Image

Qual a capacidade de carga de um caminhão truck?

caminhão azul mercedes na estrada

Qual a capacidade de carga de um caminhão truck? Conhecido também como caminhão trucado ou pesado, esse tipo de veículo de carga tão popular no mundo da logística conta com um eixo duplo na carroceria e dois eixos juntos.

anchieta reforma de pneus

A princípio, o caminhão possui essa configuração especial por conta de dois objetivos: poder carregar uma carga maior e proporcionar melhor desempenho ao veículo. 

Vale reforçar um cuidado importante para a manutenção da segurança do motorista nas rodovias: um dos eixos traseiros deve necessariamente receber a força do motor. Essa ação também é necessária para garantir a qualidade da performance do veículo e sua longevidade.

Quer saber mais sobre o tema? Neste artigo, vamos:

  • trazer dados sobre a capacidade, o peso bruto máximo e o comprimento máximo do caminhão truck, além de explicar o que é esse veículo de carga;
  • listar as cargas que costumam ser transportadas nesse tipo de caminhão;
  • comentar quais carrocerias costumam ser utilizadas nesse caso e quais as melhores cargas para cada uma;
  • informar para que frete o caminhão truck é o mais recomendado e suas principais vantagens.

Confira agora dados sobre do caminhão truck

Capacidade: 

O caminhão truck conta com capacidade de 10 a 14 toneladas.

Peso bruto máximo: 

É de 23 toneladas. Esse conceito de peso bruto máximo corresponde a soma da carga que o veículo é capaz de carregar somado ao peso do próprio veículo. O peso máximo permitido por eixo 6 toneladas no eixo dianteiro, 17 no eixo traseiro.

Comprimento máximo: 

O comprimento máximo do caminhão truck é de 14 m.

O que é um caminhão truck?

O veículo costuma ser composto por eixos mistos.

  • Simples: com uma roda de cada lado na parte dianteira
  • Duplo: com duas rodas de cada lado na parte traseira

Essa composição gera um caminhão que pesa, em média, 20 toneladas, que conta com um motor bastante potente. Essa combinação é responsável por promover uma boa performance do veículo nas estradas brasileiras.

Na classificação do caminhão trucado, existe um segundo modelo, o chamado caminhão bitruck. A principal diferença dessa opção para o truck convencional são os eixos duplos que se encontram tanto na parte dianteira quanto na traseira. Ou seja, o bitruck conta com quatro eixos, sendo um dos dianteiros direcional e um dos traseiros tracionado.

O caminhão truck pode contar com carrocerias acopladas? 

Sim, mas as carrocerias de caminhão truck devem seguir algumas medidas específicas para garantir a segurança: ter, no máximo, 14m de comprimento, 2,6m de largura e 4,4m de altura.

Além disso, é importante que todas as carrocerias para caminhão truck sejam abertas. Ou seja, o compartimento de carga deve ser descoberto e são melhores para cargas que não precisam de proteção.

#ParaTodosVerem: Solução de meio de pagamento via App, exclusivo da TruckPad

Conheça exemplos de carrocerias que podem ser utilizadas no caminhão truck

Grade baixa ou carga seca

Focada no transporte de carga seca, essa carroceria conta com paredes baixas na lateral e na parte traseira do caminhão, além de ser sem teto ou cobertura para as mercadorias. 

Por conta dessa configuração, fica mais fácil manusear o produto na carga ou descarga. O truck grade baixa é uma alternativa econômica. Geralmente, é feito em madeira  ou em alumínio.

Grade alta ou graneleiro

Ideal para transporte de cereais a granel, essa carroceria conta com paredes altas laterais e traseira. Como a grade baixa, também é sem teto, mas a carga pode ser coberta por uma lona, se necessário, para uma proteção extra da carga.

