Image
Mapeia Pedágio: entenda o que é e veja como usar a ferramenta

Mapeia Pedágio: entenda o que é e veja como usar a ferramenta

A ferramenta Mapeia Pedágio permite que seja realizado um cálculo de pedágio com certa antecedência pela transportadora ou pelo caminhoneiro. Afinal, o planejamento prévio ajuda o seu negócio com diversas vantagens, como: 

  • Eliminar gastos desnecessários;
  • Aumentar a produtividade da equipe; 
  • Agilizar o transporte da mercadoria;
  • Evitar rotas problemáticas que podem ser consideradas perigosas ou que tem questões mais graves de infraestrutura.

Mas o que é essa plataforma e como ela funciona? Bom, a Mapeia Pedágio é online e, por meio do cálculo de rota, consegue mapear o pedágio. Ficou interessado em saber mais? Então, fique com a gente! Além disso, neste artigo, vamos:

  • Descrever as vantagens e as desvantagens da ferramenta;
  • Entender como ela funciona na prática;
  • Conferir dicas, em um breve tutorial, de como usá-la;
  • Aprender sobre as principais funcionalidades disponíveis.
Vale pedágio obrigatório

Vantagens e desvantagens da ferramenta Mapeia Pedágio

mapeia-pedagio

Vantagens:

Você vai perceber que os benefícios da ferramenta em especial tem uma relação direta com o planejamento em si da rota. Vamos lá?

Redução de custos

Ao simular e pesquisar os melhores caminhos, você consegue eliminar despesas que antes eram camufladas. Da mesma forma, é possível reduzir os custos.  

Equipe mais produtiva

Mas não é só no aspecto financeiro que você encontrará benefícios. Entretanto, no quesito gestão de pessoas, o seu negócio tem muito a ganhar também. Além disso, com o planejamento da rota, a equipe consegue executar um trabalho estratégico com mais facilidade e praticidade, evitando possíveis problemas relacionados a essa tarefa. 

E, assim, teremos outro ganho: o tempo. Os profissionais, em vez de se dedicarem a solucionar problemas do transporte, por exemplo, poderão desempenhar outras funções.

Motivação na alturas

Depois de tudo que falamos no tópico anterior, é claro que a equipe como um todo ficará mais motivada, né? Mas, em relação aos caminhoneiros, em especial, sabemos que a atividade exige diversos sacrifícios. Estar no volante atrapalha por bastante tempo atrapalha consideravelmente o bem estar do motorista. 

Com o planejamento, você consegue selecionar as melhores rotas com antecedência, evitando, dessa forma, trânsito e problemas desnecessários. Além disso, nem precisa dizer o quanto isso aumenta a motivação dos motoristas, né?

Desvantagens:

Versão mobile

A ferramenta não conta com uma versão para smartphone, ao contrário de algumas opções da concorrência. Por isso, ela só pode ser acessada via navegador, o que prejudica um pouco a facilidade de acessar a plataforma.

Apenas uma rota

Outro ponto importante! A Mapeia Pedágio só permite que sejam adicionados o endereço de origem e o destino final. Não é possível inserir outros endereços para o motorista se locomover ao longo do caminho, por exemplo. Assim, é mais fácil ter um gerenciamento de risco.

Infraestrutura

Por último, mas não menos importante! Sabemos que as rodovias nacionais, infelizmente, contam com vários problemas de infraestrutura e segurança. Mas o que muita gente não sabe é que essas questões relacionadas à qualidade podem prejudicar a médio e longo prazo o automóvel.

Conheça as principais funcionalidades do Mapeia Pedágio

A plataforma conta com recurso com objetivo de facilitar a navegação propriamente. Confira agora a lista:

  • Inteligência que facilita a inserção de endereços;
  • Possibilidade de navegar no site usando recursos da tela ou do mouse;
  • Possibilidade de acompanhar o valor de cada pedágio individualmente;
  • A própria ferramenta identifica o pedágio e te mostra, no mapa, o endereço;
  • Ao inserir os endereços, você automaticamente recebe a rota ideal;
  • Além das informações de pedágio, você tem acesso à distância percorrida e a uma estimativa do tempo da viagem – claro, outros fatores podem influenciar no trânsito, mas uma noção sempre ajuda no planejamento.

Como acessar a ferramenta Mapeia Pedágio 

Você pode acessar a plataforma por meio da internet a partir de qualquer navegador instalado no seu computador. É só abrir o browser e inserir a seguinte URL: https://www.mapeia.com.br/

Logo de cara, você será direcionado para a tela principal da ferramenta e poderá usá-la facilmente. Vale destacar que a ferramenta não conta com uma versão mobile, apenas o portal mesmo, que funciona via browser.

Informações necessárias para usar a ferramenta

A plataforma é super fácil de usar. Daqui a pouco, você vai conferir o nosso tutorial e descobrir isso. Mas, antes de realizar a simulação, você vai precisar ter em mãos algumas informações obrigatoriamente e outras de maneira opcional, como:

  • Endereço de origem (informação obrigatória); 
  • Destino final (informação obrigatória); 
  • Estimativa de R$ / litro (informação opcional);
  • km / litro (informação opcional).

Como usar Mapeia Pedágio para rastrear os pedágios? Confira o passo a passo agora

Passo 1

Acesse o site da ferramenta por meio do link https://www.mapeia.com.br/.

Passo 2

Você encontrará alguns campos a serem preenchidos na lateral esquerda.

Passo 3

Primeiro insira o endereço de origem. Tente ser o mais específico possível. Nada de colocar só o nome da cidade, viu? 

Exemplo errado: Rio de Janeiro
Exemplo correto: Rua da Passagem, 101 – Botafogo, Rio de Janeiro, CEP: 22290-031

A própria ferramenta conta com uma inteligência que identifica o endereço antes mesmo de você digitá-lo completamente. Na prática, funciona assim: você digita a rua e plataforma indica opções para você, com o endereço completo.

Passo 4

Agora é a hora de adicionar o endereço de partida. Aqui também é importante seguir as orientações do passo anterior.

Passo 5

Em seguida, você pode inserir os tópicos opcionais. O primeiro deles é o R$ / litro. 

Passo 6

O segundo é a estimativa de KM/ litro.

Passo 7

Após adicionar esses dados, clique no botão roxo “mapear”.

Passo 8

Pronto! Imediatamente, você terá acesso aos resultados. Repare que você poderá ver outras informações além do valor do pedágio, como a distância a ser percorrida e uma estimativa da duração da viagem. 

Conheça outras ferramentas para calcular o pedágio com antecedência  

Além disso, você consegue encontrar ótimas ferramentas online, que funcionam tanto em navegadores convencionais, como a Mapeia Pedágio, quanto em dispositivos móveis. Conheça agora alguns exemplo: 

Deu pra aprender bastante sobre a ferramenta Mapeia Pedágio e os benefícios de planejar a rota com antecedência? A gente sempre divulga informações e materiais como esse com o objetivo de te deixar o mais informado possível. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral.

Até a próxima!