Image

Bitcoin e Blockchain: tecnologias para mudar o setor de transporte e logística

Apesar da evolução de quase uma década das moedas digitais, foi apenas no fim de 2017, que grandes bancos e fundos investidores, começaram a usar as criptomoedas – mais especificamente o Bitcoin -, o que ocasionou a bolha que vimos noticiada em todos os lugares. Mas foi esse grande boom em dezembro de 2017 que começou a despertar a atenção do mundo todo para a tecnologia.

O assunto Bitcoin e Blockchain está entre os temas da programação do 3º Frotas Conectadas, que terá como um dos palestrantes Fabio Akita, Cofundador da Codeminer 42. Eu conversei com ele e trouxe alguns dos pontos que ele pretende abordar no evento. Confira!

Entrevista com Fabio Akita, Cofundador da Codeminer 42

Mesmo com a popularização do Bitcoin, as criptomoedas ainda parecem deixar muita gente com um pé atrás. As transações com essas moedas são mais arriscadas que transações convencionais?

Na verdade, as transações com criptomoedas são menos arriscadas que transações convencionais, já que acontecem diretamente, e você mesmo detém a custódia do seu dinheiro.

O grande problema de fraude acontece quando a transação envolve corretoras de moedas digitais, utilizadas para fazer a custódia das criptomoedas. Cada corretora define a melhor a segurança da tecnologia, sendo as equipes de desenvolvimento as responsáveis por proteger o sistema e guardar de ataques de hackers.

Contudo, como as criptomoedas partem do pressuposto de uma economia descentralizada (e ainda não regulamentada), sem a figura de um Banco Central, por exemplo, qualquer problema enfrentado em relação a invasão de sistema, será uma perda do próprio investidor ou comprador.

Como você avalia o crescimento do uso de criptomoeda a curto e médio prazo?

Agora, passado o grande boom do Bitcoin, as criptomoedas estão desacelerando e normalizando, o que possibilita que outras grandes empresas entrem no negócio de forma mais sustentável. Além disso, já estão sendo discutidas em muitos países leis e regulamentação dessas moedas. Isso facilita ainda mais a entrada das grandes corporações. Assim, espera-se que quando essas empresas e investidores entrarem, aconteça um novo crescimento, mas dessa vez muito mais controlado e saudável.

Quais são os países que mais utilizam as criptomoedas?

Diferente do que pode-se pensar, essa não é uma tecnologia do Vale do Silício: os Estados Unidos detém apenas ¼ do uso das criptomoedas. De todas as transações mundiais, quase metade é feita na Ásia, sendo o maior uso no Japão.

E no Brasil, como está o uso se comparado a outros países?

O Brasil ainda está bem atrás no uso da tecnologia: junto com outros países, faz parte dos 25% restantes do total. Além disso, em nosso país, a maioria das corretoras negocia ainda na maior parte o Bitcoin em vez de focar nas centenas de outras alt-coins (alternativas de moedas digitais).

Até bem pouco tempo a segurança também era bem falha, mas tem melhorado com as novas corretoras que têm entrado no mercado e deve evoluir ainda mais esse ano.

E o que você espera das discussões sobre o assunto no Frotas Conectadas?

Hoje a discussão do blockchain ainda está muito focada na especulação das criptomoedas, com foco sempre em Bitcoin. Esse é um tema muito legal que eu espero ver dúvidas e discutir, mas existem muitos outros usos do blockchain. Por se considerado um protocolo de confiança, tem surgido muitas aplicações: bancos, corretoras, financeiras, seguradoras, operadoras, meios de pagamentos, entre outros, se preparam para oferecer novos serviços para os clientes com uso de blockchain.

Acho que a discussão pode ser ainda mais ampla e proveitosa se pudermos falar dessas possibilidades.

Sobre o Frotas Conectadas

O Frotas Conectadas é um dos maiores eventos da América Latina do setor de transporte e logística, que em 2018 acontece nos dias 22 e 23 de maio em São Paulo.

A proposta deste ano é criar um fórum ideal para que a Indústria Automobilística se encontre com a Indústria de Tecnologia e com empresas de transporte para debater e entender a nova realidade do transporte de cargas e de passageiros no Brasil.

O objetivo com as discussões é entender qual é o avanço das iniciativas e dos modelos de negócios que começam a surgir no mercado brasileiro e internacional, casos de uso e quais são os desafios das organizações para implantar projetos inovadores.

Faça sua inscrição pelo site: https://www.frotasconectadas.com.br/