Image

Conheça a Coopercarga

Coopercarga

O ano era 1990. Após 29 anos, o Brasil havia elegido um novo presidente por meio de eleições diretas. O país estava tomado pela esperança após uma década de pouco crescimento econômico e inflação nas alturas. Em meio àquele cenário de positividade, no dia 9 fevereiro nascia a Coopercarga.

Fruto da união de 143 pequenos transportadores da região de Concórdia, a empresa nascia no meio oeste de Santa Catarina, local famoso pela quantidade de frigoríficos.

Unir e fortalecer

Naquele momento de novos desafios, a ideia da Coopercarga era unir, estimular, desenvolver e fortalecer seus cooperados, sempre defendendo suas atividades e interesses econômicos. 

Com o modelo de cooperativa, foi possível centralizar as operações e compras de insumos, reduzindo consideravelmente os custos envolvidos e organizando os processos e a metodologia de trabalho.

Novos tipos de cargas

O resultado apareceu rapidamente com o crescimento dos cooperados, o que permitiu que a Coopercarga passasse a se profissionalizar para concorrer com as maiores transportadoras do Brasil.

O primeiro passo foi diversificar suas atividades e partir para o transporte de outros tipos de cargas, uma vez que os carregamentos de alimentos eram a principal fonte de receita da cooperativa.

Expansão pelo Brasil

Em pouco tempo, a Coopercarga tornou-se uma grande operadora de logística e começou a abrir filiais em outros estados brasileiros, o que facilitava o trabalho dos cooperados que iam se espalhando pelo país. Não demorou muito para a cooperativa entrar no ramo de combustíveis, com onze postos em Santa Catarina, Paraná, Bahia, Mato Grosso e São Paulo.

Mais serviços e nicho de mercado

Com um crescimento tão robusto, logo as operações de suporte logístico a toda cadeia de suprimentos foram sendo implantadas. A oferta de novos serviços, a exploração de nichos inéditos e o investimento na profissionalização dos colaboradores transformaram a Coopercarga logística. De uma pequena cooperativa local, passou a um grande operador logístico com clientes em todo o Brasil e em seis países do Mercosul.

De Concórdia para todo o Brasil e Mercosul

Hoje, a empresa atua nas seguintes áreas:

  • Áreas de armazenagem;
  • Transferência Brasil;
  • Transferência Mercosul;
  • Distribuição urbana
  • Operações florestais e off-road;
  • Postos de combustíveis.

São mais de 60 filiais e centros logísticos, de distribuição e de apoio espalhados por todos os estados brasileiros, além de Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Paraguai e Uruguai.

Frota nova e exemplo de gestão

 A frota da Coopercarga tem cerca de 1,7 mil caminhões e, com uma idade média de quatro anos, é uma das mais novas do mercado. O modelo de gestão da organização é um dos destaques, com diversas certificações e tecnologias:

  • ISO9001;
  • ISO14001;
  • SASSMAQ;
  • Utilização de ferramentas de BI (Business Intelligence);
  • CRM (Costumer Relationship Management);
  • Indicadores de Desempenho Estratégico (Balanced Scorecard);
  • Gestão Matricial de Gastos e Gestão por Competências.

A empresa tem seu sistema de gestão pelo programa PAEX, da Fundação Dom Cabral – considerada a 5º melhor Escola de Negócios do Mundo. Além disso, investe constantemente em programas de aperfeiçoamento nas áreas de segurança, saúde, qualidade e produtividade. O objetivo é sempre único: entregar um serviço que supere as expectativas dos clientes. 

Investimento em treinamento

Tudo isto só é possível com uma equipe qualificada. A Coopercarga oferece, todos os anos, mais de 16 mil horas de treinamentos e especializações para cooperados, colaboradores e motoristas. Todo o material é disponibilizado para consultas posteriores na Universidade Coopercarga, um portal de informações exclusivo para os profissionais envolvidos com o dia-a-dia da empresa.

Focada na sustentabilidade

A sociedade também é lembrada pela cooperativa, que tem foco total na sustentabilidade, participando de dois importantes programas.

O programa GHG Protocol é uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de gases do efeito estufa. Já o Programa Logística Verde Brasil, visa reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa (GEE), em particular o dióxido de carbono (CO2), de poluentes atmosféricos e também aprimorar a eficiência da logística sustentável e do transporte de carga no Brasil.

Testes de opacidade realizados na frota verificam se os veículos analisados estão dentro dos padrões aceitáveis de fumaça, além de ajudar na verificação do problema caso o nível seja maior que o permitido. Os testes são realizados com o opacímetro calibrado e gratuitamente a todos os cooperados.

Outra iniciativa importante é a reciclagem de lubrificantes utilizados na manutenção da frota. Não menos importante é a utilização de carretas double deck, que divide em dois compartimentos de 1,90 metro cada, um sobre o outro, o espaço destinado às cargas. 

Assim, a Coopercarga transportes ganha em produtividade, com um aumento 42% na carga quando comparada a uma carreta convencional. Além disso, reduz o impacto ambiental, uma vez que a otimização do espaço da double deck permite 31% menos emissões de CO2 (dióxido de carbono) por quilograma de produto transportado.

Ações sociais em todo o país

A Coopercarga participa de ações sociais, educacionais e ambientais em parceria com a comunidade de Concórdia e demais cidades onde atua. Entre elas estão o apoio a Associação de Pais e Amigos da Natação de Concórdia (APAN), Basquete de Cadeirantes Águias de Concórdia, Clube Concordiense de Xadrez (CCX) e Associação de Pais e Amigos do Voleibol de Concórdia (APAV).

Toda a experiência adquirida desde 1990 deu à Coopercarga a oportunidade de apoiar e contribuir diretamente para a criação de várias instituições, entre elas:

  • PATE – Posto de Atendimento ao Trabalhador na Estrada;
  • FABET – Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte;
  • CETT – Centro de Educação e Tecnologia no Transporte;
  • FATTEP – Faculdade de Tecnologia no Transporte Pedro Rogério Garcia;
  • TRANSCREDI – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Concórdia e Região;
  • Associada do SETCOM – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Oeste e Meio Oeste Catarinense.

Uma empresa reconhecida

O resultado desta filosofia de trabalho voltada à eficiência, produtividade, qualificação e reconhecimento dos cooperados, colaboradores e motoristas, não poderia ser melhor. Somada aos programas de sustentabilidade e sociais fez da Coopercarga um membro ABOL (Associação Brasileira dos Operadores de Logística) e uma dos 10 maiores operadoras de logística do Brasil.