Image

Transporte e logística: entenda a diferença desses dois conceitos

Transporte e logística: você já se perguntou qual a diferença, de fato, desse conceito para o transporte de produtos? Bom, na verdade, esses dois termos se completam: a locomoção de mercadorias faz parte de uma etapa fundamental da logística. Basicamente, consiste em um conjunto de atividades que envolve o planejamento, a execução e o controle do transporte desses produtos.

Mas se você está se perguntando quais são as principais diferenças entre os termos e operações, nós explicamos! Em outras palavras, podemos definir logística como:

Uma estratégia empresarial que tem como objetivo principal atender à demanda dos consumidores finais, gerando valor para as organizações.

O transporte, por outro lado, é responsável por:

Operacionalizar todo esse processo logístico e levar a mercadoria até o consumidor final.

Dessa forma, a sinergia entre logística e transporte é fundamental para que o negócio apresente um bom desempenho e entregue valor ao usuário final. Continue a leitura para entrar ainda mais a fundo sobre os temas!

Conheça os principais pilares do transporte e da logística

Já sabemos até aqui que um dos ramos da logística é responsável pela definição do modal ideal para transportar a maior quantidade de mercadorias com o menor custo. Sem esquecer que: de maneira mais rápida e segura. Abaixo separamos o principal pilar de cada um dos conceitos.

Transporte: modais de carga

A escolha do modal é algo bastante estratégico para o negócio. Existem basicamente cinco opções. Para escolher o tipo de transporte ideal para o seu tipo de negócio, por exemplo, é importante levar em consideração o produto que irá ser transportado, o tempo disponível para locomoção, o itinerário e o custo. Veja quais são os tipos de transporte:

  1. Transporte aeroviário: realizado através de aviões. Geralmente, é o modal mais recomendado para carregar produtos que exigem mais segurança e tem emergência de entrega entre destinos distantes. Nesse caso, vale considerar o peso da mercadoria, pois o transporte aeroviário é ideal para a locomoção de produtos de pouco peso.
  2. Transporte aquaviário: conhecido como aquático ou hidroviário, o modal é utilizado para carregar peças de grande volume e peso. Normalmente, o carregamento é feito em balsas e grandes embarcações.
  3. Transporte dutoviário: acontece por meio de dutos ou tubos. Costuma ser bastante utilizado no transporte de cargas perigosas, que se referem a produtos que podem oferecer riscos à saúde, ao meio ambiente ou à segurança da população, como, por exemplo, produtos químicos, inflamáveis, substâncias tóxicas, gás natural, petróleo e armas de fogo.  
  4. Transporte ferroviário: feita a partir dos trilhos pelos trens, costuma ser usada para o carregamento de volumes grandes entre maiores distâncias.
  5. Transporte rodoviário: o modal mais usado em âmbito nacional. É ideal para diferentes tipos de distâncias e pode ser usado para transportar os mais variados tipos de mercadoria.

Logística: cadeia de suprimentos

Também conhecida como supply chain (em tradução livre para o Português, cadeia de suprimentos), esse conceito tem como objetivo abranger de ponta a ponta a logística de um produto ou serviço, desde a fabricação da matéria-prima até a sua entrega ao consumidor final. E, assim, garantir uma integração de qualidade de todos os integrantes e procedimentos da cadeia logística.

Com isso, a gestão da cadeia de suprimentos envolve diretamente um dos processos mais essenciais da operação: a entrega. E é exatamente aqui que o transporte de carga entra e faz o seu papel de locomover a mercadoria até o destino final, concluindo a etapa de sucesso da cadeia logística.

Quais são os benefícios da união do transporte e logística?

Como falamos anteriormente, a gestão de transporte é fator determinante para o funcionamento da logística. Mas não necessariamente todas as companhias contam com um departamento de transporte no seu quadro. Algumas organizações optam por contratar empresas que oferecem serviços terceirizados. Isso é bastante comum no Brasil, principalmente em serviços como limpeza e o transporte propriamente.

Mas vale a pena contratar serviços logísticos de terceiros ou é mais vantajoso ter frota própria? A resposta para essa pergunta vai depender da estratégia do seu negócio. Para você entender melhor e escolher o melhor caminho para a sua empresa, vamos comentar algumas vantagens e desvantagens de ter frota própria e de terceirizar a atividade.

Frota própria

Vantagens

  • Controle total do processo

Ao obter seus próprios veículos, você tem mais flexibilidade no transporte e pode ainda monitorar todas a etapas do procedimento. Dessa forma, é possível obter um acompanhamento de qualidade mais próximo.

  • Relacionamento mais próximo com o cliente

Além disso, você poderá construir uma relação mais pessoal com seus clientes. Com a rotina de entrega, por exemplo, será possível ligar um rosto ao nome da empresa.

Desvantagens

  • Custo

Você terá despesas relacionadas ao combustível, manutenção de veículos e encargos. É preciso colocar na ponta do lápis para fazer a escolha certa!

  • Mais demandas de gestão

Você precisará de funcionários para acompanhar a qualidade da frota, o que gera mais gastos e também alocar profissionais em outros setores.

Serviço terceirizado  

Vantagens

  • Menos dor de cabeça e mais tempo

Os regulamentos de transportes e as contratações de funcionários oferecem grandes riscos. Com a utilização de uma empresa terceira, você pode evitar possíveis problemas com multas e penalidades, além diminuir o tempo desperdiçado em questões burocráticas dessa área. Dessa forma, sua equipe pode focar em assuntos mais prioritários.

  • Redução das despesas operacionais

A contratação de uma empresa terceirizada poupa as despesas. Com isso, você pode investir em áreas de inovação, como desenvolvimento de produtos e a criação de ideias inovadoras.

Desvantagens

  • Reputação

Para contratar uma instituição terceira, é necessário que exista muita confiança em jogo. Afinal, é como se essa organização representasse você pelas estradas.

  • Limitações

Você precisará estar alinhado com a agenda de outra empresa, que pode ter um calendário apertado. Outra possível limitação é em relação à entrega dos produtos. Existem restrições de limites permitidos de mercadoria, o que pode ser um transtorno, caso comercialize itens grandes.

Bom, deu pra perceber como ambos os conceitos (transporte e logística) estão interligados, certo? Na verdade, um complementa o outro. E quando uma ponta tem uma boa gestão, é natural que todos os processos sejam eficazes – reforçando: quando aplicado da melhor maneira. Se você quer mergulhar ainda mais a fundo no universo da logística, aproveite para baixar o nosso eBook sobre o tema abaixo.

Aproveite a leitura!