Image

Caminhão seminovo: vale a pena? Onde encontrar

Caminhão semi novo azul

Comprar um veículo usado é sempre motivo de muita dúvida. Quando se trata de frotas para as empresas, o receio ainda é maior. Uma escolha ruim pode impactar nos custos do negócio e deixar a empresa no prejuízo. Neste texto falaremos sobre caminhão seminovo. Vale mesmo a pena comprar?

Saber escolher um veículo seminovo de qualidade pode significar muita economia, já que existem veículos que realmente são quase novos no mercado. Ainda mais em tempos de instabilidade econômica, em que os preços de veículos zero quilômetro ficam lá em cima.

Segundo a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), um valor de um caminhão cujo modelo é de dois anos atrás, é em torno de 20% menor. Ou seja, um caminhão seminovo modelo 2018 é 20% mais barato que um caminhão zero quilômetro.

Mas como se certificar de fazer um bom negócio e não cair em uma cilada? Quais são as vantagens de comprar um caminhão seminovo? Confira nosso post e tire suas dúvidas!

Preço de caminhão seminovo

A principal vantagem de comprar um caminhão seminovo certamente é o preço. Neste cenário de instabilidade e crise econômica, os preços de um caminhão zero são elevados.

Já no veículo seminovo, você pode achar modelos compatíveis, em excelente condição, com preços mais em conta. As concessionárias oferecem ótimas condições para quem adquire um usado. Isso torna essa compra ainda mais interessante para quem está de olho no custo/benefício ou quem tem pouco capital para investir.

É fundamental verificar as condições de venda, pois nem sempre o veículo mais barato é o que compensa. Às vezes, as taxas de venda, de transferência e impostos, além de seguros, acabam encarecendo a compra. 

Alguns vendedores oferecem diferenciais, como descontos em produtos e serviços, o que também deve ser levado em consideração na proposta.

Menor desvalorização no caminhão seminovo

Uma coisa é certa, ao tirar um veículo novo da concessionária, a desvalorização é quase imediata. Os veículos seminovos têm uma menor desvalorização em comparação com um zero quilômetro.

Esse fator deve ser levado ainda mais em consideração se houver a intenção da troca do veículo a curto prazo.

A taxa de depreciação de um veículo seminovo, quanto ao valor de mercado, é geralmente menor conforme sua idade aumenta. Ou seja, comprando um caminhão seminovo e tendo os cuidados correto, seu preço de revenda em um ano permanece mais próximo ao valor de compra. 

Mercado aquecido

Muitas grandes empresas renovam constantemente suas frotas de veículo, colocando seus veículos seminovos para venda periodicamente. Por isso, esse é um mercado com muitas oportunidades. Isso porque as grandes empresas fazem revisão regularmente, os veículos possuem vários acessórios, além de serem de boa procedência.

Há também uma maior variedade de modelos, já que é possível encontrar alguns que já foram tirados de linha pela concessionária.

Algumas fabricantes oferecem garantia estendida, sendo possível aproveitar a cobertura da montadora.

Tenha em mente o que você precisa

Para facilitar sua busca pelo caminhão seminovo, faça uma lista dos itens que são indispensáveis para você no veículo.

  • Faça um levantamento com marca, modelo e ano que você deseja adquirir;
  • Confira o valor dos modelos na tabela FIPE e em sites especializados;
  • Tenha em mente o valor que você tem para investir;
  • Defina a finalidade do caminhão.

Com os itens acima em mente, é hora de sair à procura do seu caminhão seminovo.

Itens para avaliar na hora da compra

Decidido o modelo do caminhão seminovo, é hora dos próximos passos.

1. Verifique a documentação do veículo 

  • IVA (Inspeção Veicular Ambiental)
  • Certificado de registro
  • Certificado de licenciamento
  • Comprovante de pagamento do IPVA e do DPVAT (Seguro Obrigatório).

