Image
Cross docking: por que ele pode ser bom para sua empresa?

Cross docking: por que ele pode ser bom para sua empresa?

É comum esse cenário: de um lado empresas com dificuldades em fazer controle de estoque e, do outro, clientes insatisfeitos com atrasos na entrega do pedido. Felizmente, parte dessa situação pode ser resolvida com o cross docking. Trata-se de um tipo de distribuição ideal para empresas que buscam solucionar o gargalo nos estoques e reduzir custos.

Na tradução literal cross docking significa cruzamento de docas. Isto é, uma saída logística na distribuição de mercadorias para empresas não ocuparem espaços com estoques. É basicamente um sistema de distribuição sem a parte de armazenagem do produto dentro da própria empresa. Veja o esquema:

O objetivo do cross docking é de que a empresa consiga melhorar o controle da distribuição dos produtos. Essa estratégia logística é comumente usada por e-commerces, porque normalmente são negócios que vendem produtos acabados de outros fornecedores e por isso a dinâmica pode funcionar muito bem. Além de também ser o tipo de empresa que geralmente têm pequenos espaços para administração e locação. De toda forma, é essencial conhecer a demanda de mercado da empresa e estruturar a melhor estratégia para conseguir sincronia com os setores envolvidos.

Empresas que implementam o cross docking têm maior possibilidade diminuir gastos e possíveis desperdícios. Isto porque a empresa só irá produzir, transportar ou comprar quando o produto já tiver saída. Isso evitará custos para lotar estoques e, decorrente disso, a demora de retorno do dinheiro para a empresa.

Como funciona o cross docking

Como o intuito é diminuir ou zerar o estoque, o cross docking tem uma funcionalidade de deixar o produto disponível apenas quando for solicitado pelo cliente. Ou seja, não é o mesmo cenário tradicional que o mercado conhece de que a empresa tem um estoque com todos os produtos que vende. 

Principais vantagens do cross docking

A empresa consegue um processo mais econômico na gestão e mais eficiente na entrega utilizando o cross docking, visto que é um sistema mais ágil do que o tradicional e que evita lotação desnecessária. Dentre as vantagens, estão:

Redução do custo de estoque

Quando se fala em custo com o estoque significa o montante que uma empresa tem para manter o armazém cheio. É exatamente nessa problemática que o cross docking atua. As mercadorias são produzidas apenas quando houver saída. Por isso não há necessidade do estoque e, material estocado é sinônimo de dinheiro parado que poderia ter sido utilizado para outras necessidades.

Os produtos são enviados assim que o pedido é feito, de acordo com a demanda. Essa ordem de distribuição não permite que produtos fiquem parados. Todos os pedidos que chegam ao fornecedor vão para o cross docking com o destino certo. Por esse motivo, é possível ainda que o cliente receba o item antes mesmo do prazo, mas é válido ressaltar que cada empresa e cada tipo de produto têm um lead time necessário e mínimo.

Agilidade

O cross docking pode garantir agilidade nos processos logísticos porque na prática, quando o pedido chega, o item é conferido o mais rápido possível e logo é encaminhado para o cliente final. Não há milhares de produtos empilhados, apenas o que chegou até as docas é o que será entregue. Por este motivo, o risco de enviar um produto errado ou com defeito para o consumidor é quase nulo. Já no modelo tradicional, os itens ficam estocados e o processo de checagem e separação do produto pode demorar.

Implementação do cross docking

Tecnologia para fluxo de informações

Como a adoção do cross docking descentraliza as etapas, pode ser que a empresa se perca em controle de custos, identificação de falhas e de informação, emissões de notas fiscais e outros. Por isso é importante contar com ferramentas de logística e transporte para otimizar, aperfeiçoar e sincronizar ainda mais o processo.

Escolha dos fornecedores

É crucial escolher parceiros que sejam confiáveis e com o mesmo padrão de qualidade da empresa. Isto porque o cliente só enxerga a empresa do produto final, e não os fornecedores envolvidos na operação logística. Quando um pedido estiver atrasado, por exemplo, o cliente só vai se lembrar de quem vendeu para ele, e não do fornecedor. Atrasos, pedidos errados, danos e avarias no produto prejudicam a empresa final, mas os fornecedores devem dividir a responsabilidade entre si.

Para diminuir a chance disso acontecer os fornecedores devem garantir que o produto e embalagem estejam em perfeitas condições. Mesmo assim, no momento que a empresa receber o item, também é responsabilidade dela conferir a qualidade e condições do mesmo. Desta forma, se houver necessidade de troca, a empresa poderá intervir antes da entrega ser realizada para o cliente final e evitar comprometer o prazo de recebimento ou o descontentamento do comprador.

Rapidez na comunicação

Outro ponto relevante é a comunicação ágil com empresas fornecedoras e entre as áreas internas. Neste aspecto é essencial existir sincronia e preocupação no tempo de resposta. O ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) pode ajudar no acesso das informações que forem compartilhadas, sem ser necessária longas comunicações e telefones em esperas. De toda forma, não é eficaz para nenhuma das partes esperar além do necessário para encontrar soluções e não atrasar os processos.

Tempo de permanência da mercadoria no Centro de Distribuição

O Centro de Distribuição ou CD (Centro de Distribuição) consiste em um armazém em que é realizada a gestão dos estoques de produtos para distribuição física. Nesse espaço são realizados o manuseio, armazenagem e administração de produtos. É também a etapa na operação logística da empresa que o cross docking acontece, sendo o estágio ideal para o preparo e envio da mercadoria. Por este motivo, não é vantajoso estender o tempo de permanência dos produtos estocados.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre cross docking, acha que esse tipo de operação se aplica ao seu negócio? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!