Image

Seguro de frota: como escolher e como contratar

Caminhões

Panes, colisões, acidentes causados pelas más condições das estradas ou pela imprudência de outros motoristas: as possibilidades de danos aos seus caminhões são várias e podem representar, ao fim de cada ano, um percentual significativo do caixa da sua transportadora.

Uma das maneiras de equilibrar esse custo é contratando um seguro de frota de caminhões. Por isso, no artigo de hoje, falamos sobre a importância desse seguro, como ele funciona e os critérios para contratá-lo sem surpresas no futuro. Confira!

A importância de ter um seguro de frota de caminhões

As estradas no Brasil não apresentam um bom nível de conservação, o que acaba causando muitos acidentes. Por isso, um seguro de frota de caminhões se torna cada vez mais importante, para evitar rombos orçamentários na sua transportadora.

Dependendo da negociação do seu seguro de frota, ele oferece um veículo totalmente novo não só quando há perda total do veículo no acidente. Já pensou quanto custaria para consertar os caminhões nessa situação ou, pior, para repor esses veículos?

E essas não são as únicas situações em que o seu seguro de frota é importante! Ele também tem uma atuação nos casos de roubos e vandalismo na estrada, ressarcindo os danos causados por esses eventos. E, como já falamos por aqui, os roubos de carga são mais comuns do que gostaríamos.

Os desastres naturais também podem ser contados como eventos cobertos pelo seguro de frota de caminhões. Ele inclui eventos como estradas que se rompem, enchentes e quedas de árvores, por exemplo.

Por fim, a apólice também se vale de casos mais comuns, como panes, batidas ocasionadas por terceiros que não tenham seguro para ressarci-lo ou colisões causadas por um veículo da sua frota, a qual você tenha que indenizar.

Seguro de frota: como funciona?

A resposta para essa pergunta é bem simples: o seguro de frota de caminhões funciona exatamente igual a qualquer outro seguro, como o do seu carro pessoal.

Ou seja, você paga a franquia quando há um sinistro (batida, pane, evento onde é necessário usar a sua apólice) e o seguro de frota irá cobrir o gasto, desde que dentro da sua cobertura, é claro.

Essa é uma forma de poupar dinheiro com os prejuízos desses eventos, já que sai mais barato pagar o seguro do que custear as constantes trocas de peças, consertos, reboques, etc.

Uma vantagem, porém, em relação ao seguro de um automóvel particular, por exemplo, é que não há limitação à cobertura no caso de acidentes causados por um ou dois motoristas cadastrados na apólice. O seguro de frota compreende que não há como estabelecer condutores designados no caso do transporte de carga, que é tão dinâmico nas suas rotas e atividades.

Como contratar um seguro de frota de caminhões

O primeiro passo é entrar em contato com as seguradoras. Elas vão demandar alguns dados, para elaborar a proposta que melhor se adapte à sua realidade enquanto empresa.

Para elaborar o seguro de frota de caminhões, será preciso informar quantos veículos há na sua frota, quais são os modelos e onde eles são armazenados (se há um pátio contratado, por exemplo).

Será preciso levantar dados também sobre o seu histórico de sinistros: quantos eventos acontecem com a sua frota por ano e de que tipo eles são (batidas causadas pelos seus caminhões, batidas causadas por terceiros, panes, perdas totais, etc.).

É preciso também fornecer informações sobre as suas operações: o seguro de frotas terá que saber qual é a sua área de atuação, suas principais rotas e em que horários os seus veículos costumam circular, por exemplo. Essas informações são necessárias para calcular a incidência dos riscos nas operações da sua transportadora.

O próximo passo é a seguradora elaborar uma proposta de valor e de cobertura para a sua transportadora. Ao recebê-la, analise a proposta com cuidado e confira se todas as suas necessidades estão previstas. Compare também o valor do seguro de frota com o quanto você costuma gastar com os consertos vindos dos mesmos sinistros previstos.

Por fim, o último passo é fechar o contrato. Isso pode incluir ou não uma negociação de valores.

O importante é garantir que você receba a apólice de seguro de frota de caminhões.

Esse documento é o contrato oficial do serviço, com todas as informações do que está incluso na sua cobertura.

Como escolher o seu seguro de frota

Existem algumas boas práticas para garantir que a escolha do seu seguro de frota de caminhões seja feita corretamente, sem arrependimentos futuros. Confira algumas delas.

1. Pesquise a seguradora

É preciso ter certeza que o seguro de frota que pretende contratar é de uma seguradora idônea, com capital suficiente para cobrir os serviços acordados em contrato.

Pesquise pelo cadastro da empresa no site da Susep (Superintendência de Seguros Privados), o órgão público regulador do setor de seguros.

Por via das dúvidas, escolha nomes bem estabelecidos no mercado que já atuem com seguro de frota de caminhões para o transporte de carga.

2. Seja criterioso na análise da proposta

Confira se o seguro de frota está prevendo todos os tipos de acidentes e problemas que a sua transportadora tenha experimentado, além de em quais momentos você poderá acioná-lo.

E, mais importante ainda, confira nos detalhes quais são as partes do veículo que estão asseguradas. Afinal, de nada adianta o seguro não cobrir justamente aquelas peças que são as mais caras. 

3. Não decida nada com apenas um orçamento em mãos

Peça, pelo menos, de três a cinco orçamentos para empresas distintas. Em seguida, compare a proposta de cada seguro de frota nos quesitos de taxas e cobertura. Não faz sentido pagar mais para obter menos vantagens, não é mesmo?

Cobrindo esses três pontos com cuidado, com certeza será possível encontrar um seguro de frota de caminhões que faça sentido para a sua empresa e que permita que as suas operações prossigam com mais tranquilidade e economia.