Image

Manutenção preditiva: por que e como aplicar na sua frota

Homem mexendo em caminhão

A sua transportadora já usa manutenção preditiva ou ainda aplica a manutenção preventiva ou corretiva? Essa é uma técnica fundamental para reduzir os gastos da empresa com a sua frota, mas implica em mudar alguns processos na sua gestão de manutenção também.

Se você não conhece essas técnicas ou não sabe quais são as vantagens em aplicá-las ao dia a dia da sua empresa, no artigo de hoje você entende esses todos os outros detalhes sobre a manutenção preditiva para a sua frota. Acompanhe!

O que é a manutenção preditiva?

Ela é uma manutenção planejada, com o objetivo de prever possíveis danos ao veículo e agir antes mesmo que elas aconteçam. Ela é indicada para situações nas quais os caminhões são muito importantes para a sua transportadora e, caso fiquem fora de operação, podem prejudicar a sua operação e o seu fluxo de caixa.

Para isso, são ignorados os calendários de manutenções preventivas, que trazem rotinas mais genéricas, prevendo ações a cada montante de quilômetros percorridos ou por tempo de compra do caminhão. No seu lugar, são analisadas as condições físicas e operacionais das peças do motor como elas se apresentam naquele momento, ou seja, é algo de fato pensado para as condições em que os veículos se encontram, ao invés nas condições que eles deveriam estar. 

A manutenção preditiva usa algumas técnicas para essa análise, como a avaliação do óleo, a avaliação da vibração, o ultrassom ou a imagem térmica do motor. Se durante o processo alguma característica indesejada for encontrada, então é agendada uma reparação do motor antes que ele possa chegar a ter um programa efetivamente.

Por que apostar na manutenção dos seus caminhões?

Ao fazer uma manutenção, preditiva ou não, na sua frota, você garante que os defeitos dos veículos não causem acidentes (que podem significar danos ao seu patrimônio por conta dos consertos e franquias de seguros), multas por peças não-operantes e perda de performance do veículo, que passa a não conseguir trafegar com a melhor potência que ele deveria conseguir atingir.

Além disso, evita-se também que risco de perda de clientes, que pode surgir caso os caminhões estejam constantemente fora de operação por conta de defeitos.

Ou seja, fazer manutenção dos veículos da sua frota evita perda de tempo e dinheiro para a sua empresa de diversas formas. É um investimento de tempo que compensa no longo prazo no seu orçamento. Afinal, pense comigo: trocar o óleo em dia é mais rápido e mais barato do que lidar com peças que fundiram ou superaqueceram, não é mesmo?

As técnicas da manutenção preditiva

Existem algumas técnicas aplicadas na manutenção preditiva para identificar características que possam gerar prejuízos ou defeitos no futuro. Conheça algumas delas.

  • Ultrassonografia

Assim como o ultrassom faz um exame no seu corpo, ele também examina os mecanismos do seu caminhão. Ele serve para conferir se a superfície das peças está direita ou apresenta danos, como trincas, partes amassadas ou quebradas.

  • Análise da vibração

É um método usado para conferir se a direção está alinhada (isso é, se o volante não está puxando o veículo para um dos lados), além de conferir também se as peças estão anexadas umas às outras na posição ideal ou se há algum deslocamento errado.

  • Termografia

Usa de uma análise que identifica diferentes temperaturas nas peças pra encontrar trincas, rachaduras, quebras discretas ou falhas no encaixe das peças. Todos esses problemas indicam atritos que, com o tempo, podem causar quebras mais sérias.

  • Análise do óleo

Esse método serve para encontrar resíduos que as peças possam estar gerando por desgaste e filtrá-las, de maneira que o óleo não fique corrompido e seja espalhado assim por todo o motor.

Dicas para aplicar a manutenção preditiva na sua transportadora

Para que você não fique perdido, sem saber por onde começar na mudança dos processos da sua transportadora para a implementação de uma manutenção preditiva, aqui vão algumas dicas.

