Image

Carga e descarga: 10 formas de agilizar o processo e reduzir os custos

Apesar de parecer apenas uma atividade no dia a dia da sua transportadora, a carga e descarga é um momento em que muitos erros podem ser cometidos.

Além disso, as constantes demoras no processo também fazem com que tempo e dinheiro sejam gastos de maneira inapropriada pela empresa.

Por isso, para ajudar a sua transportadora a otimizar esse processo e aumentar a produtividade da sua equipe, aqui vão algumas dicas sobre como fazer a carga e descarga de maneira mais eficaz.

Como uma carga e descarga eficientes podem reduzir custos da transportadora?

Eficiência está diretamente relacionada com produtividade e, se tem uma coisa que não é nada produtiva é ter caminhões parados por horas, esperando para fazer o processo de carga e descarga.

Veículos parados são veículos que não estão fazendo entregas, atendendo novas demandas e ganhando dinheiro para a transportadora.

Há também impactos financeiros para a empresa caso esteja lidando com motoristas terceirizados: após 5h, cada hora ou fração que o caminhão fique parado esperando o processo de carga e descarga existem indenizações a serem pagas, previstas em lei.

Elas são calculadas tanto sobre o número de horas e quanto sobre a capacidade de carga do caminhão que está inerte, sem ser aproveitada durante a espera. Ou seja, prezar pela eficiência nessa atividade pode representar uma economia real.

Além de tudo isso, ainda há a questão emocional dos profissionais: passar tantas horas na fila de espera faz com que os motoristas fiquem desmotivados, já que eles podiam estar descansando ou partindo pra próxima viagem enquanto estão apenas aguardando a carga e descarga do caminhão. Isso pode levar à perda de bons profissionais.

Como fazer um processo de carga e descarga eficiente

Uma carga e descarga eficiente significa um processo ágil, seguro e que evite custos extras para a sua transportadora. Confira algumas dicas para se manter dentro desses critérios.

1. Escolha o caminhão certo

O primeiro passo para esse processo funcionar é garantir que o caminhão escolhido é o ideal para levar a entrega (por questões de modelo e capacidade de carga).

Assim, são evitados gastos por danos à mercadoria, acidentes por excesso de peso, multas decorrentes desse problema e demora excessiva na hora de carregar o veículo por dificuldades relacionadas ao modelo.

2. Ofereça uma área de estacionamento

Se a sua equipe só consegue fazer a carga e descarga de um número limitado de caminhões por vez, que não está dando vazão à necessidade, uma boa ideia pode ser oferecer um estacionamento onde os demais veículos possam esperar a sua hora de descarregar ou carregar.

Assim, eles não ficam parados na rua atrapalhando o trânsito, o que também pode acarretar em multas.

3. Tenha todas as informações necessárias

Informe bem o motorista sobre onde ele deve descarregar. Acompanhe também a rota da entrega para saber a que horas aproximadamente o caminhão vai chegar. Por fim, se informe com a equipe de gestão de frotas sobre qual é a carga a ser descarregada. Assim, os equipamentos necessários para descarregá-la podem ser separados e toda a equipe pode estar pronta, esperando o momento de fazer a carga e descarga. 

4. Planeje antes de carregar

Ainda no armazém, antes do caminhão chegar para o carregamento, o ideal é já dispôr a carga de uma forma que simule como ela deve ficar no caminhão. Isso não só agiliza o processo como também evita que, na pressa, o peso fique distribuído na carroceria de maneira desigual, o que pode trazer gastos com a manutenção do veículo e com multas.

5. Reveja a sua infraestrutura

Se a empresa está constantemente tendo que gastar dinheiro com estacionamentos para os caminhões que ficam esperando para fazer a carga e descarga, pode ser que seja uma boa ideia investir em mais equipe e equipamento para fazer desse processo mais ágil.

6. Confirme a vedação do veículo

No processo de carga e descarga, uma das últimas etapas e, por isso, frequentemente esquecidas, é confirmar se a vedação do veículo está bem feita. As condições climáticas na estrada, como chuva, por exemplo, ou a própria movimentação do caminhão podem causar danos ou perda de carga no caso de uma vedação malfeita. E, é claro, qualquer dano à carga significa ter que pagar para acionar o seguro e indenizar o cliente.

7. Adapte os trabalhos às condições de cada cidade

Se informe sobre os horários de carga e descarga, assim como o de tráfego de caminhões em cada cidade na qual serão feitas as entregas.

Isso ajuda a gerir os momentos em que serão necessárias mais pessoas na equipe do armazém, além de ajudar também a planejar as rotas de forma que os motoristas só passem pelos destinos de entrega nos momentos em que a sua circulação ou a carga e descarga seja permitida. Assim, eles não precisam ficar esperando a liberação por horas.

8. Crie categorias para a organização do caminhão

Procurar é sempre mais demorado do que ir direto até onde a mercadoria está, certo? Logo, organizar a carga do caminhão de acordo com categorias faz com que a equipe já saiba onde pegar cada item na hora da carga e descarga.

O ideal é que os itens sejam organizados de acordo com a ordem de saída: as mercadorias que serão entregues primeiro devem ficar mais acessíveis.

Se isso não for possível (por conta da fragilidade da mercadoria), ainda há a possibilidade de agrupar por endereço da descarga.

CIOT Gratuito
#ParaTodosVerem: Emissão de CIOT Gratuito pela Truck

9. Tenha atenção à documentação

Outra medida importante é ter a documentação pronta antes de começar qualquer processo de carga e descarga, para que o caminhão possa partir assim que a atividade tiver acabado.

No tema da documentação, uma vez preparados os papéis para a próxima entrega, faça uma conferência enquanto a carga está sendo feita no caminhão. Assim, qualquer discrepância pode ser corrigida a tempo, sem gerar atrasos na hora da descarga.

10. Mantenha o treinamento em dia

Além de seguir todos os processos de carga em descarga, é fundamental fazer com que eles estejam frescos na memória da equipe.

Por isso, um treinamento constante é ideal para fazer com que ela esteja sempre atualizada das melhores práticas, com que saiba manusear o equipamento propriamente e que atenta à segurança, de forma que não haja danos à mercadoria ou ao veículo durante a carga e descarga.