Image
Supply Chain: O que é e como funciona?

Supply Chain: O que é e como funciona?

O conceito sobre o que é supply chain vem de uma expressão inglesa que, em tradução livre para português, corresponde a “cadeia de suprimentos” ou “cadeia logística”. Mas na prática, o que significa supply chain? Bom, o termo abrange todo o processo logístico de determinado produto ou serviço, que começa desde a sua matéria-prima (fabricação) até a sua entrega ao consumidor final.

Por envolver diversas etapas do procedimento, o supply chain management ou, em português, gestão da cadeia de suprimentos é constituído por vários integrantes, como, por exemplo: 

  • Fabricantes;
  • Fornecedores;
  • Armazéns; 
  • Distribuidoras;
  • Varejistas;
  • Consumidores.

Afinal, por que o conceito deve ser implementado no seu negócio? A partir de uma boa gestão da cadeia de suprimentos, percebe-se que há um aumento considerável da satisfação do cliente, além de melhora nos resultados da empresa e da produtividade dos funcionários. Quer saber mais? Neste artigo, vamos conversar sobre:

  • Supply chain da teoria à prática;
  • A história por trás do conceito;
  • Logística x supply chain
  • As vantagens da cadeia de suprimentos.

Supply chain: do conceito à prática 

O mundo empresarial está cada vez mais competitivo. E isso não é realidade apenas para o setor logístico não! Os desafios convidam todos os setores a refletir sobre seus processos e, como solução, correr atrás de novas metodologias e técnicas. Foi nesse contexto que se desenvolveu e se popularizou o supply chain. 

O objetivo principal da chamada gestão da cadeia de suprimentos é alavancar os lucros e melhorar a produtividade. Por isso, é necessário uma compreensão sobre os detalhes da relação entre a cadeia de suprimentos e a dinâmica operacional de uma organização.

Como falamos no começo do texto, o supply chain é constituído por diferentes atores, que participam de etapas distintas da atividade. Mas, de maneira geral, o transporte dos materiais é um dos fatores de maior destaque, até porque envolve muitos gastos se custos.

Para que haja uma locomoção eficiente, é necessário o gerenciamento da cadeia de suprimentos — que é muito mais eficiente, por exemplo, quando assume a identificação das demandas dos clientes como gatilho para disparar o processo de produção.

Conceito supply chain: Como surgiu? Conheça a história por trás do conceito

Uma evolução do conceito de Logística e Logística Integrada, o Supply Chain Management (SCM) é uma área recente do ponto de vista acadêmico. Porém, se pararmos para pensar, suas atividades sempre estiveram presentes na história da humanidade. 

Por exemplo, desde os períodos de guerra, é comum que os grandes líderes, como Napoleão e Alexandre, o Grande, realizassem atividades estratégicas relacionadas à cadeia de suprimentos. 

supply chain
supermarket aisle blurred background with laptop computer and cart on wood table online shopping concept

Ficou curioso para saber o que esses caras faziam que têm a ver com supply chain? Bora lá!

  • Mapeamento de toda a região de combate com objetivo de identificar as localidades e suas características de terreno e climáticas;
  • Análise minuciosa do inimigo, identificando, nele, suas fraquezas e oportunidades; 
  • Desenvolvimento de alianças e inovação em equipamentos – no caso, em especial, armamentos.

Supply chain e logística: Afinal, qual relação e diferenças entre os dois?

Vale destacar que o significado de supply chain não deve ser confundido com o de logística. Claro, existe uma relação muito próxima entre os termos, mas há também diferenças de certa forma. Em resumo:

Logística

A logística é uma espécie de uma integração interna de atividades e abrange atividades de movimentação de materiais, armazenamento, distribuição. 

Supply chain

Já a cadeia de suprimentos representa uma integração externa e envolve a compra, o armazenamento no fornecedor, o recebimento, o envio para os varejistas, a distribuição nas lojas. Dessa forma, trata-se de uma rede que envolve fornecedores, clientes, transportadoras e demais parceiros estratégicos da empresa.

Quais as principais vantagens do supply chain? Entenda por que você deve aplicar na sua transportadora!

vantagens supply chain
supply-chain

Bom, não é exagero falar que o supply chain pode promover uma verdadeira revolução na sua empresa. Isso porque a sincronização entre os elos da cadeia de suprimentos é um grande impacto para um bom gerenciamento. 

Mas, além de controlar mais de perto cada ciclo da produção e distribuição dos produtos, o gestor passa a ser capaz de realizar análises mais profundas e ter um panorama mais assertivo. Continue a leitura para saber mais vantagens.

Tomadas de decisão baseadas em dados

O supply chain promove uma cultura de dados e, com isso, uma base mais confiável para as tomadas de decisão. O benefício, inclusive, se estende aos parceiros do negócio e a outros departamentos.

Na prática, o gerenciamento permite avaliar com mais precisão se a performance de cada fornecedor é adequada às expectativas da empresa. Afinal, os indicadores mostrarão como os elos da cadeia se relacionam em diferentes aspectos: custo e tempo, por exemplo.

Vale a pena investir também em indicadores de desempenho, conhecidos também como KPIs (key performance indicator). Por meio dessa metodologia, é possível monitorar o processo e controlar a qualidade do seu serviço e do fornecedor. 

Antecipação de tendências

Outro ponto interessante! O gerenciamento de supply chain promove mais flexibilidade à empresa. No contexto da transformação digital, isso significa, com o suporte da tecnologia, é possível identificar as tendências do mercado de maneira antecipada. Legal, né? Além disso, você pode resolver problemas com mais facilidade. 

Os relatórios são uma importante ferramenta para embasar as decisões estratégicas dos gestores. É essencial, porém, que essa cultura de dados se mantenha. Dessa forma, os dados precisam ser acompanhados com recorrência e analisados com cuidado.

Gestão otimizada do estoque

Não é novidade que uma gestão de estoque mais eficiente é capaz de gerar impactos significativos nos resultados da empresa como um todo. Da mesma forma que a falta de produtos pode deixar as gôndolas vazias por mais tempo e, consequentemente, prejudicar as vendas, o excesso é um fator que pode ser combatido, por exemplo. 

Assim, é possível reduzir custos de armazenagem, que podem comprometer o giro de estoque e o capital de giro. 

Fortalecimento da comunicação entre os elos

Um fator importante para o sucesso de qualquer empresa é a integração e o relacionamento de setores, né? Isso não é novidade para ninguém. Mas, no caso de uma cadeia de suprimentos, o desafio é ainda maior! É fundamental ter em mente, nesse caso, que essa necessidade se estende aos terceirizados, como, por exemplo, os fornecedores e as transportadoras.

E não é por que o serviço é terceirizado que ele não impactada na qualidade do seu, certo? Então, com o supply chain, você consegue acompanhar melhor e controlar mais de perto a qualidade da entrega. E, assim, passar a ter mais confiança e fortalecer uma relação de parceria. Por meio de uma solução digital, a comunicação pode se tornar mais eficaz, já que fica muito mais fácil acessar e trocar informações.

E aí, deu para aprender bastante sobre supply chain? Esperamos que sim! O conceito é bastante rico e oferece inúmeras vantagens, tanto para o negócio quanto para os seus parceiros. Quer continuar descobrindo o mundo da logística? Continue por aqui! A gente sempre divulga informações e materiais como esse com o objetivo de te deixar o mais informado possível. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral.

Obrigado por ler até aqui!