Image
Saiba como escolher um meio de pagamento de frete

Saiba como escolher um meio de pagamento de frete

A gestão de motoristas autônomos envolve diversos aspectos, com o objetivo comum de tornar o serviço de transporte mais seguro e eficiente. No processo de contratação do motorista muitas tarefas são necessárias e, para que saiam conforme planejado, precisa-se das ferramentas corretas. Inclusive, uma das partes mais importantes é o pagamento pelo transporte, por isso, escolher um bom meio de pagamento de frete faz toda a diferença na operação. Há diferentes modelos de solução para pagamento de frete, mas nem todas trazem os benefícios ideais para uma operação de transporte de sucesso.

Escolher o meio de pagamento de frete mais adequado e competitivo é essencial para garantir segurança e eficiência na gestão de motoristas autônomos. Afinal, o pagamento de frete é parte fundamental do processo de transporte com autônomos e agregados. 

Sendo assim, cabe aos gestores encontrar ferramentas e soluções que agilizem o processo visando ganhos operacionais e qualidade da operação. Entretanto, nem todas as operações conhecem as vantagens de investir em um meio de pagamento de frete de qualidade ou fazem uso de uma solução inteligente. Pensando nisso, resolvemos trazer esse conteúdo com destaques importantes sobre meio de pagamento de frete e quais critérios você deve usar na hora de escolher a solução ideal.

O que são meios de pagamento de frete?

Os meios de pagamento eletrônico são empresas homologadas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e que oferecem mais praticidade para o pagamento de frete para autônomos. São meios que oferecem transparência no recolhimento de impostos e também garantia de pagamento justo ao motorista, sem interferência de terceiros. 

Contar com uma solução para meio de pagamento de frete se faz necessário para que a remuneração do motorista seja feita de forma segura e rápida. Portanto, a ferramenta utilizada nesse processo deve ser capaz de proporcionar as vantagens operacionais prometidas. 

Com a criação do pagamento eletrônico de frete, a demanda por uma ferramenta específica para essa atividade tornou-se latente. Dessa forma, os meios de pagamento de frete foram homologados pela ANTT focados em suprir essa necessidade. Entretanto, nem todas as operações contam com um meio de pagamento de frete eficiente e acabam perdendo resultados importantes.

TruckPad Pay

Pagamento eletrônico de frete

O pagamento eletrônico de frete é o formato homologado pela ANTT para que as transportadoras e embarcadores façam o pagamento para os motoristas agregados. Esse modelo de pagamento torna as transações mais rápidas, seguras e eficientes. 

Quando se contrata transportadores autônomos ou agregados, a empresa deve realizar o pagamento pelo frete através do PEF (pagamento eletrônico de frete).  Esse sistema de remuneração é exclusivo para profissionais do transporte autônomo e está em vigor desde 2012, mas nos últimos anos a fiscalização está mais ativa. Transportadoras e embarcadores que não utilizam o pagamento eletrônico de frete podem sofrer multas graves.

Criado para substituir a carta-frete, o PEF traz mais justiça e segurança na remuneração de autônomos, que antes eram frequentemente prejudicados. Além disso, esse formato tira os motoristas da informalidade e permite que os mesmos contribuam com o INSS, fora outros direitos fiscais.

Como escolher a melhor opção de meio de pagamento de frete

A solução para meio de pagamento de frete ideal deve ser completa, para suprir todas as demandas da operação de transporte. Quando se contrata motoristas autônomos, há uma série de obrigatoriedades para se cumprir, portanto, escolher uma solução inteligente facilita muito as rotinas logísticas.

Assim, ao buscar o meio de pagamento de frete ideal para sua empresa, preste atenção nos seguintes destaques que são muito importantes para apoiar a tomada de decisão.

A ferramenta deve ser completa

O pagamento eletrônico de frete é apenas uma das obrigações de quem contrata motoristas autônomos. Portanto, a solução de meio de pagamento deve ser capaz de oferecer as funcionalidades que contemplem os outros aspectos da contratação. A emissão de CIOT e Vale-Pedágio também são de responsabilidade do contratante e encontrar uma solução que centralize tudo é essencial.

Fique atento às taxas

A cobrança de taxas para as transações é comum e faz parte do modelo de negócio de quase todos os meios de pagamento. Entretanto, ao buscar uma solução para sua empresa, fique atento ao valor que as taxas representam no final das contas. Algumas ferramentas aplicam taxas altas que podem ser abusivas e acabar custando caro. Assim, é preciso compreender o real valor das taxas e entender se realmente fazem sentido.

Integrações importam

Para que o meio de pagamento de frete seja competitivo, além dos pontos anteriores, outro aspecto importante é a integração com as ferramentas que já são utilizadas na operação. Meios de pagamento que são realmente completos devem oferecer integração com seu TMS ou ERP, com o objetivo de centralizar e facilitar a gestão total de transportes. 

Solução completa para pagamento de frete

Encontrar uma solução completa para pagamento de frete não é simples. Afinal, com tantas opções no mercado, escolher a melhor delas requer muitos cuidados para identificar as vantagens e desvantagens de cada uma. 

Para definir o melhor meio de pagamento baseado nos critérios acima, é importante conhecer sua operação e entender quais as principais demandas. Assim, torna-se mais fácil identificar os operacionais de cada solução.

Felizmente, há opções bem completas no mercado de soluções para logística, que são flexíveis e compreendem todos os aspectos da operação. Se você busca pagamento de frete para autônomos, emissão de Vale-Pedágio e CIOT, conheça o TruckPad Pay. Solução completa que oferece tudo em um só lugar e ao mesmo tempo. Com TruckPad Pay você centraliza e potencializa o ganho operacional, além vantagens como:

  • Solução 100% digital e sem custo com cartão, maquininhas e taxas de bandeira
  • Pague o motorista em qualquer lugar do Brasil
  • Transferência automática e dinheiro disponível fora do horário dos bancos
  • Transação via PIX ilimitado
  • Emissão integrada de CIOT sem custo
  • Pagamento de combustível com desconto na rede credenciada

Conte com a gente para te ajudar nos seus pagamentos, sem burocracias, complicações e com as menores taxas.