Image
As vantagens de contratar um caminhoneiro autônomo para sua empresa

As vantagens de contratar um caminhoneiro autônomo para sua empresa

Você, empresa, que trabalha com transporte de carga deve ter se perguntado em algum momento se realmente vale a pena deixar de usar sua própria frota para contratar um caminhoneiro autônomo, certo?

A Lei 11.442, de 05 de janeiro de 2007, denomina TAC-independente, ou seja, não agregado, aquele que presta serviços de transporte de carga em caráter eventual e sem exclusividade, mediante frete ajustado a cada viagem.

É comum vermos negócios se questionando se realmente vale a pena contratar um autônomo. Ou ainda se o processo é seguro e quais são os reais benefícios desta prática.

E foi pensando em ajudar você a responder algumas dessas perguntas que decidimos escrever este post. Conheça quais são os principais benefícios para a sua empresa ao contratar um caminhoneiro autônomo.

Não precisa ter vínculo empregatício

Quando a empresa contrata um carreteiro autônomo, ela não cria o vínculo empregatício, conforme Art 3° da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que afirma: “Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário”.

Dessa forma, essa escolha apresenta-se como um custo menor, onde se arca apenas com o frete, sem maiores preocupações como: salário, férias, INSS, possíveis afastamentos e outros benefícios (vale alimentação, vale refeição, assistência médica/odontológica etc).

Não precisa se preocupar com manutenção de veículo

Com o autônomo, sua responsabilidade como contratante é o pagamento do frete. Já os gastos como combustível, manutenção do veículo e possíveis contratempos, são de responsabilidade do próprio carreteiro.

Agora imagine o tanto que tirar essa preocupação da sua rotina vai te evitar de dor de cabeça!  

O frete sai mais em conta

Quando o frete é feito pela sua frota/agregados, sempre haverá aquele custo com o retorno. No caso de autônomo esse custo não se aplica ao contratante.

E graças as  opções de “buscar frete” que existem no mercado hoje, como é o caso do TruckPad, o autônomo tem grandes chances de conseguir bons fretes para voltar para casa!

Contratação e custos de acordo com a demanda

Outra grande vantagem de contratar autônomos é não deixar funcionários ociosos nos momentos de baixa demanda.

Como a contratação é sempre feita por demanda, a empresa consegue controlar melhor e apenas contatar motoristas quando tiver o frete.

Dessa maneira, evita o desperdício de dinheiro e tempo em manter um funcionário parado aguardando uma nova carga.  

Opção de escolhas de diferentes profissionais e serviços

Ao escolher trabalhar com motoristas autônomos, você passa a ter mais de 900 mil opções de contratação (número aproximado de Transportadores Autônomo de Cargas, os TACs, segundo a ANTT) com diversas opções de veículos e carroceria, diluídos por todo o território nacional.

Logo, você também poderá atender clientes com produtos diversificados, sem se limitar aos veículos que possui em sua frota.

Então, vale a pena contratar um caminhoneiro autônomo?

Como vimos, contratar um autônomo é uma forma simples, segura e barata de melhorar resultados em seu negócio. Contudo, é preciso se atentar as normas da ANTT para contratação de autônomo para fazer tudo de acordo com a lei e não acabar sendo punido por não seguir as regras.

Caso você esteja a procura de motoristas autônomos para realizar fretes ou cargas para sua empresa, conte com a ajuda do TruckPad.

Aqui você pode anunciar suas cargas em menos de 15 segundos. É muito fácil, localize e contrate motoristas com 1 clique e acompanhe o frete em tempo real pelo TruckPad.