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Caminhão Truck: quais cargas são as mais indicadas para o modelo?

Caminhão Truck: quais cargas são as mais indicadas para o modelo?

O caminhão truck é um dos mais conhecidos e utilizados para o transporte rodoviário de cargas no Brasil. Ou seja, por ser considerado um caminhão forte e resistente, se trata de um veículo que possui inúmeras vantagens, a começar pela sua eficácia.

Mas, para que essa eficiência seja concluída com sucesso, algumas exigências devem ser seguidas, como, por exemplo, a carga transportada. Aqui neste artigo vamos listar as mercadorias mais comuns para esse tipo de caminhão e frota. Além disso, você vai ler sobre:

  • O que é um caminhão truck;
  • Carrocerias para esse tipo de caminhão;
  • Cargas mais comuns para o truck;
  • Vantagens e desvantagens do caminhão truck.

O que é um caminhão truck?

Denominado como caminhão truck ou também caminhão trucado, por exemplo, este veículo costuma ser composto por eixos mistos:

  • Simples: com uma roda de cada lado na parte dianteira;
  • Duplo: com duas rodas de cada lado na parte traseira.

Além disso, essa composição resulta em um caminhão que pesa, em média, 20 toneladas, com um motor bastante potente, o que viabiliza uma boa performance nas estradas brasileiras.

Lembrando que na classificação do caminhão trucado existe um outro modelo, o chamado caminhão bitruck. Por isso, nele, a principal diferença são os eixos duplos que se encontram tanto na parte dianteira quanto na traseira.

Caminhão de carga leve x pesada

Além disso, vale lembrar, que o truck pode ser classificado como caminhão de carga de leve/simples ou pesada. Tudo vai depender da composição do veículo e da sua necessidade para realizar o transporte. 

Os caminhões leves, por exemplo, são compostos por monoblocos, já os de carga pesada possuem unidades tratoradas

Tipos de caminhões

Conheça as diferenças e os tipos de caminhão mais comuns no Brasil:

  • Veículo urbano de carga (VUC)

O VUC ou caminhão 3/4 são veículos com limite de tamanho entre 2,2m de largura por 2,2m de comprimento. Além disso, conta com capacidade de até 4 toneladas e conta com 2 eixos, sendo um frontal e um traseiro.

  • Toco ou caminhão semipesado

Esse tipo de caminhão é um veículo de carga que não é articulado e conta com comprimento máximo de até 14m, peso bruto de até 16 toneladas e capacidade de 6 toneladas. Mas possui ainda 2 eixos, sendo um frontal (com tração) e um traseiro.

  • Caminhão truck

No geral, esse veículo é denominada em um conjunto de dois ou até três eixos, sendo um deles tracionado. Além disso, sua capacidade varia até 14 toneladas, com peso bruto de até 23 toneladas e 14 cm de comprimento.

  • Caminhão bitruck

As únicas diferenças entre o truck e o bitruck, é que o último possui quatro eixos, mas sendo um dos dianteiros direcional e um dos traseiros tracionado.

Tipos de carretas

  • Carreta

Existem 4 tipos de carreta de carga: 1) a carreta simples que é composta por um caminhão trator de dois eixos e um semirreboque de de um eixo duplo. 2) A carreta de dois eixos, como o próprio nome diz, é composta por um cavalo mecânico de dois eixos e um semirreboque também de dois eixos. 3) Já a carreta de três eixos é formada por um cavalo mecânico de dois eixos e um semirreboque de três eixos. 4) Por fim, a carreta cavalo trucado tem a composição de um semirreboque de três eixos puxado por um cavalo mecânico trucado.

  • Cavalo mecânico ou caminhão extrapesado

Além disso, o chamado cavalo mecânico ou também caminhão trator, geralmente, conta com dois eixos simples, sendo um deles tracionada. Por se tratar de um veículo extrapesado, o seu peso máximo de carga varia de acordo com o semirreboque que for anexado à ele.

  • Cavalo mecânico trucado ou LS

Na categoria de carretas, o cavalo mecânico trucado conta com um eixo duplo. Esse diferencial faz com que possa ser acoplada cargas mais pesadas, já que o peso é melhor distribuído.

  • Bitrem ou treminhão

Não é à toa que este veículo tem o apelido de “bitrenzão”. Afinal, é composto por um cavalo mecânico trucado e mais dois semirreboques. Além disso, pode ter de sete à nove eixos com comprimento de até 30m.

  • Rodotrem

No entanto, o rodotrem é o tipo de caminhão que mais aguenta grandes quantidades de cargas pesadas. Afinal, conta com 74 toneladas de capacidade, possui nove eixos e é composto por um cavalo mecânico trucado e mais dois semirreboques.

Carrocerias para esse tipo de caminhão

As carrocerias de caminhão truck devem seguir algumas especificações de medidas: ter, no máximo, 14m de comprimento, 2,6m de largura e 4,4m de altura.

Além disso, todas as carrocerias para caminhão truck são abertas, ou seja, o compartimento de carga é descoberto, funcionando melhor para cargas que não precisam de proteção.

Dito isto, vamos ver os tipos de carroceria mais usadas em cargas para o caminhão trucado.

Grade baixa ou carga seca

Essa carroceria é a mais comum para o caminhão truck e, como o próprio nome sugere, é focada no transporte de carga seca (ou seja, elementos não-perecíveis). Entretanto, ela tem paredes baixas na lateral e parte traseira do caminhão, sem teto ou cobertura para as mercadorias, o que deixa fácil o manuseio para carga e descarga.

O truck grade baixa é uma alternativa econômica, pois não custa muito e pode ser bastante usado. Geralmente, é feito em madeira, o que torna o seu custo ainda mais baixo, ou em alumínio, o que o torna mais leve.

