Image
Saiba o que é e como usar a Tabela FIPE de Caminhão

Saiba o que é e como usar a Tabela FIPE de Caminhão

A Tabela FIPE de Caminhão faz parte de um documento chamado Tabela FIPE. No entanto, esse arquivo reúne informações e dados mensais sobre os valores de carros, motos e caminhões, tanto zero km quanto usados em cada mês.

Essas estatísticas são coletadas pela instituição que dá nome ao documento: FIPE, que vem da sigla Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas

Na verdade, esse material vai muito além de uma simples tabela. É um parâmetro de mercado, mas que apresenta valores médios de automóveis de acordo apenas três fatores:

  • Marca;
  • Ano;
  • Modelo de veículo. 

Dessa forma, não são consideradas informações, como, por exemplo, quilometragem, estado do automóvel, cor, acessórios instalados, região e quaisquer outros fatores que possam influenciar o valor de um automóvel e frota – tanto para mais quanto para menos.

Quer saber mais sobre o tema? Então, fique com a gente! Neste artigo, vamos abordar, de forma mais profunda, esse cenário, passando pelos seguintes tópicos:

  • O que é a Tabela FIPE de Caminhão;
  • Saber mais sobre a instituição por trás desse material;
  • Entender os benefícios, na prática, da Tabela FIPE de caminhão;
  • Exemplificar como funciona esse documento e para que ele funciona no dia a dia; 
  • Conferir como é disposta a tabela fipe da Mercedes-benz. 

O que é Tabela FIPE de Caminhão?

tabela-fipe-de-caminhao
tabela-fipe-de-caminhao

O arquivo, na verdade, trata sobre diversos tipos de veículos – incluindo, claro, na lista, o preço do caminhão.

Além disso, o documento é a principal referência no mercado de veículos usados e seminovos, além de ser usado como base para contratos e seguros.

Quer saber mais? Confira, em tópicos, as modalidades:

Mas você deve estar se perguntando: para que serve esse documento? Bom, um dos principais benefícios é que, por meio desses dados, é possível ter uma avaliação dos tipos de caminhão mais assertiva em relação ao seu valor de mercado

Por exemplo, se forem vendidos 1.000 caminhões, veículos novos da marca Mercedes-benz de um determinado modelo, com valor é de R$ 200 mil, esse é o valor da Tabela FIPE de Caminhão Mercedes para o veículo dessa marca e desse determinado modelo no mês analisado.

Ou seja, esse valor é atualizado e válidos em todo Brasil.

Saiba mais sobre o contexto histórico por trás da Tabela FIPE de caminhão

A FIPE, instituição responsável pela Tabela de mesmo nome, foi criada em 1973 com objetivo de dar suporte a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. 

Entretanto, o órgão presta serviços, tanto para governo quanto para empresas privadas. Além disso, como um dos seus principais produtos, há o Preço Médio de Veículos, outra forma se falar da Tabela FIPE.

Como funciona a Tabela FIPE de caminhão?

O documento, de maneira geral, organiza e divulga um índice super importante para o setor, que é baseado na coleta de preços de carros, motos e caminhões usados, seminovos e novos no mercado nacional

Além disso, ao ter acesso a esses dados e valores, os pesquisadores descartam os preços extremamente altos, baixos ou com alguma discrepância estatística.

Os números restantes são usados para criar uma média. Esse é o valor que vai constar para aquele determinado veículo na tabela.

Conheça os principais benefícios da tabela

tabela FIPE de caminhão
New and Pre Owned Semi Trucks For Sale.

1. Facilita a condução de compra ou venda de automóveis

Por ser uma referência no mercado nacional, os dados disponibilizados na Tabela FIPE de caminhão facilitam a negociação entre compradores e vendedores. Como a tabela FIPE é um instrumento baseado na coleta de preços de carros, motos e caminhões, o arquivo torna-se bastante útil para dar um norte, tanto aos compradores quanto aos vendedores. 

2. Avaliação de automóveis

Da mesma forma, essas estatísticas permitem que você tenha um acompanhamento realista e frequente de como e quanto o seu automóvel está valendo no mercado.

3. Relação com o IPVA

Com relação ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a base de cálculo é feita a partir da média do valor de cada automóvel, de acordo com a FIPE. A partir disso, chega-se ao custo final. É válido ressaltar que o IPVA cresce junto com o valor do carro em anos de inflação alta. 

Onde posso encontrar essa tabela?

O material pode ser consultado, de forma simples e prática, por meio da internet, mais precisamente através deste site: https://www.tabelafipebrasil.com.

Lá, é necessário divulgar apenas três informações para consultar o preço do veículo. São elas: marca, modelo e ano do veículo. Mas fique tranquilo! Agora mesmo vamos te ensinar como fazer simulações.

Confira o passo a passo para analisar a Tabela FIPE da Mercedes-Benz online

Passo 1

Acesse o site https://www.tabelafipebrasil.com.

Passo 2

Navegue até o final da página até localizar os seguintes tópicos: 

  • Tipo;
  • Marca;
  • Modelo;
  • Ano. 

É aí que funciona o simulador. Infelizmente, não existe um subtítulo que o separe do texto. Mas não é difícil de localizar!

Passo 3

No item “Tipo”, selecione a categoria do seu veículo. Hoje, existem três opções disponíveis: carros, motos ou caminhões;

Passo 4

Em seguida, indique a marca do veículo. Você pode navegar no filtro ou começar a digital as primeiras letras do nome da marca para facilitar.

No caso da Mercedes-Benz, por exemplo, se você digitar “Mer”, por exemplo, já será suficiente para localizar a marca.  

Passo 5

Logo depois, é a hora de indicar o modelo. Ao selecionar a marca, o sistema oferta automaticamente os modelos disponíveis. 

Passo 6 

Após isso, assinale o ano. 

Passo 7

Pronto! Será carregada uma nova página com os dados referentes ao automóvel. Você terá acesso ao valor FIPE daquele momento e também ao valor de cada período ou referência, como eles dizem, podendo acompanhar a variação no mês a mês.

E aí, deu para perceber a importância do FIPE e os inúmeros benefícios que acompanhar esse índice podem gerar para o seu negócio? Esperamos que sim, pois esse era o nosso principal objetivo aqui.

A gente sempre divulga informações e materiais como esse com o objetivo de te deixar o mais informado possível. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral.

Até a próxima!