A princípio, quem optar por essa carroceria conseguirá transportar grandes quantidades de produtos, comportar melhor as mercadorias e obter mais segurança para cargas em caixas ou sacarias do que em uma carroceria de grade baixa. A graneleira tem uma estrutura bem simples, composta em grande parte por madeira.

Baú

Há um exemplo de carroceria fechada ainda para esse caso: o baú. Elas servem para cargas que precisam de uma proteção a mais, seja pela segurança ou pela conservação da temperatura no ambiente de transporte. 

Ao contrário dos exemplos anteriores, o truck baú tem teto e é totalmente vedado na forma de uma caixa. Conta com paredes laterais e traseira altas também. Por contar com um formato básico, a carroceria pode ser usada na maioria dos veículos de carga, inclusive no caminhão truck.

Caçamba basculante

Ideal para transportar areia, brita, entulho e terra, essa carroceria conta com compartimento de carga articulado. Em suma, isso significa que há um mecanismo que inclina esse compartimento em até 46 graus para fazer a descarga por escoamento livre do material. 

Quais cargas mais comuns no transporte pelo caminhão truck?

A princípio, as cargas secas, que são produtos não perecíveis capazes de serem transportados independentemente das condições climáticas da região, são as principais mercadorias locomovidas nos caminhões truck, como: 

  • madeiras;
  • ferragens;
  • materiais de construção (exceto cimento e similares);
  • encanamentos;
  • móveis;
  • eletrodomésticos;
  • peças automotivas;
  • ferramentas.

Confira alguns exemplos desse tipo de carga que costumam ser transportados nos caminhões trucados de grade baixa:

  • encaixotadas;
  • ensacadas;
  • paletizadas;
  • engradados de produtos;
  • produtos em latas ou tambores;
  • materiais de construção e indústria, como chapas e barras de aço.

Há ainda outros tipos de mercadorias que podem ser transportadas pelo caminhão truck baú ou carrocerias graneleiras, como:

  • cereais a granel no geral;
  • soja;
  • milho;
  • arroz.
  • feijão;
  • materiais de plantação, como adubos e fertilizantes.

Quando usar o caminhão truck? Confira para qual tipo de frete esse veículo é recomendado

A princípio, existem algumas opções de veículos disponíveis. Para entender qual o melhor para a sua realidade logística, o ideal é conferir os dados referentes à capacidade, peso bruto máximo e comprimento máximo. Mas não é só isso. 

É importante ter em mente as necessidades da sua empresa para encontrar o veículo que melhor atenda a essas demandas. O caso do caminhão truck, por exemplo, é ideal para fretes de pequeno a médio porte. O veículo também se destaca por ser rápido, por isso as empresas que necessitam que as entregas sejam feitas em menos tempo encontram aqui uma boa opção. Quanto menor e mais leve é o caminhão, fica mais fácil acelerar melhor e ter uma maior velocidade de percurso. 

Além disso, por ter um tamanho reduzido, é possível contar com o tráfego no perímetro urbano, para abastecimento de lojas e distribuição de mercadorias de uma mesma cadeia, por exemplo. Por outro lado, como a capacidade de peso desse veículo não é grande, não é possível carregar muitos produtos. Por isso, quem optar pelo truck e contar com cargas mais pesadas pode acabar precisando fazer mais viagens, o que aumenta o valor do serviço a ser cobrado e o tempo de serviço.

Deu para perceber quando o caminhão truck deve ser utilizado? Então, lembre-se: além de considerar as medidas, como comprimento máximo e capacidade, é essencial entender as principais vantagens do veículo.

No caso do caminhão trucado, a agilidade na entrega é o diferencial. Em suma, ao optar por essa opção que conta com esse benefício, há geralmente um incremento na satisfação do cliente final, que costuma buscar uma entrega eficiente e ágil.   

Quer continuar aprendendo sobre o mundo da logística e seus desafios? Então, continue por aqui. A gente sempre divulga textos as principais novidades do setor. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter na parte debaixo do blog. 

Até a próxima!