Ao adquirir ou contratar um veículo para transporte rodoviário de cargas, é necessário pensar nas diversas variações do mercado, local e tipo de carga. Esse pensamento serve tanto para os donos de transportadora, como para motoristas autônomos. Além dos tipos de veículos e frota também temos uma outra variável muito importante: qual modelo de carroceria escolher?

A carroceria é a parte do caminhão onde a carga é transportada e suas medidas dependem do tipo de veículo ao qual ela está vinculada. Pode haver pequenas variações de acordo com padrões de fabricantes, porém, em geral, o tamanho máximo que elas podem ter é:
Medidas máximas das carrocerias de acordo com o veículo

Outra característica que difere as carrocerias são os materiais que as compõem. Ao longo dos anos, foram feitos ajustes a partir de cada nova pesquisa tecnológica que verifica características como durabilidade, resistência a mudanças climáticas, peso, etc. Atualmente, temos carrocerias de madeira ou metálicas (Aço ou Alumínio).

- Madeira: aos poucos esse tipo de assoalho está acabando porque sua produção esbarra em questões ambientais e o material sofre com contaminação.
- Aço: foi considerada uma excelente saída aos assoalhos de madeira devido sua resistência, porém é um material pesado.
- Alumínio: o assoalho de alumínio veio em substituição ao aço por ter uma durabilidade ainda maior e bem menos peso, o que permite uma segurança maior no transporte e menos custos.
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Tipos de carrocerias mais utilizados:
Além dos tamanhos máximos e do material no qual é produzida, temos uma vasta quantidade de modelos de carrocerias para diversos tipos de carga, que podem ser classificadas como aberta, fechada ou especial.
Modelos de Carrocerias Abertas
Grade baixa (ou Carga Seca, como é conhecida):

Tipo de veículo mais utilizado: Toco, Truck e Carreta (cavalo simples ou LS).
Tipo de carga: Ideal para o transporte de carga seca em geral, como mercadorias encaixotadas ou paletizadas, chapas e barras de aço, peças, sacarias, engradados, latas e tambores, entre outros, por possuir fácil carga e descarga.
Graneleiro/ Grade alta:

Tipo de veículo mais utilizado: Truck, Carreta (cavalo simples ou LS), Bitrem e Rodotrem.
Tipo de carga: Aplicação Ideal para o transporte de cereais a granel, como soja, milho, arroz e feijão, além de adubos, fertilizantes, mercadorias encaixotadas, engradados, chapas e barras de aço, sacarias, devido sua grades maiores fazendo com que comporte melhor esses tipos de carga.

Prancha:

Tipo de veículo mais utilizado: Carreta e Carretas LS.
Tipo de carga: Ideal para o transporte de cargas indivisíveis como máquinas pesadas.
Plataforma:

Tipo de veículo mais utilizado: Toco 3/4 e Truck.
Tipo de carga: Também chamado como plataforma de socorro e/ou reboque, a carroceria plataforma é utilizada para o transporte (e/ou socorro) de veículos.
Porta container:

Tipo de veículo mais utilizado: Truck e Carreta (cavalo simples ou LS)
Tipo de carga: Utilizado especialmente para transportar contêineres, devido ter encaixes para fixação do container fazendo com que ele seja transportado de forma segura.
Modelos de Carrocerias Fechadas
Baú:

Tipo de veículo mais utilizado: de VUC até Carreta LS.
Tipo de carga: Utilizada para transportar caixas, sacas, paletes, fardos, embalagens e cargas secas em geral por ser fechada e proteger os materiais das agressões que o clima pode oferecer.
Baú Frigorífico e/ ou Refrigerado:

A diferença do baú simples para o Frigorífico/ Refrigerado é que o segundo conta com um sistema de refrigeração que deixa a temperatura interna da carroceria fria e apropriada para transportar produtos perecíveis. Entre Frigorífico e Refrigerado temos as seguintes diferenças:
Frigorífico: conta com aparelho de refrigeração para -15°C a -20°C. Ideal para transportar produtos congelados como carnes, frangos, peixes e pães congelados.
Refrigerado: possui aparelho de refrigeração de temperatura entre 0 e -10°C. Possui uma gama enorme de produtos transportados para os mercados em geral. Alguns exemplos são produtos alimentícios, como laticínios, e remédios.
Sider:

Tipo de veículo mais utilizado: de Toco até carreta LS
Tipo de carga: A carroceria Sider é uma espécie de baú lonado, ideal para o transporte de cargas cuja característica principal é volume, já que permite carga e descarga pelas laterais, agilizando os processos. este modelo é muito exigido em empresas ou clientes que não possuem docas, mas com empilhadeiras para rápida descarga. Atende principalmente cargas paletizadas ou acomodadas em rack como autopeças, alimentos, produtos de higiene, limpeza e cargas em geral.
Outras carrocerias (ou Especiais):
Caçamba Basculante:

