Image

Google Maps: vale a pena usar o GPS na minha transportadora?

À primeira vista, organizar a operação de uma transportadora pode colocar diversos desafios quando o assunto é melhorar a eficiência.

São muitas as ferramentas disponíveis no mercado para viabilizar diferentes demandas e poucas informações.

Entre essas opções está a questão de como melhorar a logística para otimizar o transporte de mercadorias e produtos, utilizando o melhor instrumento. E talvez nessa ideia esteja a dúvida se vale a pena usar o GPS do Google Maps na sua transportadora.

Por isso, preparamos um guia com tudo que você precisa conhecer sobre o GPS do Google Maps. Assim fica mais fácil entender os benefícios e as vantagens desse acessório que pode te ajudar a gerenciar melhor a sua frota. 

O que é o Google Maps e para que ele serve?

Homem dentro do carro olhando celular que está abrindo o google maps
Por meio do Google Maps é possível ter melhor previsibilidade de chegada ao seu destino.

O Google Maps é uma aplicação criada em 2005 pela empresa americana Google. Ele permite pesquisar e visualizar mapas e rotas gratuitamente, a partir do acesso a um smartphone ou computador. 

Em suma, com ele é possível que você navegue por diferentes trajetos e decida qual a melhor rota para o seu destino. Tudo é feito com base em informações dinâmicas do trânsito que são fornecidas em tempo real. 

Ou seja, o Google Maps é um GPS (Sistema de Posicionamento Global) que traz conteúdo que vai muito além dos mapas tradicionais, como vamos listar a seguir. Ele permite que você faça escolhas mais inteligentes quando o assunto é locomoção. 

Quais as vantagens do uso do Google Maps pelas transportadoras?

Há diferentes vantagens e usabilidades que o Google Maps pode fornecer para os motoristas das transportadoras. Sabendo utilizá-las e aplicando corretamente no seu negócio, é possível melhorar a eficiência da sua logística e, enfim, responder a sua questão se vale a pena usar o GPS do Google Maps na sua transportadora. 

Acompanhe quais são essas funções e benefícios.

Monitorar o trânsito em tempo real

O Google Maps apresenta como estão as condições de trânsito em tempo real, o que vai facilitar muito a sua escolha pelo melhor trajeto. Para longas distâncias, como é comum no transporte de cargas, o Google Maps também cumpre essa finalidade. Isso porque ele mantém essa função de atualização em tempo real durante todo o percurso. 

Trajeto dinâmico

Mesmo que você erre um caminho ou a entrada de uma estrada, não se preocupe. Automaticamente o Google Maps responde a essa atualização da rota e refaz o seu caminho para seguir na direção correta. 

Meça distâncias

Ao incluir os pontos de origem e de destino, o Google Maps fornece para você a distância exata de cada trajeto disponível. 

Adicionar paradas

Você pode incluir mais de um destino para iniciar o seu GPS e escolher o melhor trajeto. 

Planejamento e estimativas

Se você opera com antecedência e consegue realizar a sua pesquisa no Google Maps bem antes de colocar o pé na estrada, você pode ganhar algum tempo de vantagem e decidir pelo melhor momento de enfrentar o trânsito. Isso acontece pois a ferramenta tem a função de oferecer informações com estimativas. Ou seja, ela mostra horário de pico para percorrer determinado local, problemas e avisos sobre as condições da estrada que podem envolver a sinalização de obras na via, por exemplo. Isso ajuda muito a tomar decisões e se planejar.

Indicação de limite de velocidade e radar

Outra característica ideal para quem está sempre na estrada é ter a informação sobre o limite de velocidade das vias e também a localização de radares. O Google Maps oferece esse aviso durante todo o trajeto. Para visualizar os radares ainda é possível fazer antes mesmo de iniciar a navegação.

Compartilhar a localização

Você pode compartilhar a sua localização durante todo o trajeto, em tempo real, com outra pessoa. Isso ajuda a controlar melhor sobre a logística e a operação dos transportes realizados.  

Informações sobre estabelecimentos

Durante o trajeto pode ser necessário fazer uma pausa para abastecer, para comer e até mesmo para descansar depois de um longo percurso. Pensando nisso, o Maps disponibilizou a função de acesso a informações sobre estabelecimentos. Ele mostra locais como restaurantes, postos de gasolina, hotéis e até mesmo hospitais, que estão próximos ao seu local, incluindo a avaliação de outros usuários. Essa opção melhora e facilita a experiência dos motoristas durante o trajeto. 

Modo noturno

Você pode ativar essa função para melhorar a visualização e navegabilidade do seu aplicativo, reduzindo a luz da tela. Esse recurso é ideal para ambientes de pouca luz, pois ajuda o motorista a manter a sua concentração na direção. 

Google Maps off-line

Você não precisa necessariamente estar conectado para ter acesso aos mapas do seu trajeto do Google Maps. Com o recurso de mapas off-line, você pode baixar as plantas e salvar no seu celular, para utilizar sem a internet estar conectada. Lembre-se que para isso, você precisa antes estar on-line para fazer o download os mapas. 

Abrangência nacional e internacional

Outra grande vantagem de utilizar o GPS na transportadora é aproveitar que você poderá ter acesso a rotas nacionais e internacionais. O aplicativo atende mais de 200 países e no Brasil está presente na maioria das cidades. 

Street View

O nome em inglês quer dizer, em tradução livre, vista da rua, e é exatamente isso que você poderá acessar com esse recurso. Ou seja, quando clicar nessa função, imagens reais da rua em que irá percorrer irão aparecer e você pode ter mais uma ajuda para encontrar ou entender o local que está procurando. 

Google Maps para sistema Android e IOS

O Google Maps oferece todas essas funções gratuitamente, basta baixar o aplicativo no aparelho celular e conectar a todas as suas funções.  

Contribua para o Google Maps

A princípio, são muitas as informações disponíveis e que vão além da captação via satélite. No Google Maps os motoristas podem criar uma verdadeira comunidade de troca de experiências, avaliações e avisos, tudo para contribuir para uma viagem mais tranquila e segura para todos. 

Vale a pena usar o GPS do Google Maps na minha transportadora?

Homem dentro de caminhão dirigindo
Através do uso do Google Maps é possível traçar rotas mais seguras.

Agora que você tem o conhecimento das funções disponíveis no Google Maps, chegou a hora de avaliar se o aplicativo atende as necessidades da sua operação. 

E o conselho que temos para a sua decisão é que o uso de qualquer ferramenta disponível no mercado só vai te trazer eficiência e gerar bons resultados na sua operação, Mas, para isso, você precisa ter conhecimento sobre as suas funcionalidades, benefícios e vantagens. 

No geral, considere testar o GPS na sua transportadora, a partir das informações obtidas aqui e aproveite que o uso da ferramenta é gratuito. 

Em suma, para acompanhar mais dicas como esse assine nossa newsletter no final desta página.

Até a próxima!