Logo truckpad
  • Fretes e Cargas
  • Caminhoneiros
    • Aplicativo para Caminhoneiros
    • TruckPad Pay
    • Clube de Benefícios
  • Empresas
    • Soluções para Empresas
    • Aplicativo
    • TruckPad Pay
    • CIOT Gratuito
    • Gerenciamento de Risco
  • Rede Credenciada
  • Ferramentas Grátis
    • Todas as ferramentas gratuitas
    • Glossário
    • Cálculo de Frete
  • Sobre a TruckPad
  • Contato
  • Blog
  • Trabalhe conosco
  • Investors
Contrate motoristas para seus fretes em um clique!

logo Truckpad Baixar o app


Criar conta
Entrar
Criar conta Entrar

Você é empresa ou motorista?

Empresa Motorista
Empresa
motorista em frente ao seu caminhão azul
Motorista
Início Blog Contratação de autônomos As melhores formas de se comunicar com o motorista autônomo

As melhores formas de se comunicar com o motorista autônomo

comunicar motorista autônomo

A relação entre contratantes e motoristas tem sofrido constantes mudanças em diferentes aspectos, incluindo a comunicação. Hoje já existem várias redes e canais de comunicação. Além de uma sociedade de caminhoneiros que está cada vez mais conectada aos seus smartphones. De acordo com estimativas da CNT (Confederação Nacional do Transporte), 55% dos caminhoneiros acessam a internet pelo celular para os mais variados fins, desde a comunicação com sua família à busca de cargas.

Este post foi pensado justamente para ajudar você a melhorar a comunicação com os motoristas autônomos. Veja a seguir algumas sugestões de canais e horários para sua empresa falar com o(a) amigo(a) da estrada.

Os principais canais para se comunicar com motoristas autônomos

  • Telefone (ligação)

O telefone é uma excelente ferramenta para a hora de negociar a contratação. Isso porque pode ser considerada a melhor maneira para se falar sobre valores, detalhes do transporte e informações confidenciais. Outro ponto que favorece é a resposta imediata, quando o motorista está disponível, e não precisa esperar retorno.

  • WhatsApp

O WhatsApp pode ser um canal excelente para comunicações rápidas durante o transporte da carga. Tanto na forma de texto, quanto áudio, imagens e vídeos. Bons exemplos de uso para envio de fotos da documentação do caminhoneiro, do veículo e do comprovante de entrega, entre outros. A grande vantagem do WhatsApp é que a mensagem fica arquivada, permitindo que o caminhoneiro responda assim que estiver disponível.

  • Chat

À exemplo de plataformas de contratação como a TruckPad, existe a possibilidade de trocar mensagens dentro da própria ferramenta, sendo possível se comunicar diretamente com os caminhoneiros, desde o momento da contratação até a entrega da mercadoria, através do Chat. Assim como o WhatsApp, o Chat tem a vantagem de possibilitar que o motorista não precise responder de imediato, mas assim que puder.

Além disso, essa ferramenta evita o trabalho de ter que adicionar cada telefone de caminhoneiro em um determinado telefone da empresa. Um fato que muitas vezes ocasiona a centralização da informação (apenas um celular/ pessoa tem os contatos).

Outros: tecnologias em desuso

Apesar de serem tecnologias eficientes em alguns setores da economia, algumas formas de contatar os caminhoneiros têm entrado em desuso. E o caso do e-mail, rádio e aplicativos próprios de embarcadores. Veja por que essas ferramentas podem não ser tão eficientes.

  • O e-mail não é tão utilizado por trazer um viés mais burocrático e menos prático para o dia a dia do caminhoneiro. Perderam campo para outras ferramentas como o WhatsApp e os Chats.
  • O rádio, apesar de ainda ser uma forma de comunicação muito comum entre os próprios caminhoneiros, possui um alcance limitado. Há de se considerar ainda o espaço que o aparelho ocupa, tanto no caminhão quanto no escritório do embarcador. Já que é uma tecnologia mais antiga e demanda de mais espaço para armazenar.
  • O aplicativo próprio trás uma customização que pode oferecer facilidade ao se adaptar aos processos do embarcador. Mas acarreta em custos mais altos de desenvolvimento e manutenção. Há aplicativos e softwares que facilitam os processos e se adaptam fácil à realidade, como é o caso do TruckPad, citado anteriormente.

