Image

Transporte Voluntário TruckPad ajuda com entregas em meio à crise

O coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela infecção respiratória Covid-19, vai fazendo mais e mais vítimas pelo mundo. Com fácil e rápido contágio, o vírus já está nos cinco continentes e já tem casos em quase 200 países infectados. Isso obrigou a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar pandemia em 12 de março de 2020. No Brasil, como esperado, o coronavírus vai se espalhando na mesma velocidade, sobrecarregando hospitais, prontos-socorros e centros de saúde.

Insumos hospitalares começam a faltar

Com este aumento nos atendimentos, começam a faltar insumos, equipamentos e itens hospitalares. Isso não somente para os pacientes afetados pela Covid-19, como também para doentes com outras enfermidades e em tratamento. Em crises como estas, a solidariedade felizmente ganha muita força. Várias pessoas e empresas se dispõem a ajudar o país e os profissionais de saúde com doações. Entretanto, muitas vezes esta ajuda esbarra na falta de transporte e não chega ao seu destino como deveria.

TruckPad tem transporte voluntário de doações 

Sensibilizada com a grave situação pela qual passa o Brasil, o TruckPad, maior plataforma de conexão entre caminhoneiros e cargas da América Latina, está nessa luta para ajudar. Para isso, a empresa está oferecendo transporte gratuito de materiais e produtos hospitalares doados para instituições de saúde que necessitem de ajuda emergencial. A ação, batizada Transporte Voluntário, visa colaborar contra a disseminação do coronavírus e auxiliar no tratamento dos já infectados.

Para participar é fácil. Basta acessar o site do Transporte Voluntário e cadastrar seus dados, contatos, informações sobre a carga de produtos que serão doados e o destino. O TruckPad então se encarrega de localizar e contratar os caminhoneiros que irão realizar o transporte. A prioridade do transporte voluntário são: produtos hospitalares como álcool gel, álcool líquido, máscaras, luvas, termômetros, óculos de proteção, que já estão em falta nos hospitais e unidades de saúde.

Transporte voluntário: Carga rastreada até a entrega

O aplicativo do TruckPad tem tracking – permite que a carga seja monitorada em tempo real, da coleta ao destino final – e comprovante de entrega – o motorista tira fotos dos comprovantes pelo app, que disponibiliza os arquivos já digitalizados. Assim, os doadores sabem que os insumos e produtos foram efetivamente entregues. Além disso, são mais de um milhão de motoristas cadastrados no TruckPad, o que significa uma rápida entrega das doações.

No setor de transportes, as entregas de produtos de limpeza, higiene pessoal, medicamentos e produtos farmacêuticos e hospitalares estão aquecidas. Os centros de distribuição estão trabalhando até acima da capacidade para conseguir atender a alta na procura. O setor de entregas rápidas também opera em ritmo acelerado, impulsionado pela grande demanda das compras pela internet e aplicativos.

Quarentena e cuidados com a higiene

O isolamento e a quarentena já se mostraram eficientes contra a propagação da doença. Os colaboradores do TruckPad, inclusive, estão trabalhando remotamente, em home office, desde o início da pandemia. Quanto menos as pessoas circularem pelas ruas e espaços públicos, menores as chance de a transmissão acontecer.

O coronavírus pode sobreviver por até 72 horas em superfícies plásticas ou metálicas. Por isso, os cuidados com a higiene são a forma mais correta de evitar o contágio. Lavar as mãos e antebraços por no mínimo 20 segundos, várias vezes ao dia, e desinfetar as mãos com álcool gel com frequência permitem que o vírus seja eliminado.

Mudanças nos hábitos também são importantes.

  • Evite tocar as pessoas;
  • Procure ficar a uma distância de um metro;
  • Fuja de aglomerações;
  • Não compartilhe objetos pessoais;
  • Procure ficar fora de lugares fechados e com pouca ventilação;
  • Não toque os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogue-o no lixo.

Principais sintomas da Covid-19

Com estes cuidados, as chances de contaminação caem consideravelmente, porém não são totalmente descartadas. A letalidade do coronavírus é alta em idosos e grupos de risco (hipertensos, diabéticos, obesos, com doenças cardiovasculares, renais e respiratórias crônicas). O período de incubação do vírus (da contaminação até o surgimento dos primeiros sintomas) é de aproximadamente cinco dias, mas ele pode ficar incubado por até 14 dias.

Os sintomas da infecção respiratória Covid-19 causada pelo coronavírus são iguais aos de uma gripe ou resfriado: nariz escorrendo, dor de garganta, tosse, febre e, com mais gravidade, dificuldade para respirar. Caso tenha os sintomas acima, o doente deve se isolar em casa e evitar contato com outras pessoas. Se os sintomas se agravarem, deve procurar ajuda médica. 

Como se tratar

Em suma, ainda não existe um tratamento específico para o coronavírus. O mais recomendado é repouso, beber bastante água e se alimentar bem, como em uma gripe normal. A princípio, o uso de remédios para dor e febre ajuda a amenizar os sintomas, que duram, em média, sete dias. Após o surgimento dos primeiros sintomas, o doente deve permanecer isolado por no mínimo 14 dias, mesmo que as dores, a tosse e a febre acabem.

Nos casos graves, o coronavírus leva a elevação ou reaparecimento de febre ou sinais respiratórios, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), dor pleurítica (dor no peito), fadiga (cansaço) e dispneia (falta de ar). Nestes casos, deve-se procurar auxílio médico urgentemente.