  • Faça um levantamento dos equipamentos

O primeiro passo é começar a se planejar. Para isso, levante todos os equipamentos da empresa que vão precisar da manutenção preditiva. Assim, será possível prever quanto será gasto em termos de horas de mão de obra e equipamentos para atender a todos eles.

  • Não poupe com o que é importante

Na hora de comprar os equipamentos necessários à manutenção preditiva, não economize por besteira! Não ver algum desgaste no motor pode gerar mais custos no futuro do que a “economia” feita agora, ao não comprar o aparelho. Esse é um investimento que irá se pagar no longo prazo, com o tanto de peças a menos que precisarão ser trocadas por defeitos ou por uma manutenção preventiva.

  • Faça um calendário

É importante ter um calendário que organize a checagem recorrente dos veículos para a manutenção preditiva. Assim, com uma regularidade na inspeção, será possível pegar a evolução do desgaste das peças a tempo.

  • Registre as suas ações

Não basta apertar ou consertar as peças necessárias a cada ciclo de manutenção preditiva. É importante registrar o que foi feito em cada caminhão para que você tenha um histórico detalhado de quais são os pequenos defeitinhos que aparecem em cada modelo de veículo, para saber a que prestar atenção no futuro.

  • Tenha a tecnologia ao seu lado

Pense sobre a contratação de um software de gestão de manutenção para a sua frota. Ele irá ajudar a acompanhar a periodicidade, as etapas de cada manutenção e as condições de cada veículo em um só lugar.

Vantagens da manutenção preditiva

1. Evita troca de peças e desmontagens desnecessárias

A manutenção preventiva, por exemplo, sugere que as peças sejam trocadas a cada X quilômetros percorridos ou tempo decorrido da compra do veículo, variando conforme o modelo do caminhão.

Porém, para isso, mesmo que nenhum defeito tenha se apresentado ou nada de errado esteja acontecendo, ainda assim será gasto dinheiro com a compra de novas peças.

Além disso, toda vez que uma troca de peças for feita, será necessário desmontar uma parte do motor, o que abre espaço para erros na montagem (como peças frouxas, por exemplo, que podem causar mais defeitos).

2. Evita que o veículo fique inoperante

No caso da manutenção corretiva, a ideia é apenas intervir no veículo quando ele já tiver apresentado um problema. Porém, uma vez que ele quebre, ficará parado até que o conserto seja feito.

Como a manutenção preditiva é mais pontual e prática, é possível ter o caminhão sendo produtivo durante mais tempo.

3. Uma manutenção mais personalizada

Enquanto a manutenção preventiva é mais genérica, sendo a aplicada a todos os veículos daquele modelo de maneira igual, independente do uso que cada um tenha tido, na manutenção preditiva as características individuais de uso são consideradas.

Afinal, se o caminhão da sua empresa tem muito uso, é capaz que ele tenha necessidades diferentes de outro que opera apenas semanalmente ou com menos frequência.

4. Redução de emergências

Qualquer emergência na estrada por conta de defeitos no motor pode acabar resultando em custos, como franquias de seguro para uso do reboque, por exemplo, ou um custo de reputação por atraso na entrega do cliente. 

Além disso, caminhão vulnerável na estrada está sujeito a roubos. Portanto, a manutenção preditiva impede que ele fique exposto ao longo do caminho por problemas técnicos.

5. Economia de tempo

Convenhamos, é muito mais rápido apertar duas peças que estão fora do eixo de encaixe do que desmontar uma parte enorme do motor para trocar várias peças de uma só vez, certo? Funciona da mesma forma no seu corpo: é mais simples tomar um comprimido para uma doença do que precisar de dias de resguardo após fazer uma cirurgia.

E, claro, caminhão parado é tempo improdutivo e deve ser combatido!

6. Economia no longo prazo

Acertar o posicionamento de uma peça antes que ela quebre de tanto sofrer atrito da maneira errada também ajuda a economizar: afinal, esse exemplo de manutenção preditiva aumenta a vida útil das partes e reduz a necessidade de comprar peças todo o tempo.