Image

As principais vantagens e aplicações da Indústria 4.0

A Indústria 4.0, corresponde, para muitos teóricos, ao novo paradigma de gestão e organização das indústrias. A 4ª Revolução Industrial é possível graças ao desenvolvimento das tecnologias de automação e troca de dados, como Internet das Coisas (IoT). A proposta dessa inovação é conectar aparelhos tecnológicos usados no dia a dia das pessoas à rede. Por conta desse conceito, surge a ideia de “fábrica inteligente”, onde os equipamos da indústria estariam conectados à rede. Outro elemento importante é a computação em nuvem. Com ela, os dados são armazenados em um serviço que pode ser acessado a qualquer hora.

CIOT Gratuito
#ParaTodosVerem: Emissão de CIOT Gratuito pela Truck

Mas, afinal, quais os benefícios da Indústria 4.0?

A principal vantagem da Indústria 4.0 é a inteligência no processo de fabricação da mercadoria de ponta a ponta. Ou seja, todas as etapas contam com o auxílio de equipamentos e tecnologias avançadas. Com isso, haverá uma redução na quantidade de erros causados por funcionários. Haverá ainda uma economia de tempo, já que será possível coletar e analisar dados com mais praticidade. Logo, os próprios equipamentos poderão fazer isso, segundo o princípio de capacidade em tempo-real. As máquinas também deverão ser inteligentes o suficiente para tomar decisões assertivas.

Além disso, haverá uma grande redução do desperdício e economia de energia. O processo ainda poderá ser considerado mais seguro.  Por conta disso, a Quarta Revolução industrial promete enxugar os gastos e aumentar a eficiência da indústria, além de tornar o processo de fabricação como um todo mais inteligente.

Vale destacar que a proposta da Indústria 4.0 não é substituir a mão de obra humana, mas sim torná-la mais inteligente. A ideia é que as máquinas possam cuidar das atividades pesadas e/ou repetitivas enquanto as pessoas se dedicam a atividades motoras e detalhadas que requerem atenção e discernimento. Dessa forma, é importante que, como as empresas, os funcionários busquem estudar e se atualizar para saber lidar com a chegada dessas inovações.

Quais soluções já são aplicáveis?

Há casos de uso de novas tecnologias para ampliar a experiência do consumidor em lojas de varejo. A Lowe Innovation Labs, em parceria com Fellow Robots, apresentou um robô autônomo. Lançado em 2016, o LoweBot (veja o vídeo em inglês) consegue encontrar os produtos que o cliente quer comprar na loja, além de conversar com ele em inglês e espanhol. Além disso, o robô consegue rastrear o estoque em tempo real e, com isso, analisar as compras. Assim, ele pode ajudar a identificar padrões de compra.

O conceito de lojas inteligentes não se restringe apenas aos robôs. O português Luís de Matos idealizou o WiiGo, uma espécie de carrinho virtual que acompanha o cliente na loja. A partir do uso tecnologia de reconhecimento de imagem e a um sensor Kinetic da Microsoft, o aparelho não se perde do cliente e consegue desviar dos obstáculos.

Outros exemplos de Indústrias 4.0

A impressora 3D também já se tornou uma realidade. Com ela, é possível imprimir peças de diferentes tamanhos e capacidades, que vão de brinquedos a casas e carros. A novidade promete movimentar diversos mercados – inclusive a logística. A impressão funciona da seguinte forma: o molde do objeto deve ser projetado por meio de um aplicativo que possua recursos em 3D. Logo depois, é só enviar esse desenho para a impressora. Ficou curioso para ver como a impressão em 3D é feita? Assista abaixo ao vídeo (em português) do Strati, um carro elétrico que foi construído por meio dessa tecnologia:

Outro exemplo de solução aplicável é o caminhão sem motorista. Você não leu errado. É isso mesmo. O veículo não precisa ser dirigido por uma pessoa. A ideia já foi levantada pelo Google, inclusive, que apresentou um protótipo do carro autônomo há três anos. Eles podem circular nas ruas, sem a intervenção de um ser humano. Por conta disso, eles não possuem volante, nem acelerador e nem pedal de freio.

Podemos perceber que a Indústria 4.0 deve impactar cada vez mais setores, e já temos algumas soluções sendo aplicadas em diversas áreas – inclusive, na logística das companhias – no país e no mundo.  Se quiser saber mais sobre como surgiu o conceito de Indústria 4.0, ver outras soluções já aplicáveis e entender como o Brasil está em relação a nova revolução, baixe gratuitamente nosso eBook Indústria 4.0: a revolução da conectividade.