Image

Processos logísticos: 4 dicas para você melhorar os seus

Processos logísticos bem ajustados garantem um bom funcionamento para a sua empresa porque reduzem as possibilidades de erros humanos e evitam imprevistos que possam atrasar prazos das atividades ou atrapalhar a rotina de trabalho dos seus funcionários.

Por isso, no post de hoje trouxemos 4 dicas para otimizar o dia a dia da sua transportadora e reduzir os custos de processos logísticos.

Aproveite a leitura!

As etapas dos processos logísticos

Em uma transportadora, o que não falta são processos logísticos para garantir que a mercadoria recebida está de acordo com a remessa que o cliente enviou, que ela será guardada de maneira que possa ser encontrada facilmente, que serão separados os produtos corretos para a distribuição e embalados da maneira certa para o transporte.

Por isso, listamos aqui os principais momentos desse ciclo que ocorre nos centros de distribuição de mercadorias.

Recebimento das mercadorias

Nessa etapa dos processos logísticos, a mercadoria é recebida e conferida, tanto para verificar se quantidade que chegou está de acordo com a nota fiscal quanto para avaliar a qualidade do que foi entregue (identificando avarias, por exemplo).

Em seguida, operador de processos logísticos irá atribuir a cada mercadoria uma identificação com código de barras, para que todo novo processo pelo qual ela passe seja registrado e você saiba exatamente onde cada produto está no armazém.

Armazenagem

O segundo dos processos logísticos consiste na estocagem dos produtos que chegaram ao depósito. Nessa fase, será feita a categorização dos produtos por um ou mais métodos (ex: ordem alfabética, data de chegada, data de saída ou por cliente), seguido da organização deles, já categorizados, nas prateleiras e do registro de onde cada mercadoria foi armazenada.

Separação dos produtos

Também chamado de “picking”, a separação dos produtos no transporte consiste em retirá-los das prateleiras onde estavam armazenados e prepará-los para o transporte, separando as cargas por pedidos ou até fazendo o fracionamento, caso elas sejam entregues por mais de um veículo. Para isso, são necessárias técnicas de transporte de mercadoria, domínio de maquinários e escolha de como elas serão transportadas.

Existem também tomadas de decisão envolvidas, para, por exemplo, determinar quando é o momento ideal para fazer a separação, de maneira que não ocupe as prateleiras por tempo demais (atrapalhando a chegada de outros produtos) e nem ocupe o espaço da expedição, ou para encontrar uma maneira de fazer esse transporte gastando o mínimo de tempo, pessoal e viagens entre os setores possível.

Embalagem

Nessa etapa dos procedimentos logísticos, as mercadorias são embaladas individualmente e recebem itens para garantir a sua segurança, de acordo com o tipo de produto.

Expedição da mercadoria

Esse é um dos procedimentos logísticos mais importantes porque é o que acontece logo antes da mercadoria ser enviada para o consumidor final. Nele, é feita a conferência dos produtos, para ver se o que entra no caminhão está de acordo com a nota fiscal emitida e com o pedido feito pelo cliente. 

Além disso, o operador de processos logísticos da expedição também é responsável pela emissão dos documentos necessários para o transporte, que discriminam as cargas, valores, pesos e dados necessários do veículo de transporte.

Como tornar os procedimentos logísticos mais eficientes?

Mais eficiência significa menos custos de processos logísticos, motivo pelo qual essa é uma meta as empresas buscam constantemente. Para ajudar a sua transportadora nessa tarefa, aqui vão algumas sugestões que podem fazer toda a diferença na dinâmica do seu centro de distribuição. 

Adote o uso de código de barras

Adicionar códigos de barra a cada produto que entra no seu galpão é uma medida que pode gerar muitos ganhos.

Primeiramente, se usado corretamente, ele serve como um rastreio, informando em que etapa dos processos cada produto está.

Em segundo lugar, os códigos de barra também ajudam a agilizar a conferência quantitativa na chegada da mercadoria e a conferência da expedição para saber se os produtos estão em concordância com a nota fiscal na hora da saída para o transporte.

Atenção ao estoque

É importante que os seus procedimentos logísticos privilegiem um controle rígido do estoque, para evitar rupturas no estoque que possam causar prejuízo ao cliente.

Por isso, faça inventários periódicos das mercadorias e registre todos os produtos que entram e saem do seu galpão em um software de controle de estoque. Isso ajuda a manter a contagem sempre atualizada e a reduzir o risco de erros humanos.

Organize o seu galpão

Já reparou o imenso problema que causa uma mercadoria perdida pelo centro de distribuição? Os funcionários perdem muito mais tempo procurando e se questionando sobre o que pode ter acontecido com ela do que gastariam para organizá-la.

Por isso, o primeiro passo aqui é estabelecer critérios claros para a categorização das mercadorias. Em seguida, trabalhe com automatização: o mesmo software de controle de estoque pode ser capaz de criar um mapeamento da sua sessão de armazenamento. Assim, a equipe pode registrar no sistema a posição exata do produto, toda vez que ele for armazenado. Com isso, sempre que for necessário iniciar o picking de determinados produtos, os colaboradores saberão exatamente em que prateleira está cada item.

Tenha o olhar atento para os problemas

As dicas anteriores foram focadas na parte da modernização dos procedimentos logísticos, porém essa tem mais a ver com questões de gestão.

É importante que os responsáveis pela otimização dos processos logísticos estejam atentos para onde os problemas estão acontecendo com que frequência. Apenas com esses dados em mãos é possível entender onde novas medidas são necessárias, portanto, a lição aqui é manter os relatórios atualizados e lidos!

E aí, viu como você pode otimizar seus processos logísticos? Esperamos que, de alguma forma, esse texto tenha contribuído para o seu aprendizado. Quer continuar descobrindo o mundo da logística? Continue por aqui! A gente sempre divulga informações e materiais como esse com o objetivo de te deixar o mais informado possível.

Até a próxima!