2. Avalie o conforto do veículo 

Verifique se o modelo atende a ergonomia necessária e traga conforto ao motorista. Uma rápida pesquisa na internet pode ajudar nessas horas. Mas nada como sentar no banco e sentir se ele dá sustentação ao corpo, se a direção não prejudica a postura e se a cabine tem o que é necessário às viagens.

3. Inspecione o veículo 

O ideal é verificar a lataria durante o dia para enxergar imperfeições. Veículos molhados ou polidos dificultam a visualização de manchas, riscos, amassados, ferrugens, diferenças no tom da pintura. 

Uma dica para descobrir se o caminhão seminovo teve algum retoque na lataria é passar uma flanela com um imã em toda a lataria. Se o imã não grudar, é porque provavelmente há massa plástica para cobrir alguma imperfeição. 

Pequenas batidas na lataria também podem ajudar a encontrar partes que foram retocadas, a massa emite um som diferente.

Observe as condições das portas: se elas abrem e fecham com tranquilidade, se trancam e destrancam.

Abra o capô e observe se está tudo em ordem, se não há evidências de soldas, especialmente entre o para-lamas e o painel, o que pode indicar uma batida de frente.

A suspensão do caminhão também é importante. Ela pode ser avaliada chacoalhando o caminhão de um lado para o outro. Se ele balançar mais que duas vezes depois de solto, os amortecedores podem estar comprometidos. Isso aumenta as chances de rachaduras no painel.

Fique atento aos pneus, ele não diz apenas quanto um caminhão rodou, mas também sobre suspensão, alinhamento e balanceamento. Observe as ranhuras e sulcos. Se estiverem desgastados, podem indicar problemas de alinhamento e balanceamento, além de suspensão.

4. Faça um test drive

Este é um item importantíssimo para avaliar a performance do caminhão seminovo como um todo. Para isso, siga algumas recomendações:

  • Dirija com o caminhão carregado;
  • Verifique a performance na subida;
  • Esteja com os ouvidos atentos e ouça todos os ruídos do caminhão: caixa de câmbio, eixos traseiro e dianteiro, colunas. Verifique se não há nenhum barulho estranho;
  • Preste atenção à caixa de câmbio e engates das marchas;
  • Em marcha lenta, retire a vareta de óleo e verifique se o escapamento emite alguma fumaça branca, o que pode indicar que o motor precisa ser recondicionado;
  • Confira as condições do freio do veículo seminovo, se ele trepidar durante a frenagem significa que as pastilhas estão gastas. Se há travamento das rodas, o Sistema ABS pode estar falhando;
  • Levar o caminhão seminovo a um mecânico de confiança é sempre importante. Ele poderá fazer um diagnóstico de toda a parte mecânica e ajudar a esclarecer se é ou não um bom negócio.

5. Procure concessionárias

Quando você compra de uma concessionária conhecida, além das garantias de procedência, você terá respaldo de uma agência séria. Você também evitará dores de cabeça com documentação ou peças de origem desconhecida.

Atente-se aos valores

A princípio, não existe milagre: se um caminhão está muito abaixo do preço de mercado, alguma coisa tem. Por isso, é importante pesquisar os valores ofertados no mercado para efeito de comparação. Além disso, a Tabela Fipe também é um excelente balizador de preço.

Caminhões com preço muito baixo podem estar em péssimas condições de uso, fazendo a compra não valer a pena.

6. Após a compra

Para manter seu caminhão seminovo sempre valorizado:

  • Use somente peças originais;
  • Realize as revisões programadas pelo fabricante;
  • Faça manutenções preventivas;
  • Nunca ultrapasse o limite de carga recomendado pelo fabricante;
  • Adote uma postura preventiva no trânsito, o que evita acidentes.

Em suma, ao adotar todos esses cuidados e seguindo as recomendações, comprar veículos seminovos pode ser um excelente negócio. Lembre-se de analisar cada situação, observar suas demandas e atentar-se à relação custo x benefício!


Para continuar aprendendo sobre o mundo da logística, continue com a gente! Sempre divulgamos, neste blog, informações e materiais como esse com o objetivo de te deixar o mais informado possível. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral.

Até a próxima!