Image
Caminhão Bitruck: qual carga é ideal para essa modalidade?

Caminhão Bitruck: qual carga é ideal para essa modalidade?

Depois do caminhão 3/4 ou VUC, é hora de falar do caminhão bitruck, um outro tipo de veículo que pode acrescentar no portfólio da sua transportadora.

Neste artigo, vamos entender como eles funcionam, como são categorizados em relação aos outros modelos de caminhão e quais são os seus principais usos. Vamos lá?

banner omnilink news

Tipos de caminhão

Com a grande variedade de caminhões disponíveis no mercado, é comum ficar confuso sobre em quais veículos investir para aumentar a produtividade da empresa. 

Por isso, apesar de estarmos falando em caminhões bitruck, para entender suas modalidades, antes de tudo precisamos ver quais são suas características e suas diferenças para outros tipos de caminhão.

Portanto, acompanhe esse comparativo e compreenda melhor as diferenças entre os tipos de veículos de carga mais comuns, segundo alguns critérios.

banner vibra premia

Caminhão bitruck

  • 4 eixos, sendo dois traseiros e dois dianteiros. Um eixo dianteiro é direcional e um traseiro é tracionado;
  • Capacidade de transporte de até 14 toneladas;
  • Até 14m de comprimento;
  • Muito usado como caminhão tanque ou para transportar mercadorias a granel.

Caminhão ¾ ou caminhão VUC

  • 2 eixos, um frontal e um traseiro;
  • Capacidade de até 4 toneladas;
  • Medidas de até 2,2m de largura por 7,2m de comprimento.

Caminhão toco ou semipesado

  • 2 eixos, um frontal e um traseiro, com tração no frontal;
  • Capacidade de 6 toneladas;
  • Até 14m de comprimento;
  • Peso bruto (caminhão toco + carga) de até 16 toneladas;
  • Muito usado para fazer mudanças como caminhão baú, transportar carga seca, carregar entulho ou material de construção.
banner vamos v1

Caminhão truck ou 6×2

  • 3 eixos, sendo um frontal e dois traseiros. Um dos eixos traseiros é tracionado;
  • Capacidade de até 14 toneladas;
  • Até 14m de comprimento;
  • Peso bruto (carga + caminhão) de até 23 toneladas.

Carreta

  • Divide-se em duas partes: cavalo (onde ficam o motor e a cabine do motorista) e carroceria (parte onde vai a carga). Os cavalos podem ser conectados a um ou mais semirreboques para formar a carroceria;
  • Pode ter 2 eixos no cavalo + 2 eixos no semirreboque ou 2 eixos no cavalo + 3 eixos no semirreboque;
  • Capacidade de 33 toneladas para carrocerias com 2 eixos e 41,5 toneladas para carrocerias com 3 eixos;
  • O comprimento máximo é de 18m total;
  • Opção mais usada no transporte de cargas.
banner bosch

Bitrem ou treminhão

  • Composto de cavalo mecânico trucado + 2 semirreboques;
  • Pode ter 7 ou 9 eixos (ganhando o apelido de bitrenzão);
  • Capacidade de até 57 toneladas com 7 eixos ou até 74 toneladas com 9 eixos;
  • Com 7 ou 9 eixos, o comprimento máximo é de 30m;
  • Possui duas articulações.

Rodotrem

  • Composto de cavalo mecânico trucado + 2 semirreboques;
  • 9 eixos;
  • Capacidade de até 74 toneladas;
  • Comprimento máximo também é de até 30m;
  • Possui três articulações;
  • Precisa de autorização especial para circular.

Tudo o que você precisa saber sobre o caminhão bitruck

Ok, agora que já falamos sobre os diferentes tipos de caminhão, que tal começar a aprofundar os conhecimentos sobre o bitruck? Vamos entender quais são as carrocerias que esse veículo pode receber, quais são suas características, quais mercadorias eles conseguem carregar com cada uma delas e quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar com caminhões bitruck. Leia abaixo!

Diferença entre caminhão bitruck e caminhão truck

Apesar de ter a mesma capacidade de carga, o bitruck recebe um eixo a mais do que o truck normal. Além disso, no transporte, os eixos servem para dividir melhor o peso da carga do caminhão e reduzir a força que ele aplica no asfalto.

Por isso, o bitruck se torna uma melhor opção que o truck normal: seu eixo extra torna ele mais leve e amigável para o asfalto, reduzindo o risco de danos que podem levar a multas.

#ParaTodosVerem: Solução de meio de pagamento via App, exclusivo da TruckPad

Carrocerias para bitruck: quais são suas principais características?

Quais são os tipos de carroceria para caminhão bitruck? Quais são suas características? Quer saber a resposta para essas perguntas? Então, acompanhe as descrições abaixo e saiba qual carroceria escolher para o bitruck da sua transportadora.

Caçamba graneleira

É uma caçamba de teto aberto e paredes altas. Permite o transporte de grandes quantidades de carga, ou seja, facilita para acomodar a mercadoria e garante mais segurança e efetividade no transporte, sem perda ou dano à carga.

