Image
MDF-e: o que e pra que serve? Quais são as vantagens?

MDF-e: o que e pra que serve? Quais são as vantagens?

Quantas vezes a sua transportadora já esteve perdida em meio a milhares de papéis e documentos fiscais? Afinal, este cenário já foi comum quando ainda existia a Carta Frete e as impressões de todas as notas fiscais e demais documento relacionados ao transporte de cargas eram em papel. Felizmente, hoje é o MDF-e (Manifesto de Carga Eletrônico) que vigora.

Antes x depois do MDF-e

Sem o MDF-e as transportadoras geravam e imprimiam todos os documentos auxiliares, notas fiscais, guias e conhecimentos de transporte. Tudo isso para entregá-los aos autônomos, que deveriam portar todos estes documentos ao longo da viagem para verificações e fiscalizações nas estradas.

Entretanto, hoje, as transportadoras possuem registros comerciais e de prestação de serviços de transporte de cargas em um único documento. Ele fica salvo eletronicamente e pode ser acessado por meio de usuário e senha de qualquer dispositivo eletrônico.

Além disso, este documento único pode ser facilmente enviado de forma direta aos órgãos responsáveis pela fiscalização. Isso otimiza o tempo de todos os envolvidos.

Quais as principais vantagens do MDF-e?

mdfe
close up programmer man hand typing on keyboard laptop for register data system or access password and writing configuration for protection with virtual interface of cyber security at operation room , concept

As principais vantagens do MDF-e são:

  • Simplificar e agilizar o registro;
  • Identificar as cargas;
  • Fiscalizar documentos fiscais dos fornecedores e prestadores de serviço de transporte.

Ou seja, este é o grande objetivo pelo qual o MDF-e foi criado. Para entender um pouco melhor como isso funciona no Brasil, vamos pensar inicialmente que nos principais documentos fiscais necessários a qualquer transação comercial de transporte rodoviário de cargas: as notas fiscais e os conhecimentos de transportes eletrônicos.

Quais são os outros documentos envoltos no transporte de carga?

Nota Fiscal Eletrônica (NFe)

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é todo e qualquer documento emitido eletronicamente pela transportadora. Ele reúne todas as informações fiscais de determinada operação comercial. No entanto, isso significa que neste documento estarão todos os dados referentes às mercadorias e cargas comercializadas naquele frete.

Possui validade jurídica, pois é autorizado pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ). Por isso, deve contar com a assinatura digital do emitente. O MDF-e pode substituir arquivos como o Manifesto de Carga modelo 25 e a Capa de Lote Eletrônica (CL-e).

Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE)

Mesmo com o documento eletrônico, ainda é gerado junto à NF-e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), representação gráfica impressa da NF-e que é utilizada pelo transportador autônomo para acompanhar o trânsito das mercadorias durante sua viagem.

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe)

O outro documento essencial envolvido no transporte rodoviário de cargas é o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). Este também é emitido de forma digital e é utilizado para documentar, para fins de fiscalização, uma prestação de serviço de transporte de cargas.

Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE)

Para o acompanhamento do transporte, da mesma forma que com a nota fiscal, o motorista deve estar sempre com o Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE) impresso, gerado junto ao CT-e.

CIOT Gratuito
#ParaTodosVerem: Emissão de CIOT Gratuito pela Truck

Integração dos documentos fiscais

Estes dois documentos fiscais citados possuem validade jurídica tanto quanto o próprio MDF-e. Se estiverem com sua assinatura digital emitida pela transportadora e por meio da chave de acesso única para cada documento, que pode ser encontrada nos documentos auxiliares.

O MDF-e, então, serve para situações em que o veículo que estiver realizando o frete estiver portando mercadorias distintas das especificadas na nota, que requeiram a emissão de mais de uma nota fiscal ou mais de um CT-e.

Essa distinção pode estar tanto no transporte de cargas de empresas diferentes, quanto pela entrega precisar ser realizada em estados diferentes, por exemplo. Com isso, o processo é facilitado por não ser necessário emitir diversas notas fiscais ou conhecimentos de transporte. Reunindo tudo em um único documento, o MDF-e.

Como funciona a emissão do MDF-e?

Cabe sempre à transportadora realizar a emissão do MDF-e. Para realizar o processo de emissão, a sua transportadora deve ser credenciada junto à Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) da sua região e na sequência:

  • Adquirir um certificado digital, para garantir validade jurídica aos seus documentos;
  • Contratar, obrigatoriamente, um Sistema Emissor de MDF-e;
  • Acompanhar e realizar ações em todos os documentos gerados por meio da sua conta no software emissor.

É importante destacar aqui que, após a sua transportadora registrar o seu MDF-e junto à SEFAZ, não será mais possível fazer alterações relacionadas a veículos, cargas e documentação. Somente poderão ser incluídos ou substituídos condutores ao longo da operação registrada.

Caso ocorra alguma mudança muito importante e seja preciso alterar dados do MDF-e durante o trajeto, que não estejam relacionados aos condutores, a sua transportadora precisará realizar o encerramento do MDF-e em questão e proceder com a emissão de um novo, realizando as alterações necessárias.

mdfe

Assim que a sua operação for concluída, ou seja, quando as cargas forem comprovadamente entregues, a transportadora emitente do MDF-e deverá, então, realizar no sistema emissor o procedimento definitivo de encerramento de MDF-e.

Dessa forma, sinaliza-se para a SEFAZ que a operação está concluída, Assim, os veículos e condutores registrados nelas ficam liberados para serem registrados em novas operações, por meio da emissão de novos MDF-e.

Conclusão

Para fazer um resumo, os principais objetivos e vantagens do MDF-e são:

  • A unificação de informações sobre as cargas que envolvem mais de um CT-e ou NF-e, transportadas por um mesmo veículo;
  • O registro e identificação das alterações ou substituições das unidades de transporte ou de carga e seus condutores;
  • O registro do início e fim de cada operação de transporte;
  • A facilitação e agilidade do trabalho nos postos de fiscalização nas estradas;
  • Rastreamento da circulação física da carga.

Ficou mais claro para você o que é o MDF-e e como ele pode ser útil na sua transportadora? Continue acompanhando o nosso blog para não perder nada! 😉