Image

Cadeia de Suprimentos: saiba como aplicar na sua empresa

Muitos confundem cadeia de suprimentos com logística. Por isso, aqui vamos explicar o significado e as funções dessa prática para não restar mais dúvidas. Em resumo, se trata de um modelo da administração fundamental para a área de logística de uma empresa. Esse conceito está relacionado ao surgimento do modelo, em 1950, como parte da gestão empresarial.

Esse modelo diz respeito, dentro do sistema, a tudo que se refere a:

  • Pessoas;
  • Organizações,
  • Atividades;
  • Recursos;
  • Processo produtivo (desde a matéria-prima até a chegada ao cliente final).

Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esse conceito e mostrar formas de aplicá-lo em sua empresa para garantir eficiência, agilidade e economia de recursos. Vamos à leitura?

O que é a cadeia de suprimentos e qual a sua função?

Bom, a cadeia de suprimentos é um método para coordenar todas as atividades envolvidas no processo de produção, tornando-as mais ágeis e com menor custo. Ou seja, esse mecanismo ajuda, principalmente, a otimizar os processos da operação e trazer mais lucro à empresa. E muito se engana quem acha que esse modelo só diz respeito ao sistema logístico em si.

Essa metodologia foi criada para solucionar um dos principais desafios das empresas: gerenciar toda a estrutura da cadeia produtiva, considerando os diversos autores envolvidos nesse processo. Com isso, o objetivo é gerenciar os fluxos de bens, serviços, finanças e informações dentro de uma cadeia integrada com diversos participantes, incluindo: fábrica, fornecedores e clientes finais.

Mas, qual é a sua real importância?

Antes de qualquer coisa, tenha isto aqui em mente: sem cadeias de suprimentos eficientes, o mundo praticamente para. Elas são responsáveis pela comida na sua mesa, pela cama em que você dorme, o carro em que você dirige, a roupa que você veste e, provavelmente, até o chão em que você pisa. Por isso, entender seu funcionamento e como geri-la da melhor maneira possível é essencial.

Além de abranger cada detalhe logístico, desde o armazenamento até o transporte e a distribuição, é responsável também pelo suporte necessário para que todo esse processo ocorra da melhor forma. Para que isso aconteça, são utilizados métodos que garantem uma boa integração e uma gestão de todas essas etapas da cadeia produtiva. Tudo isso faz com que crie-se uma operação otimizada e capaz de fornecer aos clientes produtos com qualidade.

Seja em grandes ou pequenos negócios, sempre existirá uma cadeia de suprimentos. Ela pode ser simples, compreendendo seu negócio, seus clientes e seus fornecedores. E pode ser mais com complexa, envolvendo, por exemplo:

  • Fornecedores de fornecedores;
  • Representantes;
  • Provedores de serviços terceirizados e intermediários.

Vale lembrar que não basta simplesmente organizar o funcionamento dessas etapas do processo. Há também a necessidade de se manter sempre preparado para eventos não esperados – como mudanças no comportamento do consumidor e até mesmo alterações climáticas.

Supply Chain x Logística

Também conhecida como Supply Chain Management (SCM), a cadeia de suprimentos é a integração de todos os elementos responsáveis pela operação, incluindo o conjunto de técnicas que são utilizadas para possibilitar excelência na integração entre as etapas de uma cadeia de suprimentos, como:

  • Transporte;
  • Estoque;
  • Custo.

Além do SCM auxiliar, principalmente, na redução de custos da empresa, outro ponto bastante importante é atender às exigências dos clientes de forma assertiva – com qualidade e rapidez. Vale lembrar que o foco precisa ser sempre neles, os clientes, garantindo que a mercadoria seja entregue nas melhores condições.

Um modelo eficiente de gestão de cadeia de suprimentos precisa incluir formas de ampliar a produtividade em todas as etapas da logística. E é aí que o modelo logístico entra, afinal, ambos caminham de mãos dadas. Faz parte dessas etapas:

  • Encontrar o equilíbrio entre a oferta e as expectativas de demanda;
  • O relacionamento com os fornecedores;
  • O armazenamento e a entrega;
  • Os serviço de atendimento ao consumidor.

