Como fazer a emissão do CIOT para todos?

Como fazer a emissão do CIOT para todos?

O que é CIOT para todos?

O CIOT para todos é uma regulamentação implementada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em 2019, que dita que TODAS as operações de transportes devem acompanhar o código. Antes da resolução, a emissão do CIOT era obrigatória apenas para operações que envolviam a contratação de Transportador Autônomo de Cargas (TAC).

Sendo assim, com o CIOT para todos, a obrigação de emitir o código passa a valer para todas as operações de transportes. A emissão do CIOT, portanto, continua sendo exigida da mesma maneira: deve ser feita através de uma instituição de pagamento de frete (IPEF) homologada pela ANTT.

Quem deve emitir o CIOT?

O CIOT, ou Código de Identificação da Operação de Transporte, é a numeração referente a cada contrato de frete. Essa prática foi regulamentada pela Resolução ANTT nº 5.862, de 17 de dezembro de 2019. Ou seja, desde 2019 a emissão do CIOT para todos é obrigatória para identificar absolutamente todas as operações de transporte e a falta da emissão pode terminar em multa de CIOT.

Vale destacar que esse protocolo é único e exclusivo. Mas ele deve ser autenticado pela ANTT, de maneira digital, e deve constar em documentos oficiais, como Contrato de Frete ou Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas (CTRC).

O CIOT foi criado em 2011 com o objetivo de melhorar a eficiência e transparência dos pagamentos de frete para motoristas de transporte de cargas, garantindo os direitos desses transportadores. A emissão do CIOT é de responsabilidade da transportadora que contrata motoristas autônomos. E, como é um código de regulamentação, precisa constar no MDFe. O CIOT para todos no MDFe é obrigatório e deve ser emitido da forma correta para que seja validado no manifesto.

Não deixe de emitir para evitar multas!

Para formalizar sua operação e evitar a multa de CIOT, é necessário entender como emitir e utilizar o código para o serviço de transporte. A emissão do CIOT para todos é gratuita, basta encontrar um emissor de confiança. 

Um emissor de CIOT gratuito é a solução para essa obrigatoriedade no processo de transporte. Ao utilizar a ferramenta ideal, a transportadora estará em conformidade com a legislação e poderá alcançar resultados mais positivos na operação de transporte.

As multas de CIOT podem chegar a custar até RS 550,00 por viagem e, embora a fiscalização seja “manual”, muitas transportadoras ainda perdem dinheiro com isso. Portanto, estar em conformidade com a lei do CIOT para todos, além de tornar a operação mais segura, evita cobranças extras. 

Além da falta de informação sobre a emissão do CIOT para todos, várias empresas ainda se prejudicam com a falta de emissão por não encontrarem uma ferramenta inteligente e justa para emitir. Algumas soluções cobram pela emissão e não entregam nenhuma vantagem sobre isso, uma vez que o CIOT para todos deve ser gratuito.

CIOT Gratuito
#ParaTodosVerem: Emissão de CIOT Gratuito pela Truck

Utilize um emissor de CIOT gratuito

Para sair de contratos abusivos que cobram para emissão que deveria ser gratuita, é preciso buscar soluções justas e completas. Encontrar uma parceria de confiança não é fácil, mas existem opções que representam benefícios para ambas as partes.

Embora haja soluções que cobram pelo CIOT e praticam um modelo de cobrança injusto, também há algumas soluções completas e gratuitas que realmente facilitam a rotina logística. Gerador de CIOT gratuito é uma realidade para várias operações de sucesso. 

Além de gratuita, a emissão do CIOT para todos deve ser ilimitada, já que as demandas de transporte são volumosas. Portanto, na hora de buscar um gerador de CIOT gratuito, confirme quais as especificações do uso da ferramenta. Uma solução completa deve incluir gerador de CIOT gratuito e ilimitado, suporte 24 horas por dia, flexibilidade e integração com TMS. Então, é importante confirmar todos os aspectos que sua operação necessita para os serviços de transportes serem realizados de forma legal e eficiente, sem perder dinheiro e produtividade.

Emissão de CIOT para todos e gestão de autônomos

Contar com uma solução completa para todas as etapas da gestão de motoristas autônomos representa uma grande vantagem operacional para transportadoras focadas no sucesso. Ao usar um gerador de CIOT gratuito que dispõe a possibilidade de ferramentas adicionais por preço justo e tecnologia eficiente, a operação de transporte descobre ganhos significativos.

Gerador de CIOT gratuito, Vale-Pedágio e Pagamento de Frete para autônomo. Tudo em um só lugar e ao mesmo tempo. Com TruckPad Pay você centraliza e potencializa o ganho operacional, além vantagens como:

  • Solução 100% digital e sem custo com cartão, maquininhas e taxas de bandeira
  • Pague o motorista em qualquer lugar do Brasil
  • Transferência automática e dinheiro disponível fora do horário dos bancos
  • Transação via PIX ilimitado
  • Emissão integrada de CIOT sem custo
  • Pagamento de combustível com desconto na rede credenciada

Conte com a gente para te ajudar nos seus pagamentos, sem burocracias, complicações e com as menores taxas.