Image

Central da carga: o que é como criar a sua? Entenda os tipos de transportadoras

Caminhão na estrada

Uma central de carga nada mais é que um espaço físico, geralmente compartilhado entre empresas, para facilitar o transporte e o escoamento de mercadorias pelas estradas afora. Vale destacar que uma central carga pode reunir diferentes exemplos de mercadoria e se localizar em um ponto de encontro no “meio do caminho” para os envolvimentos no transporte de carga. 

Além disso, ao contratar esse tipo de serviço, o cliente tem como vantagens a economia de dinheiro – já que as contas são divididas entre as empresas envolvidas – e também a garantia que o cliente tenha economia de tempo também na hora de realizar o transporte. 

Quer saber mais sobre o tema? Neste artigo, vamos:

– abordar os diferentes tipos de transportadora e seus desafios;

– diferenciar as cargas que podem ser transportadas;

– divulgar dicas práticas para criar uma central de carga. 

Conheça os tipos de transportadora

Existem diferentes tipos de transportadoras disponíveis atualmente no mercado. Claro, é importante selecionar qual delas faz mais sentido com a sua realidade e os seus interesses antes de tirar esse projeto do papel. Então, não deixe de refletir bastante sobre a área de atuação que você tem mais afinidade e também que o mercado oferece mais oportunidade.

Agora voltando sobre os modelos de transportadora… Basicamente, elas são organizadas em categorias relacionadas ao tipo de carga. Quer saber o que é isso? Daqui a pouco, vamos apresentar esses produtos que podem ser transportados por meio do modal rodoviário, por exemplo.

1. Transportadora de cargas pesadas

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), são consideradas como cargas pesadas todas as unidades que excedem as dimensões e/ou o peso estabelecidos pelas normas e leis vigentes. São alguns exemplos de carga desse tipo na prática:

  • transformadores;
  • guindastes;
  • silos;
  • vagões;
  • pás eólicas;
  • estruturas metálicas;
  • máquinas e peças de uso industrial ou da Construção Civil.

O transporte de cargas pesadas ou, como também é conhecido por aí, o transporte de cargas volumosas exige bastante cuidado dos profissionais responsáveis em toda a operação. Isso porque qualquer tipo de acidente ou imprevisto durante a movimentação do objeto pode levar a consequências graves, além de um grande prejuízo físico e financeiro.

Apesar de oferecer um mercado interessante, é importante ficar atento às regras jurídicas. Existe uma legislação específica para esse transporte que organiza e norteia todos os procedimentos relacionados. Portanto, para escolher esse modelo de transportadora, é fundamental estar atento a essas regras jurídicas, além de buscar os veículos ideais para realizar esse carregamento.

2. Transportadora de mudanças

Há também transportadoras especializadas em locomover móveis e objetos de famílias e pessoas que estão mudando de residência ou endereço comercial. Essa modalidade conta com menos desafios do que o transporte de cargas pesadas e conta com uma legislação mais flexível e menos rigorosa. 

3. Transportadora de cargas perigosas

As cargas perigosas são aquelas que representam riscos à saúde das pessoas, ao meio ambiente ou à segurança pública, sejam eles encontrados na natureza ou produzidos. Para atuar com esse tipo de transporte, é necessário ter caminhões preparados para o produto específico. Além disso, o veículo deve apresentar símbolos que sinalizem a classificação do risco. 

Como exemplo de cargas perigosas, temos:

  • gás natural;
  • petróleo e seus derivados;
  • explosivos;
  • sólidos ou líquidos inflamáveis;
  • gases tóxicos;
  • materiais corrosivos ou radioativos.

Como no caso de cargas volumosas, é importante ter diversos cuidados específicos relacionados ao caminhão que vai transportar esse mercadoria. É necessário estar atento também às regras desse carregamento para manter a segurança e o processo legal.

4. Transportadora de veículos

Outro exemplo são as transportadoras especializadas no carregamento de diferentes tipos de veículos, seja eles carros de passeio, vans, ônibus etc. 

5. Transportadora de medicamentos

Nesse caso, são as empresas de transporte especializadas em levar remédios de um ponto A para um ponto B. 

6. Transportadora de mercadorias

Outro exemplo é a transportadora de mercadorias em geral, mas que não apresentam tamanhos e pesos considerados especiais, nem categorias muito determinadas. Dessa forma, é possível transportar produtos de naturezas diferentes, mas que não sejam muito demarcadas, como remédios, por exemplo. 

Dicas para criar uma transportadora

1. Planejamento estratégico

Para que qualquer negócio, na verdade, obtenha sucesso, é importante que haja um planejamento por trás. A princípio, é fundamental que esse estudo contenha definições claras e inteligentes sobre o funcionamento da operação, o endereço físico da central, o escopo do trabalho, o modelo de transportadora que será seguido, exemplos de concorrência direta ou qualquer outra informação considerada pertinente. 

Mas não é só isso. Além disso, é essencial que essas definições estejam na boca dos funcionários. Ou seja, é importante que haja transparência e também ações no dia a dia com objetivo de fortalecer e engajar a equipe a fixar esses conhecimentos e aplicá-los corretamente nas suas atividades.

2. Analise o mercado

Antes de realizar, de fato, o planejamento, é importante também que seja feita uma boa análise macroambiental. Dessa forma, será possível definir uma estratégia coesa e inteligente para o seu negócio. Ao olhar o mercado, busque oportunidades ou atividades pouco exploradas pelos concorrentes para, assim, entender melhores maneiras de atender o público. 

3. Burocracia em dia

Outro cuidado importante é a legalização dos documentos. Atualmente, são solicitados esses aqui: 

– Razão social e responsável legal

– Inscrição no CNPJ/MF

– Inscrição estadual

– Registro de contrato social na Junta Comercial

– Alvará de funcionamento para transporte rodoviário

– Endereço completo da matriz

– Área de atuação da transportadora

– Se houver, relação de filiais

– Relação dos veículos que compõem a frota

Para ganhar tempo e evitar atrasos, vale a pena buscar legalizar essa lista de documentos para criar a sua própria transportadora.

E aí, gostou do texto? Deu para aprender o que é central de carga e quais são os desafios por trás para criar uma? Esperamos que sim!

Mas não pare por aí… Quer continuar aprendendo sobre o mundo da logística e seus desafios? A gente sempre divulga textos as principais novidades do setor. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral. 

Até a próxima!