Image

Carga FTL e LTL: qual é mais vantajosa, e como escolher?

Caminhões

Escolher o tipo de transporte correto para sua carga impacta diretamente em seus custos e prazos. Para isso, é preciso saber quais as diferenças entre os tipos de transporte rodoviário de cargas: o FTL (do inglês Full TruckLoad), ou carga dedicada, e LTL (Less than TruckLoad), ou carga fracionada. As siglas são bastante comuns no dia a dia de logística e transporte rodoviário de cargas.

O que define o tipo de transporte são o tipo de produto e o modelo de negócio. A escolha do modelo de carga (fechada ou parcelada) é uma consequência do negócio e depende se sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte.

Agora que as siglas já foram explicadas, vamos destacar os pontos fortes e fracos de cada um. Confira:

O que é FTL?

Transporte com carga FTL ou Full TruckLoad, como diz a sigla em inglês, é aquele em que o volume total do caminhão é utilizado. Ou seja, quando um só cliente possui volume de carga suficiente para completar um caminhão inteiro.

O FTL também é chamado de carga dedicada, ou caminhão cheio. 

Neste tipo de transporte, a carga geralmente é homogênea, e seu volume é capaz de preencher completamente o volume de um caminhão ou de um contêiner.

O FTL geralmente é feito para empresas que transportam um mesmo tipo de carga, em operações como transporte de grãos, carvão, entre outros. O Full TruckLoad também é utilizado em mercadorias que precisam ser transportadas em grandes quantidades para um mesmo local. 

Empresas que possuem grandes necessidades de transporte também fecham esse tipo de transporte por determinado período. Isso pode ajudar em uma negociação e redução de custos.

Além de cargas volumosas, ele é recomendado para materiais que não podem sofrer muito manuseio. Por isso, pode ser utilizado quando se quer a exclusividade do veículo, mesmo que a carga não ocupe toda sua capacidade.

Vantagens do FTL

Você que está tentando entender melhor sobre carga FTL e LTL com este texto, vai poder conhecer agora as principais vantagens e desvantagens do FTL. Confira as vantagens:

  • Garantia da integridade da carga, já que há apenas um embarque e desembarque, ou uma carga e descarga;
  • Atende cargas com condições especiais, mais complexas e específicas (de refrigeração, embalagem, disposição);
  • Negociação de valores em função da garantia de carga completa;
  • Tempo menor de transporte, já que não há paradas nem manejo de outras cargas;
  • Flexibilidade das rotas, atendendo alguns roteiros que não sejam tão comuns no país;
  • Diminuição de perdas e danos, já que não há parada ou manejo;
  • A mercadoria pode ser acondicionada com tranquilidade no transporte, por isso ele é recomendado para o transporte de mercadorias delicadas.
  • Programação de entregas mensais ou semanais, junto à transportadora;
  • Com entregas programadas, não é necessário manter grande estoque de mercadorias, o que também gera economia;
  • As entregas programadas permitem que o cliente possa lidar com demandas flutuantes de forma mais eficiente, na reposição programada das mercadorias. 

Desvantagens do FTL

  • Custo integral, já que ele não é dividido com outros;
  • Único endereço de entrega, não sendo possível realizar para vários clientes.

Quando o FTL é indispensável

  • Quando a mercadoria é suficiente para completar o transporte;
  • A entrega precisa ser feita imediatamente;
  • Quando a mercadoria precisa ir sozinha no veículo, ainda que não a complete;
  • Quando a carga não pode ser manuseada em um entreposto. Ou então o manuseio possa trazer mais custos na descarga e organização do que economias (quando o custo/benefício não se justifica).

O que é LTL?

No LTL (Less than TruckLoad), o volume transportado é menor que a capacidade de transporte do caminhão. Ou seja, é quando o cliente não tem carga suficiente para ocupar a capacidade total do caminhão. O LTL também é conhecido como carga fracionada, no qual o transporte é compartilhado por várias empresas.

No LTL, o transportador fraciona as mercadorias em busca de aproveitar ao máximo o espaço total do transporte.

Vantagem da carga LTL

Assim como vimos as vantagens do FTL, continuamos a avaliar o tema carga FTL e LTL conhecendo agora as principais vantagens e desvantagens do LTL.

  • Custo mais baixo, já que é dividido por vários interessados na mesma rota (esse é um dos principais motivos pelo qual embarcadores optam por ele);
  • Atende empresas que irão transportar volumes pequenos;
  • Entrega em diferentes endereços, independentemente do volume ou peso.

O frete compartilhado gera economia para o contratante. Agrupando uma série de mercadorias em um mesmo caminhão, todos os custos envolvidos no transporte (pedágios, tarifas, combustível e o próprio valor do frete), serão divididos entre vários embarcadores. 

Portanto, o LTL é indicado para quem está com orçamento reduzido, transportando pequenas quantidades de mercadoria, ou que vise menor custo.

Desvantagem da carga LTL

  • Menor segurança no transporte, uma vez que o caminhão fará várias paradas e manejos de mercadoria. Escolher um bom transportador pode minimizar os riscos de avarias nas mercadorias;
  • Tempo de entrega maior, pois a mercadoria será entregue no cronograma da transportadora. Muitas vezes os fatores que interferem no tempo de movimentação estão fora do controle da transportadora, em terminais e pontos de embarque e desembarque;
  • Menor agilidade, já que há mais paradas para carga e descarga.

Como escolher entre Carga FTL e LTL

Muitas transportadoras combinam as cargas FTL e LTL. Os caminhões viajam com cargas fechadas (FTL) até uma filial, que fraciona as mercadorias para caminhões menores fazerem entregas menores (LTL) pelos locais mais próximos. 

Resumindo: o LTL oferece baixo custo, mas pouca flexibilidade. Já o transporte FTL é mais caro, mas apresenta um leque maior de vantagens.

Portanto, se você tem um perfil de carga de pequenos volumes, com prazo flexível e vários destinos, pode economizar com um transporte FTL. Em caso de grandes volumes e curtos prazos, o FTL é o mais indicado.

Agora que você já sabe as diferenças, vantagens e desvantagens, já pode escolher qual se adequa melhor à sua empresa.

Para continuar aprendendo sobre o mundo da logística, continue com a gente! Sempre divulgamos, neste blog, informações e materiais como esse com o objetivo de te deixar o mais informado possível. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral.

Até a próxima!