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Comunicação com o motorista autônomo: como o TruckPad Chat ajuda?

Caminhoneiro
Semi Truck Driver Job. Caucasian Trucker Preparing For Long Haul Shipping.

Estabelecer o contato com o motorista autônomo que está na estrada pode ser um desafio para os clientes contratantes. Afinal, é necessário entrar em contato com o profissional nos momentos em que ele não está dirigindo e de maneira fácil, de modo que ele consiga trocar as informações e documentos necessários sem entraves tecnológicos.

Foi para facilitar esse contato que nós criamos o TruckPad Chat, um produto que facilita o acesso ao caminhoneiro e descomplica as burocracias de comunicação. Assim, depois de um longo dia de trabalho, ele não precisará se preocupar com mais nada!

Por isso, no artigo de hoje, você entende um pouco mais sobre o TruckPad Blip e como ele pode ajudar a sua transportadora a estabelecer uma comunicação plena e eficiente com os motoristas autônomos. Confira!

Maneiras de se comunicar com o motorista autônomo

Uma das maneiras de garantir que haja alinhamento na comunicação e tudo fique registrado em um único canal é combinando de antemão com o motorista autônomo por onde vocês devem estabelecer contato. Assim, evita-se desencontros, como quando a empresa está enviando todo o material necessário por e-mail, enquanto o motorista está esperando uma ligação, por exemplo.

Mas como escolher o canal certo para estabelecer contato quando ele estiver na estrada? Aqui vão algumas das opções mais comumente escolhidas.

Ligações telefônicas

Uma das vantagens de se comunicar através do telefone estão o fato de que é possível estabelecer uma comunicação imediata, o que funciona bastante especialmente em momentos de urgência.

Essa é também uma maneira mais próxima se comunicar com os caminhoneiros autônomos. Ou seja, pode ser uma boa opção também no caso de precisar falar sobre assuntos sensíveis, como valores do frete e outros detalhes do transporte a serem combinados.

Porém, o lado negativo das ligações telefônicas é que é muito mais difícil manter um histórico daquilo que foi discutido e acordado durante as conversas. Ou seja, é preciso repetir tudo que foi dito em outro canal, para deixar registrado o acordo. Isso quer dizer que você pode ter que fazer um esforço redobrado nessa comunicação.

E-mail

No meio corporativo, o e-mail realmente é um dos meios de comunicação mais usados. Por isso, é natural que tenhamos o ímpeto de usá-lo com todos os nossos fornecedores, inclusive com os motoristas autônomos.

Porém, a verdade é que entre os caminhoneiros esse pode não ser uma das maneiras mais eficientes de se comunicar. Afinal, para usar o e-mail, é preciso ter um aplicativo destinado a isso no smartphone, que deve estar configurado propriamente. Além disso, abrir imagens e documentos em anexo na estrada pode ser um problema, já que o sinal instável pelas estradas do interior do país nem sempre permite a abertura de arquivos mais pesados.

Além disso, os caminhoneiros já trabalham muitas horas por dia, em um trabalho cansativo. Ao final do dia, ter que abrir os e-mails e pensar em maneiras formais de se comunicar com os contratantes pode ser colocar mais um entrave na relação com esses profissionais. Ou seja, quanto mais simples for o processo de comunicação, melhor.

Aplicativo

Conversar com o caminhoneiro através de um aplicativo próprio pode ser uma boa ideia, afinal, as conversas ficam registradas. Porém, a verdade é que muitos caminhoneiros não se lembram diariamente de acessar os apps para conferir se alguma mensagem nova chegou. 

Além disso, a tecnologia também pode se tornar um entrave para a comunicação eficiente, já que é necessário garantir que o profissional tenha memória suficiente no seu telefone, baixe um aplicativo, cadastre-se nele e aprenda a usá-lo.

WhatsApp

Os caminhoneiros estão acostumados ao usar o WhatsApp para manter o contato com seus amigos, familiares e contratantes quando estão distantes, na estrada. Isso acontece porque ele consegue enviar mensagens rápidas e descomplicadas, sem necessidade de formalidades ou de ter trabalho.

É possível ainda enviar fotos, documentos, contatos e mensagens de áudio com facilidade através da plataforma, o que ajuda a agilizar documentações e processos. Outro lado positivo do WhatsApp é que o histórico da conversa fica todo registrado da plataforma e podem ser buscados através de palavras-chave. 

E, para facilitar a sua comunicação através desse meio, nós criamos o TruckPad Chat, uma solução que vai agilizar as demandas do motorista autônomo durante o transporte da carga!

O que é o TruckPad Chat?

O TruckPad Chat é um canal de atendimento digital, criado em parceria com a Take, para para motoristas autônomos se comunicarem sobre os serviços de transporte de carga demandados. Assim, é possível centralizar em apenas um único canal todas as informações e comunicações entre empresa e fornecedor, tornando o registro mais fácil e o contato mais ágil.

O TruckPad Chat começou como sendo uma ferramenta da própria TruckPad para se comunicar com os motoristas que se interessassem pelos fretes disponíveis na nossa plataforma. 

Nele, um único atendente da TruckPad conseguia conversar com até 30 caminhoneiros ao mesmo tempo, tendo total acesso ao histórico anterior dessas conversas. Ou seja, é possível revisar quais foram as orientações passadas ao profissional, o tipo de contrato feito, os acordos fechados, entre outros detalhes.

Como ele funciona?

Para dar acesso ao TruckPad Chat para os motoristas, era muito simples: o caminhoneiro autônomo que for contratado para realizar um frete através da TruckPad recebia uma notificação no seu celular, emitida pelo nosso aplicativo, liberando o seu acesso. A partir daí, o motorista está livre para entrar em contato conosco quando precisar.

Através dessa ferramenta, os atendentes do TruckPad Chat ofereciam dicas de onde tem um posto de combustível próximo, onde eles têm acesso a refeições gratuitas, onde está disponível o seu próximo frete, além de instruções sobre carga e descarga. O motorista pode também tirar dúvidas e pedir ajuda em outros tópicos que julgue necessários.

O TruckPad Chat foi o responsável por receber e atender 256 mil mensagens via WhatsApp apenas no mês de janeiro, enviadas por um total de 22 mil usuários diferentes. Tudo isso, oferecendo aos caminhoneiros atendimento em, no máximo, 4 minutos.

O sucesso absoluto absoluto dessa inovação nos fez perceber que o TruckPad Chat tinha potencial para ajudar também às transportadoras que oferecem seus fretes na nossa plataforma.

Por isso, a tecnologia foi atualizada: agora, é possível programar respostas automatizadas que ofereçam aos caminhoneiros e clientes as respostas ideais para as perguntas mais frequentes. E, quando a automação não for suficiente, é sempre possível redirecionar o atendimento para um humano, para uma experiência completa com a sua transportadora!Se interessou e quer ter essa solução na sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como ter o TruckPad Chat funcionando para o seu negócio!