Image

Baldeação de carga: o que é e como gerenciar na sua transportadora?

 caminhão, navio e avião

Você sabe o que é baldeação de carga? Esse procedimento pode ser muito útil para ampliar a capacidade de entrega da sua transportadora, mas precisa ser feito com toda a atenção para que não se torne um problema ou cause atrasos nas suas demandas.

Para te ajudar a evitar que esses problemas aconteçam, no artigo de hoje explicamos um pouco mais sobre baldeação de carga e trazemos algumas dicas para que o processo não atrapalhe a sua logística. Acompanhe!

O que é baldeação de carga?

A baldeação de carga é a passagem da carga de um veículo para outro, geralmente de um modal diferente, para seguir viagem até o cliente final da entrega. Essa troca de modais é uma das formas das transportadoras ampliarem suas atividades pelo país e aumentarem a sua capacidade de atender a diferentes demandas.

A baldeação de carga acontece em uma estação destinada para essa finalidade, onde as mercadorias podem ficar armazenadas até que o próximo meio de transporte chegue para buscá-la.

Por que existe a plataforma de baldeação de carga?

Essas estações existem porque alguns tipos de transporte têm maior capacidade do que outros. Portanto, várias cargas de veículos menores são direcionadas até eles, de forma que ele viaje no máximo da sua lotação.

Porém, nem sempre os transportes menores chegam ao mesmo tempo para abastecer os maiores. Com isso, se torna importante ter um local para armazenamento da carga até que ela possa voltar para a estrada.

Pense em um trem, por exemplo. Ele é muito maior e tem uma capacidade de carga muito acima de um caminhão. Por isso, para alcançar a lotação do trem, vários caminhões chegam e depositam suas mercadorias na estação de baldeação de carga. Quando chega o trem, tudo o que foi transportado até lá é carregado nos vagões para seguir viagem.

O contrário também é verdade. Ou seja, existem também os casos onde veículos grandes como trens ou navios trazem mercadorias para as estações de baldeação de carga. Lá, elas serão organizadas, distribuídas entre vários meios de transporte menores e dirigidas a clientes finais distintos.

Caso esses espaços não existissem, seria necessário enfileirar diversos caminhões para receberem as cargas diretamente de um navio ou trem, causando um incômodo no trânsito da região. Outra coisa que poderia acontecer também seria a dificuldade de separação das mercadorias destinadas a cada caminhão.

5 dicas para gerenciar a baldeação de carga

Como garantir que a sua baldeação de carga corra bem e seja um processo ágil? Aqui vão alguns tópicos para ajudar a sua transportadora nessa tarefa.

Respeite os limites de cada veículo

Se o trem, o navio ou até mesmo um caminhão maior da sua transportadora irá receber a baldeação de carga de diversos outros veículos menores, esse movimento precisa ser controlado e planejado.

O primeiro passo (mais do que necessário) é bater as informações de todos os volumes de mercadorias que estão chegando dos veículos menores, de forma a ter certeza de que eles conseguem coexistir no veículo maior sem problemas de capacidade.

É preciso também garantir que os materiais tenham o acondicionamento devido, especialmente no caso de produtos mais frágeis e que possam quebrar se pressionados por outros ao longo do deslocamento.

Acerte o timing

Para não gerar atrasos nas entregas, é importante que, quando o seu veículo de maior capacidade chegue à plataforma de baldeação de carga, os demais meios de transporte menores já tenham feito a descarga das suas mercadorias.

O mesmo vale para os responsáveis pela conferência da mercadoria. Quanto mais informados e a postos eles estiverem, mais ágil e assertiva será a baldeação de carga.

Planeje o carregamento

É importante também respeitar as limitações de distribuição de peso de cada veículo. Por isso, nos casos em que veículos menores abasteçam meios de transporte maiores, antes de fazer a baldeação de carga, é importante planejar o que será carregado e onde.

Assim, você evita que haja acidentes por desequilíbrio do veículo ou mesmo danos ao meio de transporte por excesso de carga em um dos eixos.

Confira os destinos antes de fazer a baldeação de carga

Imagine a seguinte cena: um trem chega trazendo mercadorias que serão distribuídas para diversos clientes, em diferentes estados de uma região, através de alguns caminhões. Porém, por um erro na baldeação de carga, um caminhão acabou transportando a carga errada até o seu destino.

Nesse cenário, o cliente final não irá receber aquilo que encomendou, a transportadora precisará entender onde a encomenda dele foi parar e ainda terá custos para transportá-la, de modo a corrigir o erro.

Por isso, é importante conferir com cuidado a distribuição de carga de um veículo maior para veículos menores, organizando tudo corretamente na estação de baldeação de carga.