Image
Roteirizador: como reduzir custos apostando em rotas alternativas

Roteirizador: como reduzir custos apostando em rotas alternativas

O roteirizador é uma ótima alternativa para entrar no planejamento de uma viagem. Afinal, sabemos que se trata de uma tarefa que exige cuidados de qualquer empresa que realiza transporte de cargas. São fundamentais para garantir uma viagem tranquila:

  • Identificar o melhor caminho;
  • Valores de pedágios;
  • Distância de postos de abastecimentos e outros fatores.

Para entender a fundo como trazer todos esses benefícios para sua rota, continue a leitura do nosso artigo!

O que é um roteirizador?

Para a escolha da rota, muitas empresas utilizam o processo manual e acabam subestimando os custos a mais que uma viagem mal planejada pode ter. Ou ainda, criam vícios de rotas e podem perder a chance de encontrar opções mais otimizadas. É, por isso, que o roteirizador é uma ferramenta essencial para quem quer encontrar resultados melhores para os trajetos.

Trata-se de um sistema de programação de entrega dinâmica, que leva em conta as variáveis da viagem para mostrar as melhores rotas, com base em algoritmos para otimização. Ou seja: o roteirizador é uma ferramenta tecnológica para planejar e controlar a operação de transporte.

Como o roteirizador traça a rota?

rota
city map 3d rendering image

Para cada viagem e tipo de carga existe uma série de fatores que se devem ser levados em consideração. Por exemplo:

  • Se o produto é perecível;
  • Se a cidade ou estado por onde o caminhão passará não tem nenhuma restrição com as qualidades do veículo;
  • Respeitar horários para circulação de determinados tamanhos de caminhões e outros.

De maneira geral, a roteirização considera e negativa todos os fatores que podem atrasar e desqualificar uma viagem bem sucedida. E assim, planeja a rota de forma personalizada.

Vantagens de usar um roteirizador

1) Otimiza tempo e produtividade

O roteirizador organizará as informações mais relevantes para otimizar o tempo da viagem e garantir uma direção defensiva. Para isso, levará em conta:

  • A distância até o destino;
  • Capacidade do veículo;
  • Horários dos pontos de paradas;
  • Sequência dos pontos de entrega em estados, cidades e bairros.

Ou seja, irá gerar rotas com equilíbrio em termos de distância e número de entregas. Assim sendo, tanto o motorista quanto o caminhão são aproveitados em suas melhores performances.

Esses fatores refletem no aumento a longo prazo do faturamento, otimização da logística da empresa com mais organização e planejamento, assim como profissionalização do setor logístico.

2) Reduz custos

Para considerar qual rota é a melhor opção, o roteirizador calcula os gastos de combustível e pedágio. A longo prazo, essas decisões serão refletidas nos custos de pneus e trocas de óleo também.

Ainda é possível controlar a jornada do motorista e reduzir as horas extras, já que com o roteirizador pode-se validar se o que foi programado é realmente o que foi executado.

Vale pedágio obrigatório

3) Oferece serviço diferenciado

Ainda na qualidade de otimizar o tempo, a empresa que optar pelo roteirizador pode notificar o cliente da entrega. Por exemplo, é possível informar se o caminhão já saiu do centro de distribuição ou se chegará ao local de entrega em X horas. Isso evita que o motorista espere horas para ser atendido e ajuda a empresa a se programar para receber.

Com isso, o lead time (métrica que calcula o tempo entre o momento em que o pedido foi feito pelo cliente até a chegada do produto no mesmo) não é prejudicado. Além de ser um diferencial competitivo para o negócio, é muito bem visto pelos consumidores.

4) Cobrança justa

É comum para o setor de transportes fazer o cálculo do frete por quilômetro rodado. Dessa forma, ao traçar a rota pelo melhor caminho, a empresa pode cobrar o valor mais justo do cliente, já que o trajeto será escolhido pelo melhor e menor caminho fazendo com que o gerenciamento de risco seja eficaz.

É importante que a empresa prestadora do serviço ajuste o seu roteirizador para as necessidades do cliente, como horário de chegada, por exemplo.

O serviço de roteirização do TruckPad

O TruckPad, plataforma de localização e contratação de motoristas de caminhão autônomos, conta com um sistema de roteirização: o MinhasRotas. O serviço é oferecido como resultado de uma parceria com a Maplink, empresa especializada em roteirização.

Funciona da seguinte forma: Após criar uma carga no sistema TruckPad e informar o endereço de coleta, características da carga e do caminhão, a ferramenta devolve informações de custos com pedágio e diesel para aquela rota.

Depois do caminhoneiro ser contratado, é possível acompanhá-lo no mapa e saber onde ele está, de acordo com a geolocalização. Essa informação também pode ser compartilhada com outras equipes e com os clientes através de um link público.

Deu pra entender a importância do roteirizador para transportar suas cargas? Além de ser um facilitador para você e para o caminhoneiro ao longo da rota, é uma ferramenta que oferece muito mais segurança e praticidade na rotina do transporte rodoviário de cargas! Se você curtiu esse conteúdo e quer receber outros materiais assine nossa newsletter!