Image

Como reduzir custos: 5 dicas para implementar na sua transportadora

Mulher fazendo contas

Reduzir custos é uma meta de basicamente qualquer empresa que deseja se manter operante e com o caixa positivo. Porém, é difícil de controlar de onde está saindo o dinheiro, já que tantos podem ser os erros que fazem com que os recursos desapareçam sem serem sentidos.

Por isso, no artigo de hoje, reunimos alguma dicas que vão ajudar você a saber como reduzir os custos logísticos.

De forma prática e muito clara, você vai ver medidas que alteram a forma da sua empresa trabalhar, gerando resultados duradouros e proporcionando um uma situação mais confortável financeiramente. Confira!

Por que investir em técnicas para reduzir custos?

Reduzir custos não significa apenas ser uma empresa lucrativa, essa otimização no seu caixa permite que a sua empresa seja uma melhor marca empregadora e também possa agir de forma mais estratégica.

Afinal, ao reduzir custos, sobra dinheiro para a sua transportadora contratar mais funcionários ou bonificar os bons trabalhadores, por exemplo.

É possível também trocar a frota em condições de financiamento mais amigáveis, investir em inovação para o seu modelo de negócios ou para os seus veículos, além de acumular caixa para manter a transportadora funcionando nos momentos de menor demanda.

Como reduzir custos logísticos na sua transportadora

Para reduzir custos efetivamente, é preciso agir em diversas dimensões das suas operações logísticas. Conheça algumas dessas dimensões e como cada uma afeta o seu caixa.

Adote a manutenção preditiva da frota

A grande vantagem da manutenção preditiva em relação às manutenções preventiva e corretiva é que ela atua nos seus veículos de acordo com a realidade na qual eles estão inseridos.

Enquanto a manutenção preventiva age de maneira genérica sobre os todos os veículos de um mesmo modelo, a manutenção preditiva tenta prever os problemas apenas do seu veículo, de acordo com as características da atividade que ele tem. É uma manutenção baseada na realidade e não em um manual de como deveria ser o desgaste das peças.

No início, esse processo pode significar um investimento, mas no longo prazo a sua transportadora reduz custos na troca desnecessária de peças ou nos danos gerados por problemas que não foram detectados previamente.

Adote rotinas para reduzir o gasto com combustível

Você sabia que o gasto com combustíveis é para onde vai a maior parte dos recursos do seu setor logístico? Isso significa que qualquer medida para reduzir custos com combustíveis pode significar uma economia significativa para o caixa da sua transportadora.

Existem diversas formas de reduzir custos com os combustíveis e vários deles passam pela forma como você lida com os seus recursos, humanos ou não. 

Manter os motoristas bem treinados, por exemplo, pode fazer com que eles automatizem comportamentos no trânsito que são menos danosos ao consumo desse combustível.

Já no caso da equipe responsável pela manutenção dos veículos, garantir que eles estejam sempre atentos aos menores detalhes também faz com que o veículo gaste menos.

Vale também estabelecer boas práticas na definição das cargas para cada transporte. Afinal, circular com caminhões sobrecarregados também faz com que eles gastem mais Diesel.

Renove a frota na hora certa

É claro que quando pensamos em reduzir custos, uma das últimas coisas que pensamos é em trocar os caminhões. Afinal, esse é um investimento pesado, mesmo para as transportadoras de grande porte.

Porém, respeitar a hora certa para fazer essa substituição é também uma forma de manter os seus gastos mais controlados e previsíveis.

As peças para substituição dos caminhões mais antigos tendem a ficar cada vez mais caras, já que os modelos estão defasados e elas não são mais fabricadas.

Outro agravante é que o motor do veículo, depois de tantos desgastes, consertos e de ter passado da sua vida útil prevista acaba consumindo mais combustível para conseguir funcionar.

Por fim, há também uma queda na performance, já que apresenta defeitos com mais frequência. E, é claro, a cada defeito apresentado, lá se vão investimentos com mais trocas de peças e perda de dinheiro com a ociosidade do recurso. 

Por isso, é muito importante saber a hora de dar o braço a torcer e reduzir os custos no longo prazo, fazendo um investimento na renovação da sua frota.

Planeje as rotas corretamente

Rotas bem planejadas têm a capacidade de poupar a sua equipe de logística de vários tipos de dor de cabeça, além, é claro, de fazer com que você consiga reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente.

Rotas bem planejadas significam redução do gasto de combustível, caminhões de volta ao pátio mais rapidamente (e, logo, prontos para uma próxima demanda), redução de acidentes (optando por estradas melhor conservadas), de roubos (no caso das estradas mais seguras), do desgaste do próprio veículo (afinal, maior conservação da via afeta também o caminhão) e, é claro, de danos à carga.

Sabe o que isso tudo significa? Ganhos de produtividade e performance, além da economia.

Abuse da tecnologia

A melhor maneira de como reduzir custos logísticos é começar investindo: investindo na compra de softwares!

Existem softwares para tudo que você puder imaginar. Pode ser para organizar melhor o galpão da sua transportadora e nunca mais perder uma mercadoria, ou mesmo para prever as rotas mais inteligentes para as demandas que você tem atualmente.

No fim das contas, a ideia de toda essa tecnologia é fazer com que a sua empresa tenha dados sobre as atividades que gerem inteligência para o negócio.

Ou seja, usar os softwares para que a sua transportadora identifique padrões de gastos, saiba quais modelos de caminhão são mais rentáveis ou como otimizar as suas operações de ponta a ponta.

A partir daí, é possível tomar decisões mais estratégicas e financeiramente viáveis, a partir da análise dos números coletados nessas ferramentas. Afinal, reduzir custos também tem a ver com olhar para o próprio processo, entender como ele pode ser otimizado e investir nas ferramentas que propiciem essa melhoria.