Image
Cálculo de combustível: como fazer e entender o consumo?

Cálculo de combustível: como fazer e entender o consumo?

O cálculo de combustível é essencial para saber quanto sua empresa gasta nesse ponto. E quem trabalha com transporte sabe que o combustível é uma das maiores despesas de uma transportadora.

Por isso, saber qual é a sua despesa com esse item, permite que você encontre formas de fazer um planejamento financeiro eficiente para reduzir custos.

Mas você sabe como calcular o seu consumo mensal de combustível? Se a resposta for não, você precisa ler este artigo até o final.

Aqui, vamos ensinar todas as variáveis a serem consideradas nessa conta e as melhores formas de fazer o cálculo.

Como funciona a política de preço de combustível?

O combustível é um dos itens que mais pesam no bolso de quem transporta cargas. No Brasil, os valores da gasolina e do diesel são constantemente maiores que o valor definido em outros países.

Isso acontece porque, diferentemente do mercado internacional, a Petrobras fixa os preços dos combustíveis de acordo com critério próprio e também do governo, que é controlador da empresa.

O argumento da Petrobras para manter essa política de preços é que, dessa forma, a empresa evita transmitir volatilidade ao consumidor – o preço não sobe e desce o tempo todo.

Por esse motivo, o preço do combustível no Brasil não varia de acordo com as oscilações do valor do barril de petróleo no mercado internacional.

Saber como funciona a política de preços de combustível no país é fundamental para você planejar seu consumo e estabelecer o valor do seu frete.

Isso porque, com as altas programadas, você pode acompanhar pelo site da Petrobras quando o valor vai aumentar e incluir esse dado no seu planejamento financeiro.

Quais as variáveis para fazer o cálculo de combustível?

Na hora de fazer o cálculo de combustível, você precisa considerar alguns pontos. A distância do transporte é a primeira delas durante uma viagem de caminhão. Considere nesse quesito:

  • O deslocamento para buscar a carga;
  • O deslocamento até o destino final;
  • O deslocamento de volta (caso o motorista retorne ao destino de origem sem outro frete).

Outro item que precisa ser levado em consideração é o trajeto. Isso porque o consumo de combustível varia de acordo com as condições das rodovias.

Quanto mais esburacada a estrada, mais combustível você vai precisar. Por isso é fundamental planejar a rota de entrega considerando as melhores vias disponíveis naquele trajeto.

Além disso, existem fatores que podem interferir no gasto de combustível e que você precisa estar atento. Olha só:

  • A falta de manutenção no veículo;
  • O erro na calibragem dos pneus;
  • Outras questões relacionadas ao funcionamento do caminhão.
cálculo de combustível
#ParaTodosVerem: Economize calculando o consumo do combustível.

Tudo isso pode aumentar seu consumo de combustível. A dica aqui é: use sempre veículos que estão com a revisão feita e com tudo em ordem. Assim você economiza combustível e garante a segurança da carga.

Como fazer o cálculo de combustível?

Agora que você já conhece as variáveis que precisa levar em conta na hora de calcular o consumo, vamos te ensinar a compor o cálculo. Existem duas formas de fazer essa conta: a manual e a automática.

Cálculo Manual

Essa é a forma mais tradicional de realizar o cálculo de combustível. Ela é composta, basicamente, pela divisão do número de quilômetros rodados pela quantidade de litros de combustível gastos.

Mas para encontrar o resultado correto é preciso seguir algumas regras:

  • Complete o tanque, anotando a quantidade abastecida (exemplo: 80 litros);
  • Anote a quilometragem no instante do abastecimento (exemplo: 20 mil km);
  • Use o veículo normalmente, até que o tanque volte a se esgotar;
  • Quando tornar a abastecer, anote a nova quilometragem atual.

Com isso, você descobre o consumo daquele veículo e consegue colocá-lo no seu planejamento financeiro.

Além disso, você também consegue definir a autonomia do veículo, que é a quilometragem que ele consegue rodar sem precisar parar para abastecer.

Cálculo de combustível automático

O cálculo manual é muito utilizado por quem tem um veículo. No entanto, para empresas transportadoras, que contam com uma frota (mesmo que pequena), o método manual de cálculo de combustível dá muito trabalho e exige muito tempo.

Atualmente, com o avanço da tecnologia, já existem formas mais ágeis e eficientes de fazer essa tarefa.

Os sites e aplicativos de cálculo de consumo de combustível, como o Qualp, dão um resultado preciso da quantidade de combustível gasta pelo veículo, com apenas alguns cliques.

Dessa forma, você consegue estabelecer o consumo de todos os veículos com rapidez. Além disso, os aplicativos também fornecem informações, como:

  • Quantidade de pedágios que estão no trajeto do seu frete;
  • Cálculo do valor dos pedágios;
  • Definição das melhores rotas.

Você também pode fazer o cálculo de combustível e outras variáreis como pedágio na ferramenta Recalcula Frete do TruckPad.

Como economizar combustível nas estradas?

Fazendo o cálculo de combustível e sabendo exatamente o quanto sua empresa gasta com esse item, você pode pensar em formas de economizar combustível e reduzir suas despesas.

Pensando nisso, nós selecionamos algumas dicas que podem ajudar você a fazer mais com menos.

Atente-se à condução do veículo

Esse é o ponto com maior influência sobre o consumo, já que está diretamente relacionado com o esforço exercido pelo motor.

Dirigir com paciência e suavidade é a melhor maneira de conseguir boas médias de gasto de combustível.

Esteja em dia com a manutenção do veículo

Outra dica é estar sempre com a manutenção em dia. Para que o motor entregue a melhor eficiência, é fundamental que ele esteja operando em sua melhor condição, sem apresentar desgaste avançado em nenhum dos componentes.

Preste atenção nos pneus

Os pneus são a única parte do veículo que estabelece contato com o solo, sendo a principal fonte de aderência no movimento.

Pneus murchos expandem sua superfície de contato, aumentando o atrito e a força necessária ao deslocamento.

Cuidado com o uso do ar condicionado

Nossa última dica está relacionada ao uso do ar-condicionado. Isso porque, com essa funcionalidade ligada, o veículo pode acabar gastando até 20% a mais de combustível do que o necessário para o mesmo deslocamento caso o ar-condicionado esteja desligado.

Para economizar, instrua seus motoristas a usarem, sempre que possível, as janelas abertas em vez do ar-condicionado.

Fazer o cálculo de combustível e colocar em prática essas dicas vai te ajudar a ter uma visão exata da sua despesa e de como torná-la menor.

Com isso, você consegue se planejar melhor e garantir uma gestão eficiente e estratégica para sua empresa. Aproveite e assista a nossa série sobre a eficiência em reduzir custos. É gratuito!

Boa leitura e até a próxima!