Image

O que é consolidação de frete e como ela impacta a sua transportadora

Caminhão azul para frete

A sua transportadora trabalha com fretes internacionais? Então, o artigo de hoje é para você. A consolidação de frete é um recurso interessante para a transportadora e para o cliente final, reduzindo custos de ambos os lados do processo de frete e tornando as operações muito mais ágeis.

Quer saber como a consolidação de frete pode tornar as demandas internacionais mais lucrativas para a sua empresa? Acompanhe!

Entenda o que é consolidação de frete

A consolidação de frete significa literalmente consolidar demandas. Esse processo prevê que pequenos grupos de mercadorias sejam agrupadas, para formar um montante maior e serem todas transportadas juntas de uma vez. Há uma exigência, porém, de que o destino final de toda a carga seja um só.

Essa prática é muito usada principalmente por clientes que fazem compras de fornecedores no exterior. Ela permite que, ao invés de comprar todos os produtos de um único fornecedor, a compra seja feita em pequenas quantidades de fornecedores variados.

Nesse caso, todas as cargas vão ser armazenadas em um mesmo espaço e serem levadas até o seu destino em uma única viagem. Porém, isso não pode acontecer sem a participação de uma empresa intermediária, chamada de Trading Company, que reúne toda essa carga comprada pelo cliente e leva para um local de armazenamento.

Portanto, estabelecer parcerias entre a sua transportadora e trading companies em países estrangeiros onde a sua empresa atue é sempre uma boa ideia, especialmente para garantir bons valores e agilidade nos processos.

A grande vantagem da consolidação de frete é a economia que esse recurso proporciona, em diversas frentes, tanto para a transportadora, quanto para o cliente final.

Vantagens financeiras

Quando é feita a consolidação de frete, é emitida apenas uma única nota fiscal para representar todos os diferentes produtos compreendidos no lote. Com isso, o pagamento também é feito uma única vez, reduzindo as taxas bancárias e de conversão de moeda.

Além disso, a unidade do transporte para todo o lote também facilita nas questões de desembaraço. O pagamento das taxas aduaneiras e custos do despachante, por exemplo, são pagos todos de uma única vez também.

Por fim, as transportadoras que tiverem as suas mercadorias agregadas em uma consolidação de frete podem se juntar para custear o armazenamento da carga a ser transportada. E, por ser um frete único, o custo com o combustível também é reduzido. Ou seja, a economia também se aplica aos custos logísticos.

Vantagens nas operações

Em termos de acompanhamento do transporte, com a consolidação de frete, o trabalho também é reduzido. Afinal, não é preciso monitorar várias levas de entregas, elas chegam todas de uma única vez ao destino final.

A carga, no caso da consolidação de frete, também tende a chegar mais rapidamente até o cliente final, uma vez que o desembaraço é todo feito uma única vez.

Essa agilidade e praticidade também se reproduz em outro procedimento burocrático: a emissão dos documentos do frete. Ela segue a mesma lógica da nota fiscal: como é uma entrega só, a quantidade de documentos emitidos também é correspondente a um único serviço, mesmo que as mercadorias sejam múltiplas.

O manuseio por parte da equipe de carga e descarga também é simplificado, já que as cargas estão em caixas ou lotes maiores.

Como acontece a consolidação de frete

Para a consolidação de frete, como foi dito, produtos de fornecedores diferentes são organizados em um mesmo espaço de transporte, como em um mesmo contêiner, por exemplo. A empresa responsável por isso é a trading company, que recolherá as compras feitas em diversos fornecedores e levará para um único local de armazenamento.

Já que a intenção é reduzir o número de viagens e abarcar a maior carga possível no mesmo transporte para reduzir custos, caso a trading company não o faça, a transportadora deverá fazer uma organização e aproveitar ao máximo o espaço do frete. 

Cargas em um mesmo local? A equipe de carga e descarga agradece! Afinal, é nesse momento que eles chegam para colocar todo o lote no meio de transporte responsável pelo frete.

Quando as cargas estiverem embarcadas, os operadores logísticos responsáveis pelo controle da carga também têm seu trabalho facilitado: afinal, ao invés de verificar se todas as mercadorias estão de acordo com a documentação e embarcadas para o transporte, a papelada a ser inspecionada é uma só. Ou seja, além de ser mais ágil, a consolidação de frete ainda diminui a possibilidade de erros na logística.

Viu só todas as vantagens? Menos custo, menos processos burocráticos, mais agilidade e simplicidade nas operações. Isso é uma ótima notícia para a sua transportadora e agrada também aos clientes. Ou seja, ponto para a consolidação de fretes!

O que você achou? Esse conteúdo te ajudou? 

Deixe um comentário abaixo com suas opiniões!