prós e contras de manter uma frota própria

Vai comprar caminhão? Veja os prós e contras de manter uma frota própria

Quando se trabalha com transporte de cargas, alguns questionamentos sempre vêm à tona, como “será que é melhor investir em uma frota própria para não haver ociosidade ou buscar o caminhoneiro autônomo?” “Quando vale a pena apostar em cada um?” “Qual o melhor custo benefício?” Nesse post vamos confrontar vantagens e desvantagens de manter uma Frota Própria e de contratar um autônomo, a fim de ajudar você a entender qual dos casos mais se encaixa no cenário atual da sua empresa.

Frota Própria

Vantagens

  • É mais fácil para manter um padrão de qualidade, principalmente quando se trata de transporte de cargas de maior valor agregado e/ou risco que precisam de mais qualificação profissional;
  • Tem resposta mais rápida para atender demandas e pedidos mais urgentes, já que fica menos vulnerável a indisponibilidade de veículos.

Desvantagens

  • Todos os custos do veículo ficam à cargo da transportadora, desde a compra até manutenções periódicas, como troca do óleo, de pneus e seguros;
  • Gera despesas para obter e manter o espaço físico de abrigo para os caminhões (garagem);
    Mantém vínculo empregatício com o empregado e, por isso, também gera custos como Tributos Trabalhistas, 13º salário etc.;
  • Preocupação constante com o frete de retorno para reduzir custos operacionais;
    Gerenciamento da carga horária de seus funcionários.

Caminhoneiro Autônomo

Vantagens

  • Queda de custos expressiva, já que todos os custos do veículo ficam à cargo do próprio motorista;
  • Não é necessário ter uma garagem que comporte 10, 20 ou 50 veículos; é possível reduzir para o mínimo possível ou até zerar.

Desvantagens:

  • Maior dificuldade em manter um padrão de qualidade. Já que a rotatividade é muito grande, até mesmo para evitar o vínculo empregatício;
  • Mais vulnerabilidade pela falta de disponibilidade de autônomos. Esse fator depende da região, época do ano, tipo de caminhão ou exigências de qualificações necessárias.

Com esses parâmetros em mente, é necessário que sua operação analise e entenda onde se encaixa melhor a frota própria, como também em qual cenário vale a pena terceirizar o transporte junto ao autônomo. Muitas empresas acabam optando uma mescla entre ambos, já que necessitam reduzir custos mas precisam controlar melhor o nível de serviço para determinadas cargas.

Minha dica é: faça essa análise constantemente para garantir o melhor serviço e com a maior margem de lucro possível.

E se precisar de uma ajuda para encontrar caminhoneiros autônomos para sua carga, o TruckPad se propõe a agilizar este processo e diminuir o tempo de contratação. Cadastre-se e descubra!