Caminhões sem motorista: a tecnologia do futuro está mais próxima

Caminhões sem motorista: a tecnologia do futuro está mais próxima

Vamos entrar em um túnel do tempo. Há dez anos atrás, se alguém te falasse que um dia teríamos rodando nas estradas caminhão sem motorista, você acreditaria? E, caso acreditasse, você imaginaria que essa seria uma forma mais barata e até mesmo mais segura de transportar carga? Pois esse tipo de tecnologia que há não muito tempo era difícil até imaginarmos agora já é real!

Um carregamento de cerveja (com aproximadamente 50 mil latas), da empresa AB Inbev cruzou mais de 190Km de forma autônoma. Exatamente, sem motorista. As empresas Uber e AB Inbev, se uniram para realizar o primeiro frete autônomo do mundo. E é claro, em nosso segmento deixou todos surpresos e com grande expectativa sobre o futuro no transporte.

Como é possível?

O caminhão autônomo usa tecnologias semelhantes a dos carros autônomos do Google para transitar sozinho. São instalados na parte superior do veículo dois radares de monitoramento em tempo real para controlar sua velocidade e podendo agir rapidamente sobre quaisquer adversidades na rodovia, controlando também seus freios.

O alcance da primeira câmera é de 250m e o alcance da segunda é de 70m. Existe ainda uma câmera instalada no parabrisa do caminhão com alcance de 100m, que detecta todos os veículos a frente e seus movimentos, como também os sinais de trânsito, placas e semáforos.

Ainda assim, o caminhão deve contar com um motorista para dirigir em centros urbanos e acompanhar o trajeto de dentro do veículo, mesmo que sentado no banco do passageiro.

 

As empresas conseguem reduzir custos com isso?

De acordo com a empresa que contratou o frete, a AB Inbev, a redução dos custos poderia chegar ao número de US$ 50 milhões por ano nos EUA se pudesse usar este tipo de veículo em toda sua rede de distribuição, mesmo se os motoristas continuassem tendo que acompanhar os carregamentos e complementar toda essa tecnologia.

A economia é obtida com a direção econômica, permitindo significativa diminuição de gasto com combustível, de desgaste das peças e redução no impacto ambiental. Os sistemas de autonomia de caminhões visam, portanto, aumentar a segurança nas estradas, dar mais tranquilidade para o motorista, que em caso de viagens longas teria um desgaste físico bem menor, e, é claro, maior rentabilidade para o patrão (embarcador).

Ninguém precisa ter medo de perder o emprego!

No aspecto tecnológico, este é um passo importante e sem volta. Vários fabricantes estão pesquisando sobre o tema e investindo cada vez mais nessa tecnologia. Por outro lado, é comum que caminhoneiros temam perder seus empregos, já que o veículo funcionaria de forma autônoma. Contudo, os criadores desta tecnologia afirmam que os motoristas continuam sendo indispensáveis para este projeto. Além disso, poderiam exercer outras funções além de dirigir.

Existe, inclusive, uma tendência de valorização maior da profissão de motorista de caminhão, que provavelmente desempenhará uma função muito mais estratégica de representar a empresa na hora que chegar ao cliente para carregar ou descarregar, papel que hoje não é feito tão bem normalmente por falta de tempo. Assim, o motorista seria um ponto de contato ainda mais importante com o cliente. Portanto, o caminhão vai sempre precisar do motorista. A diferença está no papel que ele irá realizar.

E você, o que acha dessa tendência?

Nós do  TruckPad, acreditamos na valorização do caminhoneiro, são mais de 500 mil motoristas conosco esperando pelo seu frete. Cadastre-se.