Grade alta ou graneleiro

O nome da carroceria graneleira se dá porque ela é ideal para transporte de cereais a granel. Suas características são as paredes altas laterais e traseira, também sem teto. Além disso, ela pode ser coberta por uma lona, se necessário, para uma proteção extra da carga.

Com isso, ela é capaz de transportar grandes quantidades de produtos, comportar melhor as mercadorias e conferir mais segurança para cargas em caixas ou sacarias do que em uma carroceria de grade baixa, por exemplo. Geralmente, a graneleira tem uma estrutura bem simples, composta em grande parte por madeira.

Plataforma

Essa carroceria é literalmente uma plataforma acoplada ao caminhão, sem paredes ou teto. Geralmente, é usada para transportar veículos acidentados, com problemas mecânicos ou em condições irregulares de tráfego ou estacionamento. Além disso, por conta dessa função de socorro ou reboque para carros, ela costuma ter maneiras de facilitar a subida dos veículos, além de travas para mantê-los fixos na posição.

Porta-contêiner

O porta-contêiner tem grades bem baixinhas. Porém, seu encaixe próprio para contêineres permite a sua perfeita fixação, dando mais segurança à carga para caminhão truck. 

Caçamba basculante

Essa carroceria é ideal para transportar areia, brita, entulho e terra. Seu compartimento de carga é articulado, ou seja, existe um mecanismo que o inclina em até 46 graus para fazer a descarga por escoamento livre do material, através de um sistema de basculamento na caixa de carga. 

Baú

O baú pertence à categoria das carrocerias fechadas. Elas servem para cargas que precisam de uma proteção a mais, seja pela segurança ou pela conservação da temperatura no ambiente de transporte. Um truck baú tem paredes laterais e traseira altas e um teto, sendo totalmente vedada na forma de uma caixa (por isso, o nome de baú). Além disso, pelo formato básico, essa carroceria pode ser usada na maioria dos veículos de carga.

No entanto, ela serve tanto para assegurar a integridade da carga durante o transporte quanto para proteger o material das condições climáticas, evitando danos a mercadorias mais sensíveis, que possam ter seu gosto ou textura modificados. Usada geralmente para o frete de cargas secas, o truck baú também pode ter o compartimento de carga refrigerado ou como frigorífico, para manter os alimentos conservados e congelados.

Cargas mais comuns para o truck

As cargas secas são os principais produtos transportados em cargas para truck. No truck grade baixa, por exemplo, os produtos costumam ser mercadorias:

  • Encaixotadas;
  • Ensacadas;
  • Paletizadas;
  • Engradados de produtos;
  • Produtos em latas ou tambores;
  • Materiais de construção e indústria (como chapas e barras de aço).

O mesmo vale para o truck baú e para as carrocerias graneleiras, que além de tudo isso têm maior atuação no transporte de:

  • Cereais a granel no geral;
  • Soja;
  • Milho;
  • Arroz.
  • Feijão;
  • Materiais de plantação (como adubos e fertilizantes).

Assim como acontece em algumas situações com o truck de grade baixa, a caçamba basculante se destaca também no transporte de materiais de construção, como já falamos aqui. Entretanto, os carros são a principal carga dos truck plataforma e os porta-contêineres são auto-explicativos, levando estruturas que podem usadas para armazenamento, para virar escritórios e casas, para fazer banheiros de festivais e várias outras funções.

Por fim, o truck baú também apresenta a possibilidade de transporte de carga frigorificada, ou seja, alimentos perecíveis e que precisam de refrigeração. Bons exemplos são as carnes, frutas e laticínios.

Vantagens e desvantagens do caminhão truck

Um dos caminhões de frete mais tradicionais em trajetos urbanos, o caminhão truck, como qualquer outro, também apresenta forças e fraquezas. Vamos entender quais são cada uma delas!

Vantagens

1. Ele é rápido

Quanto menor e mais leve é o caminhão, ele tende a conseguir acelerar melhor e ter uma maior velocidade de percurso. É o caso do caminhão truck, que é considerado um frete de pequeno a médio porte. Por isso, as entregas são feitas em menos tempo e é possível agendar mais serviços, o que o torna mais rentável.

2. Ele é compacto

Seu tamanho reduzido permite o tráfego no perímetro urbano, para abastecimento de lojas e distribuição de mercadorias de uma mesma cadeia, por exemplo.

Desvantagens

1. Não é articulado

Diferente de uma carreta, o caminhão trucado é fixo. Por isso, o trajeto que ele irá cumprir deve ser previamente planejado com cuidado, para que ele não tenha dificuldade de manobrar em alguma parte do caminho.

2. Não pode carregar muita carga

Apesar de carrocerias como a baú e a graneleiro, que permitirem o transporte de uma quantidade maior de itens, é preciso se lembrar que a capacidade de peso desse veículo não é grande, se comparada a outros tipos de caminhão.

Portanto, ainda que seja transportado um grande volume, cargas para truck mais pesadas podem exigir que o seu caminhão tenha que fazer várias idas e vindas, o que aumenta o valor do serviço a ser cobrado.

3. Mais pesado que o bitruck

Sim, eu sei o que você está pensando: ambos têm a mesma capacidade de transporte de peso! É verdade, porém o bitruck tem um eixo a mais do que o caminhão truck padrão. Com isso, o peso é dividido igualmente, dando leveza ao veículo.

Além disso, com esse eixo a menos, o caminhão truck acaba fazendo mais força no asfalto, o que pode vir a causar danos às vias e acarretar em multas. Portanto, mantenha o seu veículo sempre com a suspensão e a manutenção dos pneus em dia!

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