Image

Custo direto: o que é? Entenda o conceito e veja exemplos práticos

O custo direto corresponde a uma classificação das Ciências Contábeis em relação a um tipo de gasto. De acordo com a Contabilidade, existem basicamente dois tipos de gasto em empresas de diferentes setores: os custos diretos e indiretos. 

Mas o que são custos diretos? Os custos direto se referem a um determinado produto, geralmente são materiais (embalagem, matéria-prima e componentes) e mão de obra direta, que é aquela aplicada na fabricação ou acabamento de produtos ou na prestação de serviços. 

Quer saber mais sobre este tema? Neste artigo, vamos:

– diferenciar custo direto e indireto;

– apresentar exemplos de custos diretos na prática;

– trazer outras abordagens e definições relacionadas ao tema;

– explicar os conceitos de custos diretos e indiretos fixos e variáveis.

Pagamento eletrônico de frete TruckPad Pay

Mais detalhes sobre a definição de custos diretos agora

Os custos diretos é o mais fácil de atribuir um valor, é mensurável sem dificuldades, não conta com necessidade de rateio e, como falamos acima, é relacionado diretamente ao produto final. 

Como calcular o custo direto?

Para calcular o custo direto unitário, é necessário que a empresa tenha dois sistemas: um de requisições relacionado ao consumo de materiais e outro que relacione dados de tempo e trabalho realizado por cada funcionário. Dessa forma, são somados os gastos com a compra de matéria-prima aos custos da mão de obra direta para depois serem divididos o valor pela quantidade de produtos produzidos em um determinado período.

Vale destacar que há uma tendência de substituição, em escala cada vez maior, da mão de obra direta pelas máquinas e equipamentos de maneira geral. Além do salário dos funcionários, os custos diretos com os profissionais contratados envolvem ainda os encargos sociais, como FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e as provisões de férias e décimo-terceiro salário.

Exemplos de custos diretos

– Matéria-prima

– Mão de obra direta relacionada à produção

– Materiais de embalagem

E o que é custo indireto?

Ao contrário dos custos diretos, os indiretos não são relacionados diretamente a um produto, por isso é bem mais complexo atribuir um valor para cada unidade produzida. No caso das rações, por exemplo, podemos considerar uma tarefa praticamente impossível calcular o custo exato de água ou energia elétrica para produzir cada quilo do produto. 

Como calcular os custos indiretos?

Para calcular os custos indiretos, é utilizado o critério de rateio. Nesse método, é definido um valor aproximado para que o custo de cada unidade do produto possa ser calculado. No caso da análise do cálculo da água na fábrica de ração, por exemplo, é selecionado o valor total gasto em um mês e, em seguida, dividido proporcionalmente entre cada quilo de ração.   

Exemplos de custos diretos

– Materiais não ligados à produção (móveis de escritório da empresa, por exemplo)

– Mão de obra indireta (funcionários de limpeza ou segurança, por exemplo; equipes terceirizadas)

– Seguros contratados

– Gastos com manutenção

– Custos de depreciação ou amortização

Como o custo direto impacta a performance da empresa? Por que é importante diferenciar esses custos?

Diferenciar esses custos faz parte dos princípios e teorias de Contabilidade. É fundamental para a saúde financeira da sua empresa realizar essa tarefa e incluir tudo que se gasta para produzir no preço final do produto. Caso contrário, a organização acaba trabalhando com valores irreais, o que dificulta o desenvolvimento da empresa.

Além disso, esse cuidado é mais importante ainda em momento de crise financeira quando todos os gestores passam a se dedicar ainda mais a encontrar alternativas para maximizar seus lucros.

Conheça outras definições de gastos e suas relações com o custo direto e indireto

Custo fixo

É aquele gasto que existe todo mês, independentemente se a quantidade de vendas ou serviço prestado aumentou ou não. Chamado popularmente também como custo de estrutura, ele abrange os gastos relacionados à capacidade produtiva do empreendimento. Vale destacar que apesar do nome fixo, isso não significa que seja sempre o mesmo valor. 

Exemplos de custos fixos

– Aluguel do espaço

– Manutenção de equipamentos e máquinas

– Salários e encargos dos funcionários contratados, desde que eles não recebam comissões

Mas é possível ainda mesclar este conceito com o custo direto. É o que vamos apresentar agora.

Custo fixos e diretos

Nesse conceito, encontram-se todos os custos fixos relacionados exclusivamente à produção. O salário dos profissionais é um exemplo. Apesar da baixa nas vendas ou da variação da produção, eles precisam ser pago obrigatoriamente na frequência acordada no contrato.

Custo fixos e indiretos

 A grande diferença é que, nesse caso, há um critério de rateio quando há custo fixo e indireto. Lembrando que os custos indiretos são mais complexos de serem mensurados, temos como exemplo o aluguel do espaço. 

Esse valor é compartilhado por todos aqueles que usufruem do espaço e é incluído no custo final do produto indiretamente por meio de uma divisão arbitrária. Afinal de contas, não é possível definir claramente quanto cada funcionário ou equipe usufruiu do espaço alugado. 

Custo variável

Ao contrário do fixo, o custo variável sofre alterações em curto prazo, geralmente relacionadas a alguma variável na produção ou nas vendas. Sendo assim, quanto mais a empresa vender, maior será o custo variável, pois há uma relação direta entre os dois fatores. 

Exemplos de custos variáveis

– Matéria-prima

– Insumos produtivos 

– Tributos

Custos variáveis diretos

Nesse caso, há relação com a produção, mas, apesar disso, pode ocorrer variação conforme o tempo, frequência. Um exemplo dessa categoria é a matéria-prima, que é um item variável. Afinal de contas, se não houver produção ou venda do produto, não haverá custo. É direto, porque é possível mensurá-lo e alocado.

Custos variáveis indiretos

São aqueles que não podem ser relacionados diretamente à produção e que oscilam dependendo do ritmo das vendas e da produção do cliente.

No geral, um exemplo é o office boy, cujo consumo pode variar consideravelmente conforme as entregas realizadas. 

E aí, deu para aprender bastante sobre o custo direto e o indireto? É fundamental saber esses dois conceitos para manter a saúde das finanças do seu negócio. Quer continuar descobrindo o mundo da logística? Continue por aqui! A gente sempre divulga informações e materiais como esse com o objetivo de te deixar o mais informado possível. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral.

Até a próxima!