Como fazer a gestão desse método?

Administrar de maneira eficiente uma cadeia de suprimentos passa, necessariamente, por dois fatores básicos: planejamento e controle. Ou seja, planejar cuidadosamente todo o percurso dos recursos, desde a fonte de matérias-primas até o consumidor final. Isso tudo compreende:

  • Negociar com fornecedores;
  • Providenciar o transporte;
  • Garantir o controle de qualidade;
  • Gerir o armazenamento;
  • Coordenar a distribuição.

Uma questão que dificulta esse modelo de gestão é quando uma companhia escolhe terceirizar uma ou mais etapas de sua produção. Assim, se torna mais difícil de manter pleno controle sobre esse processo como um todo. Como na maior parte dos casos, não é possível prever com precisão a demanda, por isso, fazer um planejamento bem detalhado da produção é essencial.

Portanto, nossa dica é: para uma gestão da cadeia de suprimento mais precisa, obter diferencial competitivo e maiores chances de crescer no mercado, opte pelo seu próprio gerenciamento do supply chain.

CIOT Gratuito
#ParaTodosVerem: Emissão de CIOT Gratuito pela Truck

Dicas para torná-la mais eficiente

Sabemos que para implantar qualquer sistema de melhoria é preciso conhecer com o que estamos lidando, certo? A importância de compreender toda a cadeia de suprimentos é fundamental para identificar todas as necessidades e conseguir otimizar os processos, unindo agilidade a qualidade. Para ter um SCM com alto padrão de competência, é necessário incluir formas de melhoria nas seguintes atividades:

  • Localização de fornecedores de matéria-prima;
  • Fabricação do produto;
  • Previsão e planejamento do equilíbrio entre oferta e demanda;
  • Armazenagem do produto;
  • Entrega do produto;
  • Feedback através do serviço de atendimento ao cliente e melhoria do processo, onde for necessário.

Além disso, existem alguns pontos imprescindíveis para torná-la ainda mais completa. Veja abaixo!

Controle de estoque

Vale lembrar, ainda mais, sobre como é significativo ter um estoque cada vez mais baixo, desde que exista segurança, é a melhor opção para diminuir custos. Para isso, existem formas de gerenciamento de estoque e/ou de produção por demanda, por exemplo. O custo de estoque é um dos pontos fundamentais para avaliar o nível do desempenho logístico da operação.

Tecnologia da informação

Além disso, a tecnologia da informação está intrinsecamente ligada com a eficiência de um SCM, por isso, é interessante sempre utilizar ferramentas que auxiliem relações e processos. No caso dos fornecedores, vale instalar um sistema de extranet ou mesmo um mais simples de códigos de barras. Com isso, é possível reduzir o tempo de pedido e entrega, garantindo que o fornecedor esteja sempre avisado e evite imprevistos, permitindo que a matéria-prima esteja sempre disponível. Uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos pode promover e colocar em atividade um fluxo de produtos e de informação mais interligadas entre si, agilizando todos os processos da empresa.

Fidelização

Sabemos que todo e qualquer produto passa por diversas etapas antes de chegar ao cliente final. Após passar pela etapa de idealização dos produtos juntamente com os fornecedores e conseguir as matérias-primas necessárias, chega a parte de produção, passando pela distribuição, transporte e por fim chegando ao consumidor. Para isso, é preciso atrair, conquistar e fidelizar: colha informações no setor de cadeia de suprimentos da sua empresa para atribuir mais esse passo na sua operação.

Resumindo: se você busca aumentar a eficiência da sua área logística, reduzindo os custos e otimizando os processos, você precisa ter uma cadeia de suprimentos bem planejada e organizada. Com isso, você garante que tanto sua empresa quanto o cliente final sejam beneficiados. E, então, você já tem uma cadeia de suprimentos na sua empresa? Se sim, deixe sua experiência aqui nos comentários, nós queremos ouvir você!

Até a próxima!