É uma caçamba de grande durabilidade e tem uma ótima relação custo-benefício para quem investe nela, já que transporta muita quantidade, em segurança e permite várias modalidades diferentes de carga.

Carroceria tanque

É usada para o transporte de mercadorias que exigem cuidados especiais nas suas condições de armazenamento. Ela é um equipamento extremamente resistente, com seu compartimento pronto para transportar mercadorias inflamáveis em segurança e feita para carregar líquidos e, por isso, é equipada também com quebra-ondas, para estabilizar o conteúdo líquido.

Caçamba basculante

A caçamba basculante se assemelha à graneleira, porém é articulada. Sua caixa de carga, por exemplo, pode ser em formato redondo ou quadrado e permite o escoamento da mercadoria livremente, através de uma saída em formato basculante na parte traseira do compartimento (para até 46 graus).

Tipos de caminhão bitruck

Cada tipo de caminhão bitruck tem uma função e capacidade de carregar mercadorias específicas. Por isso, escolher um deles é uma decisão estratégica, que vai afetar quantos serviços você consegue fazer, quais clientes consegue atender e mexer com as perspectivas de negócios da sua transportadora.

Antes de tomar essa decisão na sua empresa, entenda quais são os tipos de bitruck e para que serve cada um deles.

Caminhão bitruck graneleiro

Usando a carroceria de grade alta, o graneleiro consegue transportar cereais a granel, como a soja, milho, arroz e feijão. No entanto, além dos alimentos, também são transportados materiais para a plantação, como adubos e fertilizantes. O caminhão bitruck graneleiro também tem uso para transportar mercadorias encaixotadas, engradados ou ensacados, e itens para construção ou indústria, como chapas e barras de aço.

Caminhão bitruck caçamba

A carroceria de caçamba basculante, usada no caminhão bitruck, é articulada. Por isso, seu principal uso é para transportar materiais de entulho e obra, como areia, brita e terra. Além disso, é comum também transportar materiais a granel soltos e descarregá-los pela traseira do compartimento do caminhão bitruck caçamba.

Caminhão bitruck tanque

Frequentemente o tipo de caçamba tanque é associada ao transporte de combustíveis, como, por exemplo, a gasolina, o etanol e o óleo diesel. Porém, o caminhão tanque bitruck pode ser usado para carregar qualquer tipo de líquido.

Vantagens e desvantagens dos caminhões bitruck

Confira os pontos positivos e negativos desse veículo antes de contratá-lo ou adquiri-lo para oferecer na sua transportadora.

Vantagens

1. Eles são compactos

Apesar de 14m parecer muita coisa, isso não é nada se comparado ao tamanho de algumas carretas. Com essas dimensões, os caminhões bitruck conseguem trafegar no perímetro das cidades, fazendo serviços típicos do trabalho urbano, como a distribuição de alimentos, por exemplo. 

Isso faz com que eles sejam extremamente úteis, além de necessários. Ou seja, ter um caminhão bitruck na sua frota pode garantir muito trabalho para a sua transportadora.

2. Eles são mais ágeis

Por serem veículos pequenos e mais leves, com baixa capacidade de carga em peso, os caminhões bitruck conseguem trabalhar com uma boa velocidade. Isso também significa que é possível fechar contratos com mais serviços e clientes graças a essa característica, o que também traz um aumento na renda.

3. Eles são mais leves

Com uma baixa capacidade de transporte de carga, pouco comprimento, peso leve e ainda eixos a mais do que os caminhões VUC, tocos e trucks, o bitruck se torna um veículos leve comparativamente. 

Isso é uma boa notícia porque caminhões leves tendem a causar menos danos ao asfalto, o que reduz o gasto de dinheiro com multas, além de consumirem menos gasolina e conseguirem alcançar velocidades maiores. Economia tripla.

Desvantagens

1. Eles não são veículos articulados

Apesar de serem típicos do perímetro urbano, os bitrucks são veículos fixos. Isso significa que a sua capacidade de manobra é menor, ou seja, pode ser difícil fazer curvas mais fechadas nas cidades ou entrar em ruas estreitas.

2. Eles não têm uma grande capacidade de carga

Suas 14 toneladas de capacidade limitam muito os trabalhos que podem fazer. Por isso, pode ser que você precise usar o mesmo caminhão para várias idas e vindas para entregar uma carga significativa.

3. Pode ser facilmente substituído 

Uma carreta que tenha um semirreboque de dois eixos, por exemplo, é um bom veículo para substituir o caminhão bitruck. Essa troca tem sido feita principalmente na função de graneleiro, porque a carreta acaba conseguindo transportar quase 6 toneladas a mais, uma diferença sensível em relação ao frete para bitruck.

Se você se interessou pelo caminhão bitruck, deve estar se perguntando se essa é uma escolha inteligente para a sua transportadora, se há frete para bitruck ou procura desse veículo para cargas, certo? Pensando nisso, para decidir se ele fará parte do portfólio de serviços da sua transportadora, acesse o site da Truckpad e confira a oferta de frete para bitruck e carga para esse tipo de veículo!

Obrigado por ler até aqui!