Image

Gestão de combustível: como aprofundar na sua transportadora

Gestão de custos de transportadora

Você sabia que o gasto com óleo diesel em uma empresa de transporte representa cerca de 30% a 50% dos custos totais? E que desde 2015 o combustível acumula altas de preço que ultrapassam os 30%? Desta maneira, ter uma boa gestão de combustível é fundamental para aumentar a lucratividade do transportador. E a missão não é das mais simples, pois uma série de variáveis que fogem ao controle do gestor influenciam diretamente no consumo de diesel.

Controle de frota significa economia

Uma boa gestão de combustível começa com um controle de frota rigoroso. Caminhões novos, com motores e transmissões modernas e manutenção preventiva em dia são mais econômicos. Muitas vezes, a economia gerada pelo menor consumo de combustível é maior do que o gasto com a manutenção e a renovação da frota. Ou seja, vale a pena manter a frota em perfeito estado de conservação.

O controle de frota também permite identificar facilmente os gargalos de combustível, isto é, os fatores que geram aumento no consumo. Assim, as mudanças de condutas para a correção do problema são mais rápidas e efetivas. Imaginando que a frota esteja em dia, acompanhe outras variáveis importantes para uma boa gestão de combustível.

Tipo de carga

Para obter a máxima eficiência do motor do caminhão e um baixo consumo, o transportador deve respeitar a carga máxima permitida pelo fabricante e pelos órgãos de trânsito. Com excesso de peso, o motor será mais exigido e consumirá mais óleo diesel. Sem contar a diminuição da vida útil de diversos componentes. 

Além do próprio motor, transmissão, freios, suspensão e chassi são sobrecarregados e podem apresentar problemas muito antes do normal. E não é só: a segurança do motorista e dos outros veículos é colocada em risco e o asfalto das estradas e vias é severamente danificado, causando transtornos para o próprio transportador posteriormente.

Condições das estradas

As condições das rodovias são outro fator determinante na gestão de combustível. Estradas em más condições de conservação obrigam o caminhão a andar mais devagar, com constantes reduções e trocas de marcha. Com isso, o consumo aumenta. A passagem por grandes metrópoles em horários de pico também deve ser evitada, pois nos congestionamentos o consumo vai às alturas.

A escolha do trajeto também é de vital importância. Muitas vezes, um caminho diferente para economizar com pedágio acaba sendo mais longo e demorado, o que afeta diretamente o gasto com diesel. Regiões com topografia desfavorável (serras e muito trechos de subida) farão o caminhão gastar mais combustível.

Um roteirizador auxilia de forma considerável na economia de óleo diesel. Através dele, é possível encontrar uma rota que proporcione um tempo menor de viagem, uma distância total reduzida e um itinerário de entregas inteligente.

Motorista

A empresa pode ter uma frota de caminhões moderna, bem cuidada e econômica, utilizar caminhos mais curtos e rápidos e ter um monitoramento rígido da frota. Nada disso vai adiantar se os motoristas não souberem dirigir de maneira correta, produtiva e eficiente. Maus hábitos na condução são um dos maiores ralos de combustível no setor de transportes.

Gestão de combustível e o segredo da condução econômica

A condução econômica é alcançada por meio de treinamentos, cursos, palestras e capacitações. Com a ajuda de especialistas, fica muito mais fácil para os motoristas entenderem os conceitos e práticas que resultam em um aproveitamento melhor do caminhão e, consequentemente, em um consumo mais comedido.

O segredo da condução econômica é equilibrar as operações para locomover o veículo (acelerador, freios, direção, transmissão) com as condições da estrada. Quanto mais delicadeza e calma na forma de dirigir, menor o consumo e o desgaste do caminhão. Dirigir de forma agressiva não resulta em ganho de tempo e só faz aumentar o custo por quilômetro rodado.  

Um bom motorista tem as seguintes tem os seguintes cuidados:

  • Aproveita a inércia do caminhão e evita acelerar a toa.
  • Conduz o caminhão utilizando a faixa de torque máximo do motor.
  • Imprime velocidade constante e um ritmo adequado com a estrada e o peso.
  • Evita frear desnecessariamente e tirar o embalo do caminhão.
  • Entre os maus hábitos que prejudicam o consumo estão:
  • Motor desregulado
  • Excesso de velocidade.
  • Utilização fora da faixa de giros ideal do motor.
  • Ficar muito tempo em marcha lenta.
  • Pneus descalibrados.
  • Lacre da bomba rompido.
  • Filtros saturados.
  • Falta de defletores aerodinâmicos.

Controle de combustível

A gestão de combustível pode ser feita de várias maneiras. O abastecimento por meio de cartões aceitos em uma rede postos credenciada permite realizar o controle online e obter relatórios completos da performance de cada veículo e condutor. Na gestão por sensor de nível, qualquer oscilação do nível de combustível dos tanques é informada ao gestor e detecta reabastecimentos e drenagem.

A gestão por meio de equipamentos eletrônicos CTF (Controle Total de Frotas) combina as informações do caminhão e da bomba de combustível e as envia para uma central de processamento enquanto ele abastece. Com isso, o gestor tem acesso a informações como identificação do veículo, quilometragem, quantidade, tipo, valor do combustível colocado, local do abastecimento, data, hora e média de consumo. O motorista não precisa pagar nada e a nota fiscal é enviada diretamente para a empresa.

Por fim, temos a gestão por meio de postos de combustível próprios dentro das próprias instalações da empresa. A principal vantagem desta modalidade é poder comprar grandes quantidades de combustível a preços menores. Além disso, é possível ter um controle maior dos abastecimentos, evitando desvios, fraudes ou furtos. Os sistemas de gerenciamento são online, trazem diversas informações e permitem acompanhamento do estoque de diesel.

A gestão de combustível pode ser feita através de sistemas de gerenciamento de transportes que integram diversas áreas da empresa, como a financeira, comercial, fiscal, RH e operação. Os softwares também oferecem ferramentas como o roteirizador, o controle de frotas, telemetria, monitoramento de veículos e rotas, câmeras de segurança, entre outros. É um investimento alto, porém certeiro.