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As 20 melhores rodovias brasileiras para caminhões

As 20 melhores rodovias brasileiras para caminhões

A CNT (Confederação Brasileira de Transportes) realiza anualmente uma pesquisa sobre as rodovias brasileiras. O objetivo é identificar os fatores que interferem, direta ou indiretamente, na atividade e segurança dos usuários do setor de transporte rodoviário de cargas.

No último resultado da pesquisa, em 2018, revelou o ranking das 20 melhores rodovias brasileiras. A base para o estudo foi:

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  • Tipo de pavimentação;
  • Condições da sinalização;
  • Geometria da via.

Para entender mais sobre os resultados dessa análise, acompanhe o nosso post!

Entenda o cenário atual das rodovias brasileiras

Já sabemos que grande parte do transporte de carga é feito por via de rodovias, de acordo com a Fundação Dom Cabral, cerca de 75% do escoamento na nacional é realizado pela malha rodoviária.

Por isso, com esse cenário, a necessidade de uma boa infraestrutura é cada vez maior. Mas, infelizmente, não é o que acontece. De acordo com um outro estudo feito pela CNT, foi destacado uma queda na qualidade das rodovias do país em 2017. A análise foi feita em 106 mil kilometros, sendo mais de 60% considerados trechos regulares, ruins ou péssimos.

Além disso, apesar de um aumento significativo na extensão de rodovias brasileiras, um aumento de quase 80% em 10 anos, o índice de qualidade está bem longe do ideal.

Um dos grandes fatores para esse indicador instável é, principalmente, a economia nacional. Isso porque são feitos baixíssimos investimentos de infraestrutura.

Afinal, o que faz uma rodovia ser considerada boa?

Para uma rodovia ser considerada em boa condição não é apenas a situação do asfalto que é avaliado, mas sim um conjunto de fatores. Veja só alguns deles:

  • Sinalização;
  • Segurança;
  • Vigilância permanente;
  • Pontos de parada;
  • Assistência;
  • Faixas de domínio bem conservadas.

Com base nisso, só o Estado de São Paulo teve classificação em 19 das 20 melhores rodovias segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2018.

Quais os  impactos de uma rodovia sem estrutura?

Qualquer empresa que tenha área de logística de transporte deve saber que a realidade das rodovias brasileiras interferem diretamente na qualidade de entrega do frete.

Veja abaixo alguns dos pontos mais impactantes para o setor!

Aumento do tempo de entrega

O aumento do tempo necessário para realizar as entregas é um fator que está nitidamente relacionado com as condições das rodovias brasileiras. Isso porque mesmo que as empresas que fazem a contratação de motoristas autônomos estão livres de qualquer custo com o veículo, não estão isentas de sofrer com atrasos, pois é natural rodovias em más condições exigirem mais cautela e menor velocidade.

Danos ao caminhão

Com estradas esburacadas e fora de condições ideais é apenas questão de tempo os danos na frota e na carga.

Risco de acidentes

Além disso, há um grande risco de acidentes. Claro que essas ocorrências também são preocupantes para gestores de frota própria, uma vez que todos os custos ficam à cargo da própria transportadora.

No entanto, com estes cenários acima, nossa recomendação é o uso de um roteirizador. Ele consegue planejar uma viagem identificando o melhor caminho de acordo com as preferências do gestor da operação.

Quais são as 5 maiores rodovias que cortam o Brasil

O Brasil é classificado como a quarta maior rede de estradas e rodovias do mundo todo. Sendo que a maior rodovia do país é BR-116 com 4.660 km de extensão.

Abaixo listamos as 5 maiores rodovias do Brasil. Confira!

BR-116

Como citamos acima, a BR-116 é a maior rodovia do Brasil com 4.660 km de estrada pavimentada. Além disso, tem início em Fortaleza, no Ceará, a rodovia percorre por 10 estados brasileiros, com final no Rio Grande do Sul.

BR-101

Sendo a segunda maior estrada brasileira, a BR-101 acompanha o litoral. Com 4.482 km, seu início é no Rio Grande do Norte e termina na cidade Rio grande.

BR-364

A terceira maior rodovia é a BR-364 com 4.309 km. Atravessando 6 estados do Brasil, ela inicia em São Paulo, atravessa o Acre e termina o percurso na divisa com o Peru.

BR-230

A BR-230 (Transamazônica) também tem 4.309 km de extensão. A diferença com a BR-364 é que metade dela não é pavimentada. Por isso, esse trecho fica intransitável muitas épocas do ano devido a lama após chuvas. A Transamazônica se inicia na Paraíba e e termina no Amazonas.

BR-164

A quinta maior rodovia brasileira é a BR-164 com 4.057 km. Atravessando 6 estados, ela se inicia no Rio Grande do Sul e termina no Pará.

Conheça as melhores rodovias brasileiras

De acordo com a pesquisa da CNT de Rodovias 2018, a melhor estrada para trafegar no Brasil é a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), que está na primeira posição há sete anos. Confira o ranking completo:

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Deu pra ter um panorama completo das rodovias brasileiras? Esperamos que sim. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, fique à vontade para deixar nos comentários abaixo. Ah! Sempre que quiser ler esse conteúdo, acesse pelo pdf deixando o seu e-mail no box abaixo!