Image
Como driblar o aumento de combustível na crise?

Como driblar o aumento de combustível na crise?

Diante do quadro econômico do país, instável e com aumento recorrente de taxas, existe um fator determinante na decisão das viagens para o transporte de carga: o aumento de combustível. É por meio do consumo de combustível gasto que gestores e caminhoneiros autônomos podem avaliar se a distância realmente vale o frete oferecido.

É possível ter economia de combustível com algumas medidas de comportamento que influenciam diretamente nos gastos do veículo. Imagine só a tamanha diferença que faria reduzir custos de um caminhão que roda as estradas o mês inteiro. Pense agora no valor para uma frota. São pequenas atitudes que somadas fazem toda a diferença.

Desde 2002, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), vigora no Brasil o regime de liberdade de preços em toda a cadeia de produção, distribuição e revenda de combustíveis e derivados de petróleo. É evidente que o governo domina este mercado. Isso significa que não há qualquer tipo de tabelamento nem fixação de valores máximos e mínimos, como também nenhuma exigência de autorização oficial prévia para reajustes. A exemplo disto, apenas no mês de setembro de 2017, foram anunciadas em três semanas consecutivas o aumento de combustível, atingindo o maior valor do ano até então.

Como conseguir uma economia de combustível

Há algumas saídas para o bolso não doer tanto com os dígitos gastos na hora de encher o tanque do caminhão, mesmo com o preço elevado do combustível. Para isso, é necessário que o gestor ou o motorista autônomo tome consciência de algumas ações. Veja 7 dicas que vão driblar o aumento de combustível:

1. Faça calibragem dos pneus

Essa ação é importante porque influenciará na economia da energia mecânica do motor. Ou seja, com a calibragem em dia não será afetado o desempenho do caminhão. A pressão dos pneus abaixo do limite adequado, de acordo com cada modelo, implica em mais gastos de combustíveis por exigir que o veículo trabalhe acima de sua capacidade. É indicado pelas empresas fabricantes de pneus que seja feita a calibragem, em média, de 15 em 15 dias.

2. Use as marchas de forma consciente

O motorista não deve dirigir com a marcha desengatada, popularmente conhecido por “banguela”. É quando o condutor deixa o veículo em ponto morto e aproveita o embalo da via. O que poucos sabem é que essa atitude pode causar exatamente o contrário: aumento de combustível. Principalmente para veículos com injeção eletrônica, em que o mecanismo automático do motor deposita ainda mais combustível quando não identifica que o motorista está utilizando o acelerador. Isso acontece para manter a rotação das rodas em marcha lenta. Além de ser uma medida preventiva de controle de combustível, andar com a marcha engatada é também uma prática de segurança que aciona o freio mais rapido.

3. Cuidado com a sobrecarga no veículo

O excesso de peso no veículo influencia diretamente no consumo de combustível durante a viagem do caminhão. Uma vez que o caminhão for exposto a limites acima de sua capacidade, irá exigir mais de sua mecânica e o que a faz funcionar: o combustível. O motorista deve garantir que a carga a ser transportada tem peso igual ou menor do que a capacidade máxima do caminhão.

4. Dirigir em velocidade constante

Considere as normas de velocidade de cada via. Dessa forma, durante o trajeto o motorista deverá manter o veículo em velocidade constante no máximo de tempo possível. Para essa ação também é relevante evitar arrancadas bruscas com o veículo e dar atenção ao aceleramento com mais suavidade. Isso porque, com quando o caminhão é acelerado brutamente, o sistema entende que o veículo necessita de potência máxima e, consequentemente, com o motor mais acelerado que o necessário, o consumo combustível aumenta.

5. Conheça as rotas

Outra boa alternativa para economia de combustível é evitar horários de pico, uma vez que isso exige mais tempo do veículo ligado, porém com pouca ou nenhuma produtividade. Existem ferramentas que ajudam a encontrar a melhor rota. Mas você também pode se programar com base nas estatísticas metropolitanas, que geralmente apresentam congestionamentos entre 7h às 9h de manhã e 17h às 20h no período da tarde.

6. Manutenção em dia

Para ter mais sucesso e não sofrer ainda mais com o aumento de combustível, invista tempo na manutenção do veículo. Se for o caso, leve na concessionária do fabricante do modelo. Isso irá garantir um bom desempenho do motor e um consumo controlado de combustível e evitar que você leve multas no transporte de carga.

7. Escolha do combustível

Para não sofrer com os preços de reajustes do combustível, tenha em mente alguns fatores que influenciam na escolha de onde abastecer e como calcular. O preço por litro está dentro da média de mercado? A procedência do produto é realmente confiável? Cuidado com postos de abastecimento em estradas! Muitos possuem qualidade duvidosa, por isso programe-se de acordo com a rota a ser feita.

aumento no combustível
Diesel Fuel Pump, Semi Truck

E aí, o que achou das nossas dicas para driblar o aumento do combustível? Você também tem alguma para acrescentar? Deixe nos comentários!