Ideal para o transporte de areia, brita, terra e outros produtos a granel (sob consulta) com descarga por escoamento livre através do basculamento da caixa de carga em até 46 graus.
Canavieira:

A carroceria canavieira é ideal para o transporte de cana-de-açúcar, por ser ser fechada nas laterais e aberta por cima, facilitando o carregamento e descarregamento deste produto.
Florestal:

Possui uma superfície plana, é fechada atrás e na frente e nas laterais conta com braços que facilitam tanto a amarração quanto carregamento e descarregamento de toras de madeira.
Boiadeira (animais vivos):

Ideal para transporte de animais como boi e cavalo, pois é uma carroceria fechada, mas conta com várias entradas de ar, fazendo com que tenha uma boa ventilação.
Silo:

Ideal para o transporte de cimento, cal, cinzas, areia, talco industrial, farinha, barrilha e outros materiais que utilizam sistema de descarga por pressurização.
Cegonha:

Ideal para o transporte de veículos (principalmente carros de passeio).
Tanque:

Ideal para o transporte de gasolina, etanol e óleo diesel, entre outros.
Botijões de gás:

Ideal para o transporte de botijões de gás, pois a sua carroceria é como uma grande gaiola facilitando a amarração da carga.
Munck:

Ideal para o transporte de máquinas que precisam ser suspensas, como maquinário de gráficas, por exemplo.
Poliguindaste:

Utilizado para o transporte de caçambas, esse modelo possui um guindaste que permite encaixar na caçamba e elevá-la até o veículo.
Espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor as características e propósitos de cada carroceria e saber qual o melhor caminhão para se financiar ou comprar. Se caso ainda tenha dúvidas sobre o valor de um caminhão, consulte a tabela fipe.
Além disso, se ficou alguma dúvida, deixe para a gente nos comentários que iremos fazer o possível para te ajudar.
Veja também “Os principais veículos utilizados no Transporte Rodoviário Brasileiro de Cargas“.
Valeu meu amigo me ajudou muito 😀
Ficamos felizes de saber que conseguimos te ajudar, Matheus! Conte sempre com a gente 🙂
Tenho uma carreta 3 eixos e estou transformando ela em 2. Alguém por aqui já fez isso e poderia me ajudar com algumas informações ou até mesmo foto?
Oi, Pamela! Nesse caso, o melhor conselho que podemos dar é que você procure o seu fabricante de implemento e solicite indicações técnicas feita por profissionais. 🙂
É possível ter um bau, refrigerado para carga que não seja alimentícia? Uma carga que precise de temperatura especifica, tipo um carro raro com pintura unica? Por exemplo manter a temperatura entre 5ºC e 15ºC.
Oi Diogo, é possível sim ter um baú refrigerada para carga, mesmo que não seja alimentícia. Você pode colocar qualquer coisa, desde que tenha o tamanho adequado e equipamentos de segurança para transportar o que você deseja, como travas e cintas. Se a refrigeração estiver realmente funcionando, a temperatura será mantida conforme o comando de configuração. Abraços. 🙂
Oi Diogo, é possível sim ter um baú refrigerada para carga, mesmo que não seja alimentícia. Você pode colocar qualquer coisa, desde que tenha o tamanho adequado e equipamentos de segurança para transportar o que você deseja, como travas e cintas. Se a refrigeração estiver realmente funcionando, a temperatura será mantida conforme o comando de configuração. Abraços. 🙂
Ola tudo bem?
Preciso de ajuda para fazer um trabalho sobre transporte, tenho colega que trabalha no rastreamento de caminhão ele falou
que os motoristas relata para ele que o baú saider fica abrindo no percurso e o motorista precisa para seu trajeto para fecha de novo isso acaba setando atraso nas entregas vc poderia da alguma dica para solucionar esse probleminha?
Ola. Não sei se o app tbm pega carro tipo caminhonete hilux. Se sim, queria saber em qual categoria se enquadra, tipo ultiliario, se aberta ou fechada e tal
Ola Carlos, boa tarde!
Sim, a categoria é a de utilitários.
Abraços,
Leio sempre que posso, de novo e de novo até gravar. Muito bom o conteúdo! Me ajudou na empresa, obrigada.
Olá Bianca, boa tarde!
Que bom que gostou do conteúdo e também foi útil na empresa. Fique de olho no nosso blog, sempre temos novidades por aqui!
Abraços,
Ajudou bastante!
Boa tarde, Jaime!
Que bom que gostou do conteúdo e também foi útil.
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