Image

5 dicas ao realizar uma carga e descarga

carga e descarga

A princípio um dos processos mais rotineiros na vida de um caminhoneiro é a carga e descarga de mercadorias. A falta de espaços específicos para esse ato faz com que as operações sejam realizadas nas áreas de trânsito causando congestionamentos. Além disso, os veículos de carga encontram dificuldades para circular nos centros urbanos, por serem maiores e mais pesados.

De acordo com o decreto de número 49.487 existe uma restrição na circulação de caminhões na capital paulistana, no período de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h, e aos sábados, das 10h às 14h, exceto em feriados. Caminhões para transporte de gasolina, óleo diesel e álcool combustível, no período das 5h às 6h e das 20h às 21h. Mais informações sobre essa lei clique aqui.

Aparentemente as filas para descarregamento de veículos parecem tão normais que chegam a fazer parte da vida dos caminhoneiros. Além do estresse de ficar horas esperando para poder descarregar, existe também o custo da perda de um novo carregamento.

5 dicas importantes ao fazer uma carga e descarga

1#Atentar-se aos seus direitos em carga e descarga

Em abril de 2015 entrou em vigor a lei 13.103/2015 com objetivo de cobrar o tempo de espera na carga e descarga. Houve mudanças nas regras, entre elas a resolução sobre o tempo de espera dos caminhoneiros!  a nova lei definiu que após a quinta hora de atraso, deve ser cobrado R$ 1,38 por tonelada/hora. Deve servir como base para este cálculo a capacidade total de transporte do veículo, sendo o valor calculado desde a chegada do veículo ao local de embarque/desembarque. Exemplo: se um veículo comporta 10 toneladas, mas só estiver carregado com 8, deve ser calculado sobre o total, neste caso, 10 toneladas.

Semi Truck Driver Job. Caucasian Trucker Preparing For Long Haul Shipping.

2# Planejar seus horários de carga e descarga e cumprir-los sempre

Preste atenção com os horários de chegada. Se o local fizer agendamento procure cumprir com o combinado e até mesmo chegar um pouco mais cedo, planeje-se para que tudo saia como determinado. Em suma, exija que o embarcador e o destinatário forneçam um documento que comprove o horário de chegada do caminhão nas dependências da entrega ou retirada da carga. Pois caso você não receba, você tem o direito de denunciar os mesmos para a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) no Telefone: 166 – A central de atendimento funciona de segunda-feira a domingo, 24 horas por dia (inclusive feriados) e aceita ligações de telefones fixos e móveis nacionais. As chamadas são gratuitas para o cidadão.

3# Saber se a carga é livre de carregamento e descarregamento

Procure saber se o local onde você irá fazer o carregamento ou descarregamento exige que você leve um ajudante. Em alguns casos a própria empresa disponibiliza profissionais para isso. No TruckPad essa informação é disponibilizada indicando com um aviso quando a carga é livre e não possui essa necessidade.

Logística na prática
#ParaTodosVerem: Operário organizando caixas no depósito.

4# Ser organizado no momento da carga e descarga

Após o descarregamento da carga, procure se retirar do local o quanto antes. Sua permanência  na empresa pode causar desorganização e prejudicar o fluxo de outros veículos. Se todos colaborarem o trabalho fica mais fácil para você amigo caminhoneiro e também para a empresa.

Fonte: Sebrae

5# Se informar sobre o local 

Cuidado com os locais de estacionamento não autorizados enquanto você espera para realizar carrega ou descarrega. Informe-se com a empresa sobre a disponibilidade de um local específico para que o veículo possa estacionar sem atrapalhar o trânsito. Fique atento, se a empresa não possuir essas vagas, tenha atenção ao achar uma vaga em outro local, muitas áreas são perigosas ou desertas, e podem possuir um grande índice de roubo.

Havendo permissão na via, os  veículos podem estacionar sem problemas. Áreas com grande quantidade de comércio e lojas geralmente reservam vagas específicas, com sinalização de carga e descarga, implantadas pela Companhia de Tráfego local.

Logistic GPS tracking Followers

Processos de carga e descarga, se mal feitos, podem atrasar sua vida e ser um prejuízo no seu bolso!

Lembre-se você é prestador de serviço, não deixe que menosprezem seu trabalho. A empresa que te contratou, certamente precisa dos seus serviços e deve te dar o devido valor.

Nós da TruckPad queremos ajudar você, amigo caminhoneiro a não precisar mais se direcionar até as portas das empresas para conseguir uma carga. Com o nosso aplicativo você fecha uma carga ida e volta, tudo na palma da sua mão!

Usou as dicas e teve sucesso? Conte-nos como foi sua experiência na hora da carga e descarga.

Nossa maior alegria é facilitar o trabalho de vocês, amigos caminhoneiros. ?

Amigo, acho que você também pode gostar desse artigo, passa lá pra dar uma olhadinha: Embarcador x Motorista: 6 táticas para ter sucesso na negociação do frete!

Até logo! ?