Image

Ticket Fleet: o que é e como funciona a solução?

Homem na frente de um mini caminhão

A Ticket Fleet é uma solução digital, cujo objetivo é ajudar empresas a controlar o combustível. A plataforma oferece funcionalidades que permitem a gestão de frotas e cartões para usar nos ticket fleed postos de abastecimento e nos serviços de manutenção. 

E como funciona na prática? É possível depositar o valor que a organização quiser nesses cartões que podem ser usados pelos motoristas em ticket fleet rede credenciada e acompanhar as movimentações através do sistema.

Quer saber mais sobre o tema? Neste artigo, vamos: 

– trazer a definição do que é Ticket Fleet;

– explicar como a solução funciona;

– falar dos principais benefícios de adotar a medida;

– diferenciar a Ticket Fleet da Ticket Car.

O que é Ticket Fleet?

É a solução mais completa em termo de gestão de frota. Com ela, o gestor consegue ter acesso a uma plataforma inteligente que permite controlar os gastos e desempenho dos veículos e motoristas etc.

Além disso, por meio dessa ferramenta, é possível:

– fazer a gestão completa de abastecimento;

– automatizar o processo de pagamento;

– reduzir custos através da criação de regras e do controle de utilização dos cartões;

– acompanhar a performance dos veículos e dos condutores;

– utiliza uma solução inteligente de inteligência artificial para gestão de frotas, chamada TED.

Conheça as principais vantagens de adotar o Ticket Fleet na sua transportadora

1. Redução do envolvimento no controle operacional

Com isso, a equipe passa a ter mais tempo para se dedicar a outras tarefas administrativas e estratégicas. Ao direcionar os funcionários para atividades mais intelectuais e menos repetitivas e monótonas, há diretamente um estímulo a motivação das pessoas.

2. Facilidade nos processos de pagamento

Com a ferramenta, é possível otimizar o fluxo de transações relacionadas a consumo de combustível e serviços de manutenção.

3. Informações atualizadas de custos

Outro benefício é que, com a solução, você consegue acompanhar as atualizações constantes do valor médio de combustível e dos preços em cada posto credenciado.

4. Painel gerencial 360

Além de dados sobre abastecimento, a solução traz informações sobre boas práticas na manutenção. Com isso, fica possível criar planos mais econômicos de revisão dos veículos.

5. Terceirização

Com a ferramenta, fica mais fácil realizar a terceirização da gestão de abastecimento. Isso porque um analista exclusivo, contratado por outra organização, tem acesso a todos os dados necessários para isso.

Por que devo contratar e utilizar o Ticket Fleet no dia a dia da minha empresa?

1. Performance e relatórios na mão

Ao adotar a ferramenta na rotina da sua empresa, você passa a ter, de maneira automática, acesso a dados que podem ser acompanhados pelo gestor. Com isso, é possível conferir como está a performance da sua frota e condutores, monitorar despesas, consumo de combustível e preço por litro, km rodados de cada veículo e o custo por km. É possível ainda verificar a emissão de GEE (Gases do Efeito Estufa) por veículo.

Dessa forma, os números, coletados de maneira automática, podem mostrar oportunidades e antever futuros problemas. Para isso, é importante que o gestor esteja atento aos resultados, buscando acompanhá-los com frequência em períodos diferentes (dias, meses e anos, por exemplo) para verificar tendências.

2. Automação de processos

Para acompanhar os dados, é comum que eles sejam armazenados em plataformas diferentes, que não têm uma integração entre si, como planilhas de Excel, anotações e outros tipos de ferramentas. Isso torna o processo mais confuso e propício a erros humanos de análise. Com o software de gestão da Ticket Fleet, você elimina esses possíveis problemas da rotina dos seus funcionários. Com a ferramenta, você ainda

  • passa a ter uma visão geral da evolução dos principais indicadores;
  • consegue realizar um benchmark interno, comparando o desempenho entre os carros da frota;
  • pode monitorar a frota através de KPIs (indicadores de performance) e comparar o desempenho da sua frota com o de outras empresas de mesmo porte;
  • pode comparar os dados do custo do litro de combustível com o custo por quilômetro, de acordo com cada região;
  • consegue personalizar o seu dashboard com os indicadores mais interessantes para a sua gestão de frotas;
  • pode criar alertas para cartões bloqueados e os respectivos motivos;
  • consegue ter uma noção mais clara do comportamento dos motoristas Através do acompanhamento da quantidade de transações negadas.

3. Controle dos processos

Além disso, você passa a ter mais controle de diferentes processos, conseguindo, dessa forma, evitar problemas e orientar melhor os funcionários. Com a ferramenta, é possível ter acesso aos seguintes dados de maneira automática:

  • intervalo mínimo entre transações;
  • controle por litro;
  • combustíveis e demais itens permitidos para compra;
  • valor máximo e mínimo por tipo de combustível;
  • restrição de rede para abastecimento (por estado, cidade e bairros);
  • performance mínima e máxima em km/L.

Qual a diferença de Ticket Fleet para Ticket Car?

Já o A Ticket Car é uma solução mais simplificada. Com total autonomia para o colaborador, com ela, é possível cuidar do pagamento do combustível, eliminando a necessidade de reembolsos.

Entre as vantagens de contar com um cartão Ticket Car, estão: 

– pagamento centralizado;

– torna a rotina mais produtiva, além de dar autonomia e agilidade aos motoristas;

– extratos do uso do saldo;

– aplicativo para que os usuários dos cartões possam consultar o saldo a qualquer momento;

– usuários podem usar os cartões para pagamentos de outros meios de transporte e serviços, manutenção e mobilidade. 

Como saber qual a melhor opção para minha empresa?

A melhor opção vai depender diretamente das suas necessidades como empresa. Se você procura, por exemplo, por mais autonomia para seus colaboradores, mais facilidade e agilidade no abastecimento e ainda mais produtividade para a equipe, a escolha ideal é a Ticket Car. 

Por outro lado, caso você busque controle dos custos e da gestão para melhor desempenho dos carros e motoristas, você precisa da Ticket Fleet. 

Quer continuar aprendendo sobre o mundo da logística e seus desafios? Então, continue por aqui. A gente sempre divulga textos as principais novidades do setor. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter na parte debaixo do blog. 

Até a próxima!