Image

Por que o TruckPad chegou ao topo?

A Agência Transporta Brasil divulgou em julho de 2019 uma matéria que conta como um aplicativo de frete trilhou um caminho de sucesso e chegou ao topo. Leia na íntegra e acompanhe de perto a trajetória do TruckPad.

Quem acompanha o Transporta Brasil já há alguns anos vê esta marca com frequência em nosso noticiário. O TruckPad foi o primeiro aplicativo brasileiro a aproximar caminhoneiros e cargas. Depois dele, vieram muitos. Mas, jornalisticamente, fomos capazes de acompanhar os fatos e ver a evolução da utilização desses sistemas pelos caminhoneiros brasileiros.

Em 2011, ninguém tinha smartphone no Brasil. Apenas uma elite privilegiada. Mesmo assim, o empreendedor Carlos Mira decidiu levar sua ideia de uma plataforma eletrônica para facilitar a vida dos caminhoneiros e transportadores brasileiros à frente. O app foi criado, os investimentos aconteceram e, a partir de 2013, o caminhoneiro brasileiro começou a experimentar um jeito diferente de trabalhar.

Curadores de carga

Com o passar os anos, a penetração de smartphones no Brasil explodiu. Em 2018, 76% dos motoristas tinham o aparelho com acesso à internet. Hoje, o TruckPad movimenta milhares de cargas por dia e já ultrapassou a marca de 1 milhão de downloads, com mais de 20 mil ativos por dia.

E o que faz desta plataforma uma ferramenta confiável, que muitos caminhoneiros e empresas usam todos os dias? Sabe-se que a possibilidade de cargas falsas e armadilhas acertadas por meio desse tipo de aplicativo são realidades. Casos já aconteceram no Brasil, com caminhoneiros de má índole roubando a carga agendada pelo aplicativo e empresas de fachada escondendo bandidos que atacaram o caminhoneiro que foi buscar a mercadoria falsa.

A resposta para esta questão, o fundador Carlos Mira tem na ponta da língua:

“Somos um sistema criado para que o caminhoneiro não desperdice tempo e nem dinheiro procurando sua próxima carga e para que os profissionais de logística das empresa de transportes tenham mais agilidade em sua tarefa de contratar motoristas autônomos para transportar suas cargas. Temos ótimas oportunidades de frete para caminhoneiros e ao mesmo tempo oferecemos os melhores motoristas para os embarcadores, dentro da nossa plataforma”.


Carlos Mira – CEO do TruckPad

E para garantir que tudo funcione bem nas etapas de localização e contratação de um motorista autônomo, a plataforma foi construída para que tanto as ofertas de cargas, bem como todos os motoristas, sejam criteriosamente analisados e checados por uma equipe de curadoria.

“Contamos, hoje, com 80 pessoas neste departamento. É a curadoria que autoriza a publicação de um frete no sistema, depois de passar pelos nossos filtros de controle de qualidade de frete”.


Carlos Mira – CEO do TruckPad

Para se ter ideia do rigor com que as informações são apuradas, o executivo aponta que 50% das ofertas de cargas não são aprovadas na plataforma e barradas:

“Garantimos aos caminhoneiros que em nossa plataforma apenas os melhores fretes, das melhores empresas do Brasil sejam ofertados. Da mesma forma, também checamos todos os dados dos caminhoneiros antes de os oferecermos para as transportadoras”.


Carlos Mira – CEO do TruckPad

Além de mais segurança, o sistema também ganha regularmente novas funcionalidades. Além do sistema “match”, que liga caminhoneiro e carga, a plataforma também proporciona automação de processos que agiliza os embarques e as viagens, premia os bons caminhoneiros e embarcadores e criam um ecossistema de serviços interligados para que tudo seja instantâneo e confiável.

“Estamos criando um banco de dados colaborativo, integrado com outros sistemas, como os das gerenciadoras de risco, e isso nos permite fazer uma consulta cadastral do motorista em menos de um minuto, liberando o caminhoneiro para o embarque rapidamente. Além disso, temos o acompanhamento da viagem em tempo real, dando todo suporte para o motorista que, logo depois de comprovar a entrega da carga, tem o pagamento do frete garantido”.


Leandro Morais – Diretor de Operações do TruckPad

Como somos apaixonados por transporte e tecnologia, seguimos de olho na qualidade dos sistemas disponíveis e no que está por vir. Aqui, na Agência Transporta Brasil, você acompanha tudo sob o olhar do transporte.

Gostou da matéria e quer entender mais sobre as nossas soluções e como podemos ajudar transportadores e caminhoneiros? Então, entre em contato conosco aqui. Queremos que você também faça parte dessa trajetória de sucesso!