Image

Saúde do caminhoneiro: como ajudar seus colaboradores

Caminhoneiro dentro de caminhão

A saúde do caminhoneiro deve ser entendida como uma coisa séria. A saúde do trabalhador caminhoneiro tem relação direta com a sua produtividade, o que, por consequência, impacta, de maneira direta, os resultados da empresa e seu balanço financeiro. Ou seja, a qualidade de vida do profissional tem grandes chances de aumentar os lucros e reduzir o desperdício dentro de uma organização 

Vale destacar que a rotina desse funcionário é um desafio a parte. Como os processos são burocráticos e o dia a dia desse profissional é corrido e cansativo, a função de motorista tende a gerar um aumento nos níveis de estresse. Além disso, a privação de sono pode colocar essas pessoas em estado de risco. Para evitar esses problemas – que podem se tornar, inclusive, acidentes -, é importante ficar atento à saúde do motorista. 

Quer saber mais sobre o tema? Continue com a gente. Neste artigo, vamos:

– destacar os principais pontos de atenção da saúde do caminhoneiro;

– dar dicas de como a empresa pode ajudar os profissionais;

– explicar os benefícios de realizar essas ações para a empresa.   

Confira os principais pontos de atenção para manter a saúde de quem trabalha no volante sob quatro rodas

1. Postura na direção

Com a rotina exaustiva e também por costume do dia, não é raro encontrarmos o profissional sentado de maneira errada, principalmente quando está dirigindo. Mas esse hábito é bastante prejudicial para a saúde e pode afetar a qualidade de vida do profissional. 

Isso porque, se essa postura errada se manter por horas e com frequência, o profissional pode sentir dores nas costas, dores musculares e alterar o bom funcionamento da coluna. Hiperlordose lombar, escoliose e hipercifose são doenças que podem ser geradas, por exemplo, devido à má postura. 

Mas a pergunta que não quer calar? É possível evitar esses problemas? Sim! Para isso, o profissional deve manter a coluna ereta sempre que possível. As pernas devem ficar em uma posição confortável, de preferência em um ângulo de 90º, com os pés no chão. Sabemos que manter essa postura pode ser um desafio, principalmente no começo da criação do hábito. Para facilitar que o corpo fique nessa posição, é possível utilizar apoios no encosto que favoreçam as costas. VAle a pena aproveitar as paradas para abastecimento ou ajustes técnicos para ficar de pé, sair do veículo para fazer movimentos de alongamento, como esticar as costas e os braços, e caminhar por alguns minutos.

2. Alimentação 

Uma boa alimentação é responsável por não só evitar doenças, como também para acumular energias, aumentar o sistema de defesas e deixar o organismo forte e saudável para suportar os desafios do dia a dia de trabalho. 

Por conta disso, é importante manter uma rotina saudável de alimentação, com alimentos saudáveis que ofereçam bons nutrientes para o corpo. Na estrada, é claro que esse desafio fica ainda maior. Mas é importante criar alternativas que atendam às necessidades de quem está dirigindo. 

Mesmo durante a viagem, não abra mão de fazer as refeições completas, como café da manhã, almoço e jantar. É necessário realizar lanches nos intervalos para que o organismo receba todas as vitaminas necessárias. Para manter um cardápio balanceado, fuja das frituras e comidas pesadas. Aposte nas saladas, carnes grelhadas, carboidratos e frutas.

Da mesma forma, é essencial ficar atento à higiene e conservação dos alimentos. Quando for comer em estabelecimentos na estrada, observe com cuidado antes de fazer o pedido. 

3. Proteção solar 

Por conta da intensa exposição ao sol, a vida na estrada também pode afetar a pele do caminhoneiro. Por conta disso, é importante utilizar filtro solar diariamente. Só assim será possível evitar queimaduras, envelhecimento precoce, manchas e câncer de pele.

4. Sono

Uma boa noite de sono é essencial para manter a qualidade de vida do caminhoneiro e também sua segurança. Afinal de contas, é nesse momento que seu corpo vai descansar e relaxar. Por isso, é importante aproveitá-las da melhor maneira possível. Não deixe de lado também os períodos de descanso.

É dessa forma que você vai conseguir evitar acidentes, se manter sempre em alerta e garantir a energia suficiente para dirigir as longas horas pelas estradas.

5. Automedicação 

Se medicar sem a supervisão de um profissional especializado é um grande perigo para a saúde dos caminhoneiros. Isso porque alguns remédios podem ser altamente prejudiciais às funções e à saúde do caminhoneiro. Os antigripais, os analgésicos e os antialérgicos, por exemplo, podem prejudicar o reflexo, a concentração e causar sonolência.

Já as anfetaminas, mais conhecidas como rebites, são drogas que estimulam o sistema nervoso central. Com isso, o cérebro trabalhar mais rapidamente e inibe o sono. Seu uso excessivo pode causar alguns efeitos colaterais perigosos, como agressividade, ansiedade, alucinações e até mesmo infarto. Fora que o profissional pode ter alergias que não sabe. Para evitar esses problemas, só faça uso desses medicamentos se eles forem devidamente prescritos por um médico.

Como a empresa pode ajudar a melhorar a saúde dos profissionais?

Claro que a saúde deve ser um ponto de atenção para o próprio motorista. Mas, quando a empresa também demonstra sua preocupação, é como se o tema fosse reforçado na mente dos funcionários. 

A organização pode demonstrar esse cuidado por meio de diversos tipos de ações, como, por exemplo:

– campanhas de vacinação na empresa para funcionários e seus dependentes;

– realização de exames periódicos;

– disponibilizar profissionais da saúde para conversar sobre cuidados necessários com a saúde;

– comprar objetos para manter a qualidade da postura na hora da direção.

E por que a empresa deve se preocupar com a saúde dos caminhoneiros? 

O mercado, seja o setor de transportes ou qualquer outro contexto, nunca esteve em um mercado tão disputado, com concorrência ávida e clientes exigentes. De acordo com o IBGE, 6 em cada 10 empresas fecham suas portas antes de completar 5 anos de atividade. Um dado assustador! Mas por que isso acontece?

Bom, infelizmente as empresas se sobrecarregam muitas vezes com processos burocráticos e, com isso, eliminam consideravelmente as atividades intelectuais dos seus funcionários, que passam a realizar funções repetitivas e excessivamente manuais. Com isso, a inovação e a gestão de pessoas – peças-chaves para a melhora do dia a dia da empresa – tendem a ficar de lado. 

Por outro lado, uma organização que acredita e investe na qualidade de vida de um motorista profissional tende a trazer grandes benefícios para toda a sua equipe, aumentando, assim, suas vantagens competitiva frente ao mercado. Além disso, dessa forma, os funcionários ficam mais motivados, há incremento nos resultados e nos lucros, melhora na produtividade etc.

E aí, gostou do texto? Esperamos que sim. Neste artigo, tentamos demonstrar de maneira prática os benefícios que a empresa poderá ter ao desenvolver programas de gestão de pessoas. E estar atento à saúde dos funcionários faz parte de ações desse tipo. Geralmente, essas atividades são desenvolvidas e executadas pelo departamento de RH (Recursos Humanos) da empresa. Mas, de maneira geral, é interessante que todos os gestores estejam atentos a essas programações.

Quer continuar aprendendo sobre o mundo da logística e seus desafios? Então, continue por aqui. A gente sempre divulga textos as principais novidades do setor. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter na parte debaixo do blog. 

Até a próxima!