Image

Brasil Risk: como funciona o gerenciamento de risco?

Você já ouviu falar na Brasil Risk? Essa empresa de gerenciamento de risco trabalha no mercado brasileiro de transportes de carga.

No geral, a Brasil Risk garante que as perdas que embarcadores e transportadores têm por erros nas operações logísticas ou falhas humanas sejam reduzidas tanto quanto possível.

No post de hoje, você entende um pouco mais sobre a atuação e as soluções que a Brasil Risk oferece para o seu negócio. Confira!

O que é o Brasil Risk?

A Brasil Risk é considerada a empresa mais técnica de gerenciamento de risco no mercado de transportes. Ela atua em todo o território nacional, atuando na prevenção de perdas na cadeia logística e desenvolvendo soluções customizadas para empresas como a sua transportadora.

Entendendo o gerenciamento de risco

O gerenciamento de risco é uma atividade que olha para a maneira de uma empresa trabalhar, avaliando:
– Processos,
– Recursos humanos e materiais, para tentar identificar onde estão havendo perdas,e reduzi-las,
– Incidência de riscos a que a empresa se sujeita. 

Isso envolve passar não apenas por uma análise profunda do modus operandi da companhia, como também exige estar aberto a fazer alterações em processos internos para otimizá-los.

As atividades da Brasil Risk

A Brasil Risk tem soluções para reduzir o risco de roubo de carga (como monitoramento de veículos e inteligência para processos de transporte), prevenir acidentes e cuidar do sistema de gestão de logística dos clientes. Conheça algumas das soluções que ela oferece.

O gerenciamento de risco

Segundo a Brasil Risk, a empresa oferece o maior e mais especializado corpo de gestores operacionais do mercado. Isso significa que eles irão atuar destrinchando todos os detalhes do fluxo de operações da sua transportadora e detalhando como cada processo ocorre, desde o embarcador até o transporte mesmo.

Uma vez estudado esses movimentos, é desenvolvido um plano de gerenciamento de risco para reduzir todos os possíveis problemas das suas operações. Ele é personalizado de acordo com os fluxos da sua empresa e para se adaptar às suas necessidades.

O plano de gerenciamento de risco envolve:
– Análise das rotas usadas,
– Planejando novas rotas e paradas,
– Treinamento de motoristas para uma direção mais defensiva e segura,
– Monitoramento 24h por dia das viagens de entrega da transportadora.

Sistema Integrado de Prevenção de Acidentes

Segundo dados, os acidentes envolvendo caminhões de carga são muito frequentes no Brasil: nós somos o 4º maior país do mundo em índices de acidentes de trânsito de maneira geral e, apenas em 2017, foram mais de 4243 registros envolvendo caminhões nas BRs por todo o país. E, diante desse cenário, as falhas humanas têm um peso grande no motivo desses acidentes acontecerem. 

Em um levantamento feito pela Buonny Gerenciadora de Risco, a razão nº1 para os desastres que envolviam caminhões era tentar percorrer distâncias longas demais em um único dia, o que faz com que os motoristas passem muitas horas expostos a riscos. Isso vai de acordo com o segundo maior motivo apontado, que é o desrespeito às jornadas de trabalho e às paradas para descanso que são direito dos motoristas.

Ou seja, numa tentativa de dar conta de mais demandas, as transportadoras acabam por levar os motoristas a um nível de cansaço que gera desatenção no trânsito e reduz a velocidade da sua capacidade de reação a adversidades na estrada.

Em seguida, o terceiro fator é excesso de carga, que pode causar derrapagens, tombamentos e colisões por dificuldade de frear. O quarto motivo apontado era a imprudência dos motoristas, com condutas inapropriadas no volante. E, por fim, em quinto lugar, estavam as rotas mal planejadas, que passavam por vias mal conservadas.

Você consegue ver um padrão entre todos eles? Cada um dos motivos levantados para gerar acidentes com caminhões nas estradas poderiam ter sido evitados majoritariamente com um bom gerenciamento de risco.

Isso faz com que eles voltem à atividade respeitando as legislações da profissão e com uma direção mais defensiva.

BRSystem

No geral, essa solução da Brasil Risk combina tanto monitoramento e rastreamento de transportes de carga com gerenciamento de risco.

A equipe de monitoramento acompanha em tempo real as viagens, atuando em um protocolo criado a partir do plano de gerenciamento de risco feito especialmente para a sua transportadora. 

Portanto, a ideia é que eles consigam, com isso, prevenir possíveis sinistros com roubos de carga ou acidentes na estrada, prezando pela segurança tanto do motorista quanto do veículo e da carga.

A influência da consulta Brasil Risk para evitar perdas

Ao contratar uma consultoria de gerenciamento de risco como a Brasil Risk, a sua empresa está fazendo um investimento. Afinal, a ideia é que, ao final do processo, seja possível economizar e gerar valor para a transportadora de várias formas.

No geral, quanto à redução de acidentes, há uma economia clara em franquias de seguro, conserto de veículos e gastos com multas.

Além disso, qualquer roubo de carga ou batida de caminhão na estrada é capaz de prejudicar o prazo e a qualidade da entrega para o cliente. Com isso, a reputação da sua empresa está sendo diretamente afetada.

Por fim, também há a parte da otimização das operações da sua equipe, que identifica problemas, gargalos e erros escondidos a partir de outra perspectiva.

Com a finalidade de os seus processos ficam melhor organizados e há ganho de tempo e produtividade.

Ou seja, as consequências de um bom gerenciamento de risco como o da Brasil Risk afetam a sua transportadora no âmbito financeiro, tornam o dia a dia da empresa mais ágil, eficiente e econômico, além de trazer ganhos em imagem de marca.