Os melhores horários para falar

Dados colhidos no TruckPad mostram que o tempo que os motoristas mais ficam online para procurar cargas é entre 8h e 12h. O que pode, portanto, ser um bom horário para sua empresa tentar falar com caminhoneiros na hora de contratar. Outro dado relevante é que quando realizamos pesquisas internas pelo aplicativo com os autônomos, a faixa de tempo de maior respostas durante o dia está entre 19h e 22h. Isso nos leva a concluir que este pode ser o momento certo para encontrar o motorista fora do horário em que ele está apenas buscando fretes.

Dica extra: combine a forma de comunicação com seu motorista

Parece óbvio dizer, mas vale lembrar: depois de escolher e contratar um motorista de sua confiança, o melhor meio e horário para se comunicar será aquele combinado entre vocês. O que não pode é sua empresa ficar mandando mensagens por Chat enquanto o caminhoneiro está de olho no WhatsApp. Ou ainda ficar ligando para o autônomo quando ele está no meio da estrada e não pode atender. Por isso, lembre-se de, antes de liberar seu motorista para cair na estrada, acertar quais deverão ser os canais e melhores horários para se falar em casos de necessidade. Afinal, o combinado nunca sai caro, certo?

* Esse post foi feito em conjunto pelo time de Operação do TruckPad para você. 😉

O TruckPad facilita a sua comunicação com o motorista autônomo. Cadastre-se na maior plataforma de gestão de contratação de caminhoneiros do Brasil.

Compartilhe isso

Reader Interactions

Entre em contato com a gente

contato@truckpad.com.br

+55 (11) 4118.2880

R. Minas Gerais, 332 -
Higienópolis
São Paulo - SP

Baixe nosso app

Google play

Artigos relacionados

  • Segurança ao contratar caminhoneiros: como evitar fraudes?

    NUNCA pague adiantamento antes da coleta: Para garantir a sua segurança na contratação dos motoristas autonomos, pague o adiantamento da carga apenas quando o motorista estiver presente na coleta. Caso tenha sugestões ou comentários sobre Segurança nas Estradas, por favor, não hesite em nos contatar. Até mais!Equipe TruckPad

    Leia mais >
  • Comunicação com o motorista autônomo: como o TruckPad Chat ajuda?

    Estabelecer o contato com o motorista autônomo que está na estrada pode ser um desafio para os clientes contratantes. Afinal, é necessário entrar em contato com o profissional nos momentos em que ele não está dirigindo e de maneira fácil, de modo que ele consiga trocar as informações e documentos necessários sem entraves tecnológicos. Foi […]

    Leia mais >
  • Qual é a melhor hora para agregar caminhão?

    Você sabe o que é agregar caminhão? Essa é uma maneira alternativa de relacionamento entre caminhoneiros autônomos e transportadoras para dar mais segurança financeira aos motoristas e ampliar as possibilidades de negócio das empresas. No artigo de hoje, explicamos em detalhes as suas vantagens, desvantagens e funcionamento, para que você possa entender se essa é […]

    Leia mais >

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Email cadastrado
Assine nossa newsletter
Siga a gente
  • Fretes e Cargas
  • Motoristas
  • Empresas
  • Rede Credenciada
  • Ferramentas Grátis
  • Sobre a TruckPad
  • Contato
  • Blog
  • Investors
  • Trabalhe conosco
  • Política de Privacidade e Termos de Uso

Entre em contato com a gente

contato@truckpad.com.br

+55 (11) 4118.2880

R. Minas Gerais, 332 -
Higienópolis
São Paulo - SP

Baixe nosso app

Google play
© Copyright TruckPad